Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde.
    Sou um bocado (ou bastante) amador nestas coisas e tou a ver se aprendo algumas coisas.

    A questão aqui é, eu tinha uma peça meia partida no interruptor da cozinha para ligar a luz e então desmontei o.
    O formato dele penso que se chama de escada, pois para cima ligava e baixo desligava.

    Ao desmontar reparei que só tinha 2 fios e são os 2 pretos e tavam os 2 ligados.

    Tenho um novo aqui da legrand valena life mas não sei como ligar pois não sei se é normal até ter os 2 fios pretos?

    Deixo aqui a foto do que está e do da legrand a ver se me conseguem ajudar :/

    Obrigado .
      IMG_20200509_141640.jpg
      IMG_20200509_141713.jpg
      IMG_20200509_141724.jpg
  2.  # 2

    Boa tarde.
    Coloca um dos fios pretos na ranhura do L e o outro fio preto na ranhura do numero 1.
    Desligue o quadro visto não ter experiência não vá ficar com os cabelos em pé.
    Os dois pretos é normal. Uma fase permanente e o outro é o que vai para a lâmpada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    O que voce tem instalado é um simples interruptor.
    Os fios são fase e retorno.

    Visto que já comprou, liga a fase no L (vermelho) e o outro no 1 ou no 2 (tanto faz).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Caravelle
  4.  # 4

    Então neste caso não há problema em por um preto qualquer no L? Como não tinha a certeza preferi não arriscar com estas coisas.
    Quadro sempre desligado :D

    Mas então se por exemplo trocar na sala também em relação as lâmpadas , os fios que vão estar lá serão também pretos apenas? Nao deveria haver um neutro e um fase na ligação?

    E quadro sempre desligado :) Obrigado desde já pessoal!!
  5.  # 5

    Na lâmpada haverá sim o neutro. No interruptor não. Pesquise na Internet o esquema da comutação simples e vai perceber logo.

    Até lhe facilito https://www.google.com/search?q=comuta%C3%A7%C3%A3o+simples+esquema&client=ms-android-huawei-rev1&prmd=isvn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiOruiujafpAhV0BGMBHbIwCFwQ_AUoAXoECA4QAQ&biw=360&bih=654#imgrc=l5V4Z78ZYakwQM

    1 fio no L outro no 1. Se tiver um busca pólos pode tentar perceber qual dos fios é a fase e meter esse no L. Mas na verdade se trocar não há problema funcionará na mesma. Os interruptores não têm polaridades. A indicação é apenas para o potencial não ficar no lado do contacto móvel.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  6.  # 6

    Colocado por: m0flEntão neste caso não há problema em por um preto qualquer no L

    Não. Em princípio L com L, mas é um preciosismo. Neste caso concreto o outro preto liga a qualquer um dos outros contactos, conforme indicou o nielsky.

    Colocado por: m0flMas então se por exemplo trocar na sala também em relação as lâmpadas , os fios que vão estar lá serão também pretos apenas?

    Se o interruptor só tiver uma tecla, será igual ao da cozinha. Se tiver mais, a segunda lâmpada poderá ter um cabo de cor diferente, para diferenciar. Nesse caso tome cuidado com a ligação dos condutores.

    Colocado por: m0flNao deveria haver um neutro e um fase na ligação?

    E há. Simplesmente o interruptor só corta a fase. O neutro vai da lâmpada à instalação directamente, pelo que só o vê na ligação do candeeiro ou numa caixa de derivação.

    Aditamento - Estava a escrever este comentário e não tinha reparado que o user faiscas93 já tinha escrito uma resposta. Em complemento, o interruptor que comprou (comutador de escada) serve para fazer a montagem da figura, funcionando também como comutador simples. O L será o ponto comum do comutador.
      comutao-de-escada-6-638.jpg
  7.  # 7

    Muito obrigado novamente pessoal.

    Só mais uma questao, nao tenho aqui busca polos, mas tenho um multimetro.
    O que acontece é que eu quando desmontei como fui nabo nao reparei na ordem que estavam os 2.

    Sendo que os fios ja nao estao ligados ao tal "antigo" e ainda tambem nao estao ao novo ha maneira de testar agora o fase com o multimetro?

    Ou ligo á toa um dos pretos ao l e outro ao 1 , já no novo interruptor, ligo o quadro e depois testo com o multimetro para saber qual é o fase e depois entao se tiver ao contrario volto a trocar ?

    Se convém o fase estar realmente no L , apenas isso.

