Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,
    Tenho uma moradia isolada, construida de raiz a 10 anos. Tenho uma garagem nessa moradia (pegada à casa) que quero transformar numa sala para o meu filho. Para tal queria trocar o portão de garagem por portas de vidro.
    Tenho de dar conhecimento à câmara? Preciso de qualquer tipo de projeto?

    Grata pela vossa ajuda
  2.  # 2

    Supostamente sim. Mas não acredito que impliquem com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  3.  # 3

    Colocado por: cruzieBoas a todos,
    Tenho uma moradia isolada, construida de raiz a 10 anos. Tenho uma garagem nessa moradia (pegada à casa) que quero transformar numa sala para o meu filho. Para tal queria trocar o portão de garagem por portas de vidro.
    Tenho de dar conhecimento à câmara? Preciso de qualquer tipo de projeto?

    Grata pela vossa ajuda


    Num mundo perfeito, sim, pois está a alterar áreas (ampliação da moradia), e fachadas. Agora também não acho grave se agora não o fizer agora, posteriormente se for vender é que terá de legalizar tudo isso. Mas tambem não será nada complexo se quiser entregar as alterções já, vai ter é que esperar a aprovação da arquitetura / obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie, H.L.
  4.  # 4

    Obg Pedro,
    Infelizmente na minha zona existe dor de cotovelo crónica e a garagem é bem visivel da rua.
    O processo de legalização é complicado? Qual a penalidade que se custa aplicar se remodelar sem autorização da câmara?
  5.  # 5

    Colocado por: tviegas

    Num mundo perfeito, sim, pois está a alterar áreas (ampliação da moradia), e fachadas. Agora também não acho grave se agora não o fizer agora, posteriormente se for vender é que terá de legalizar tudo isso. Mas tambem não será nada complexo se quiser entregar as alterções já, vai ter é que esperar a aprovação da arquitetura / obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cruzie


    Obg, vou falar com o construtor da nossa casa e pedir opinião também.
    A casa será para o resto da vido, pelo menos a minha se tudo correr bem!
  6.  # 6

    Se a moradia estiver num loteamento com políginos definidos para habitação e para estacionamento não dá para legalizar sem alterar o alvará de loteamento e mesmo assim pode até já ter esgotado o índice para a habitação. Mesmo fora de loteamento pode não conseguir legalizar. Se fizer a obra guarde o portão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  7.  # 7

    Mude isso... Mantenha o tipo de acesso, de modo a permitir estacionar o carro.

    Legalize se houver chatice, não acredito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  8.  # 8

    Não sabendo pormenores, pode sempre colocar as portas de vidro pelo interior.
    Assim ao abrir a porta da garagem terá uma segunda porta.

    Vantagem: nao necessita de licença.

    Desvantagem: visualmente poderá nao ser muito apelativo. há condicionantes com o tipo de abertura do atual portao da garagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  9.  # 9

    Obg a todos pelas respostas.
    A moradia não está inserida num loteamento e ainda não esgotou o indice de construção. As entradas foram acabadas o último ano e na altura ficou, propositadamente, um degrau para a entrada da dita garagem (já intencionavamos fazer esta alteração.)
    O portão é para guardar, pois tenho outro igual na entrada da cave e nunca se sabe se irei precisar dele.
    A única alteração à fachada será a substituição do portão pela caixilharia e esta terá o tamanho da abertura existente. Manter o portão não é viável neste caso visto que seria impossivel colocar a caixilharia por dentro edevido ao fins para qual estamos a remodelar
    O espaço destina se a uma zona de lazer para o nosso filho menor que tem uma ligeira dificiência e o espaço será um refugio para ele, acabar por ser terapêutico e beneficial para a saude dele ( pode ser informação a mais, mas também não sei de estas questôes tem algum tratamento especifico).
  10.  # 10

    conheço apoios agricolas com caixilharia com corte termico e chão a 50€ o m2. (ok são casas, mas estão licenciadas como apoios agricolas)

    mas isto para dizer o quê, uma garagem, não deixar de ser uma garagem por substituitir um portão de ferro por uma caixilharia de aluminio. Se abrir as portas todas da caixilharia não consegue entrar com um carro lá para dentro?

    uma garagem não deixa de ser uma garagem se for usada como arrecadação ou sala multi-usos.

    agora se fechar com alvenaria o portão da garagem, colocar lá um wc e uma kitchenette e usar o espaço como um T0, então sim,está a alterar a função da garagem.

    Penso que o uso que quer dar ao espaço se enquadra dentro do que possa ser considerado uma "garagem".

    preocupe-se mais com as condições termicas do espaço, as garagens são construidas com menos preocupações do que uma casa, pelo que o espaço pode-se tornar muito quente no verao e muito frio no inverno para estar lá o seu filhote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantosconheço apoios agricolas com caixilharia com corte termico e chão a 50€ o m2. (ok são casas, mas estão licenciadas como apoios agricolas)

    mas isto para dizer o quê, uma garagem, não deixar de ser uma garagem por substituitir um portão de ferro por uma caixilharia de aluminio. Se abrir as portas todas da caixilharia não consegue entrar com um carro lá para dentro?

    uma garagem não deixa de ser uma garagem se for usada como arrecadação ou sala multi-usos.

    agora se fechar com alvenaria o portão da garagem, colocar lá um wc e uma kitchenette e usar o espaço como um T0, então sim,está a alterar a função da garagem.

    Penso que o uso que quer dar ao espaço se enquadra dentro do que possa ser considerado uma "garagem".

    preocupe-se mais com as condições termicas do espaço, as garagens são construidas com menos preocupações do que uma casa, pelo que o espaço pode-se tornar muito quente no verao e muito frio no inverno para estar lá o seu filhote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cruzie


    A garagem está pegada à casa, tem um acesso através do hall de entrada.
    Com a colocação da caixilharia fico sem possibilidades de entrar com o carro, até porque existe degrau por fóra.
    A garagem tem um bom comportamento termico, atualmente já é um espaço para o filhote visto que estão la os brinquedos dele todos.
    O piso em tijoleira será substituido por flutuante e iremos colocar um radiador para ser mais confortável no inverno. No verão não temos grande problemas com a temperatura.
    Para além das alterações referidas, não haverá mais alterações. O espaço vai continuar a ser o que tem sido até agora, simplesmente terá portas de vidro para ter mais luz.
    Penso que vou arriscar, o fiscal da câmara deve ser fotografo amador....adora andar a tirar fotos a tudo, mas quem não arrisca não petisca ;). Lido com o fiscal quando ele aparecer.
  12.  # 12

    Qual o tipo de portão que tem na garagem?
  13.  # 13

    Colocado por: nielskyQual o tipo de portão que tem na garagem?

    Uma simples seccional automática
    • Nelhas
    • 25 novembro 2020 editado

     # 14

    Colocado por: cruzieUma simples seccional automática


    Tenho a mesma duvida e vou efectuar a mesma alteração na minha.
    Do ponto de vista legal, não havendo alteração dos vãos , não existe espaço legal para impedir substituir um portão de garagem por caixilharia de alumínio.
    Até porque pode ser um garagem para motas.
    A única forma de implicar é se alterar o tamanho do vão.
    Agora não é obrigado a ter determinado tipo de portão.
 
0.0185 seg. NEW