Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Tenho visto algumas discussões sobre impermeabilizações de paredes exteriores, mas não sobre a dúvida que tenho...

    Estou a construir uma moradia e o terreno tem bastante água. Sendo assim o preconizado pelo projetista foi o desvão sanitário, tendo sido realizado em obra. Em toda a área da moradia foi aplicada uma camada de brita, colocando-se um tubo de dreno para o exterior e ventilações para a laje.
    Antes da betonagem foi colocada a manta plástica nas fundações.
    Na parte exterior, foi feita a impermeabilização das sapatas e muretes do desvão com emulsão asfáltica, seguida da colocação da tela pitonada até à altura da laje.

    Penso que até aqui, tudo correto ;)

    Agora a questão é: a ideia de impermeabilização não passa por colocar tela asfáltica em toda a laje de piso, uma vez que temos o desvão sanitário... Talvez ainda assim se coloque a manga plástica antes da betonilha, para criar uma barreira "pára-vapor" que me parece de qualquer forma desnecessária, mas pelo custo, se calhar mal não faz! Mas temos receio das humidades na zona das paredes exteriores, devido à possível subida de humidade pelos muros de fundação, mesmo estando estes impermeabilizados...

    Pensamos assim colocar tela asfáltica antes do arranque da parede exterior (que será pano simples, em tijolo térmico). Será que vale a pena? E valendo a pena, como é feita a fixação do tijolo? Porque normalmente assenta-se sobre argamassa, agora sobre a tela... tenho receio que a parede fique "solta".

    Alguém já fez/ viu fazer esta solução que me possa explicar como funciona?

    Obrigada desde já!
  2.  # 2

    Bom dia!

    Não há opiniões sobre este assunto?
  3.  # 3

    Colocado por: RapunzelAlguém já fez

    Não se preocupe que a parede não cai, faça o travamento aos pilares a cada 3 fiadas
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Não se preocupe que a parede não cai, faça o travamento aos pilares a cada 3 fiadas


    Pois, mas a questão é mesmo essa. Existem panos de parede sem estarem ligados a pilares... Tem pilar, um pouco de parede, porta até à altura da viga, parede, e novamente porta até à altura da viga... Ou seja, esses panos ficam "soltos". Como travar a parede nestas situações com a tela em baixo? Note-se ainda que os tijolos da parede não vão encostar na viga de cima, vai haver um pequeno espaço a ser preenchido com espuma...
  5.  # 5

    Colocado por: RapunzelOu seja, esses panos ficam "soltos"

    Nesse caso usa uma argamassa de impermeabilização componente em vez da tela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rapunzel
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Nesse caso usa uma argamassa de impermeabilização componente em vez da tela
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rapunzel


    Sabe-me dizer que argamassa poderá ser essa? Sei que referência a marcas não é grande coisa, mas seria uma ótima ajuda neste caso :)
  7.  # 7

    Colocado por: RapunzelSabe-me dizer que argamassa poderá ser essa?

    Por exemplo Sikatop Seal 107
    Mas existem outras marcas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rapunzel
 
0.0140 seg. NEW