    Obrigado.
  8.  # 8

    Se puser corrente alternada 600v no multimetro, e depois por uma ponta num dos fios e a outra na parede ou assim , o multimetro indentifica e dá sinal ?
  9.  # 9

    Era um desperdício de material estar a levar a fase e o neutro ao interruptor.
  10.  # 10

    Não se mate com isso. Preciosismos são isso mesmo. Deixe estar como está que não faz diferença.

    Cumprimentos.
  11.  # 11

    Colocado por: m0flSe puser corrente alternada 600v no multimetro, e depois por uma ponta num dos fios e a outra na parede ou assim , o multimetro indentifica e dá sinal ?


    Se tiver o potencial Terra por perto sim consegue encontrar qual a fase com o multímetro.
    Por ex, meter o multímetro em AC~ 600v como diz, uma ponta de prova num dos dois fios, e a outra ponta num Neutro que tenha perto ou Terra, Se estiver no Fio Preto de Fase o multimetro indicará os 230~, caso contrário não . Mas não se preocupe com isso, pode ligar como já lhe dissemos atrás. que funciona normalmente .
  12.  # 12

    Interruptores é ir testando até ficar a funcionar. :D
  13.  # 13

    Tá a funcionar na perfeição pessoal. Realmente é mais simples do que eu pensava mas de electricidade sou amador e então prefiro ir aos poucos para evitar aparecer na cmtv num incêndio de uma habitação kkk

    Obrigado a todos que de certo modo me explicaram outros pormenores em relação a este tema ;)
    • m0fl
    • 9 maio 2020 editado

     # 14

    Boas outra vez pessoal. Este também tá metade partido e então acho que vou trocar também pessoal.

    Neste caso são 2 duplos que tao juntos.
    A questão aqui é que eles são duplos mas não percebo porque pois só preciso de um interruptor para ligar a luz. Tanto num como no outro tenho 2 , mas o candeeiro do lado esquerdo para o ligar só preciso de um interruptor que liga e desliga como o da cozinha e no outro duplo igual mas para o candeeiro do lado direito

    Porque acontece isto? 2 simples como o da cozinha em não dava igual?

    Tão 2 castanhos ligados ali , um deles não seria necessário então? Bastava um castanho e um preto para ligar o que tenho de momento?

    Obrigado mais uma vez .
      IMG_20200509_184829.jpg
      IMG_20200509_184843.jpg
  14.  # 15

    Ja agora, o outro castanho claro que aparece na foto é um elástico que tava lá a prender a peça pelos vistos.

    E outra pergunta, neste caso o castanho é o fase e o preto o neutro? Seria um dos castanhos no L e o preto no 1 ou 2?
  15.  # 16

    Sem ver a instalação é só palpite invalido.
    Não comece a inventar que ainda tem algum azar.

    Primeiro é preciso conhecer a instalação só depois é que se diz alguma coisa com fundamento.
  16.  # 17

    Os neutros não vão aos intruptores. Se só usa uma das teclas a outra provavelmente é para um ponto de luz algures que não está em funcionamento ou candeeiro que não foi montado. Consegue tirar foto à parte de trás do interruptor?

    Isso não acende aí e apaga noutro ponto da casa pois não?

    À partida o preto é o fase e o castanho as lâmpadas. Mas certezas não lhe consigo dar sem conhecer a instalação
  17.  # 18

    O que tem este de momento é o fio preto ligado por baixo tanto num como outro e os 2 castanhos em cima nos 2 tambem.

    O que eu sei é que isto já está assim há muito tempo e que apenas é preciso um interruptor de cada duplo para ligar as luzes , ora da esquerda ora da direita da sala. O outro interruptor de cada um deles realmente não faz nada na casa e não sei o que pode estar a fazer.

    Mas o objectivo também era só manter estas 2 luzes da sala.

    Será mais complicado de solucionar então ?
  18.  # 19

    Nesse caso, o que parece que tem aí são dois comutadores de lustre. Um comutador de lustre são dois "interruptores da cozinha" (comutadores simples) juntos. Parece o preto ser a alimentação comum (o L) e os dois castanhos as saídas para o candeeiro. Se o candeeiro só tem uma lâmpada (ou melhor, um circuito de alimentação porque até podia ter mais lâmpadas), então não precisa da segunda tecla. No entanto, no tecto deverá ter duas alimentações distintas, caso precise delas. O esquema mostra duas saídas distintas no tecto, mas de acordo com o que descreveu, as saídas estarão no mesmo ponto, ou então tem pontos de luz na parede que não usa.
      comutao-de-lustre-6-638.jpg
  19.  # 20

    Não acende em mais nenhum lado nem apaga. É como se fossem inexistentes.
    Já aos anos que tá assim pelo menos
      IMG_20200509_193247.jpg
      IMG_20200509_193251.jpg
 
0.0223 seg. NEW