Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Eu herdei faz uns 7 anos uma casa por falecimento do meu Pai, o valor patrimonial (o que está na caderneta predial das finanças) é hoje de 55 000€ e julgo que à 7 anos não deveria ser mt diferente. Não é e nem era desde à muitos anos a minha habitação "oficial", a casa teve estes anos alugada.

Tenho acordado a venda dessa casa nos próximos meses por 100 000€.

A minha intenção é investir parte desse dinheiro em habitação própria nos próximos 3 anos. Digo parte, porque desse valor, 15 000 serão para pagar um empréstimo familiar.

O que imagino fazer será comprar um apartamento nos arredores de Lisboa a rondar os 110 000€ sendo que para isso irei colocar 80 000€ "meus" e 30 000 de empréstimo. Isto é o que prevejo daquilo que ando a ver nos sites de anúncios.

Conseguem-me dar uma ideia se irei ter de pagar mais valias? E se sim, alguma previsão do valor ainda que grosseira?

Já procurei na net por simuladores (contasconnosco e outros) mas nem todos dão um valor semelhante e como não percebo muito do assunto tenho receio de estar a colocar mal os dados. Depois como não vou investir todo o dinheiro da venda (tenho de pagar o empréstimo a familiar) na compra da casa nova e ainda irei quase de certeza de ter de pedir empréstimo parcial, alguém me pode dar uma ideia do que possa vir a pagar/entrar no IRS para pagamento de mais valias?

Obrigado desde já.
  2.  # 2

O valor apurado de mais valia será de 45 mil euros.
    È sobre metade deste valor que vai incidir o imposto para o calculo da mais valia.
    No entanto esta tributação é influenciada pelo seu IRS.
    Para ter uma ideia , uma casa comprada por 80 000 , com valor patrimonial de 30 000 , num casal sem filhos com rendimentos médios anuais de 28 000 euros, foi atribuída uma tributação de 7000 euros.

"Comprar uma casa mais barata do que aquela que se vendeu pode ser uma opção para muitas famílias, ou porque o agregado diminuiu ou porque os constrangimentos orçamentais a isso obrigam. Não é, por isso, de estranhar que nem toda a mais-valia obtida com a venda da casa seja reinvestida na nova habitação. O reinvestimento parcial também está previsto e, nesse caso, o Fisco irá tributar metade do valor não reinvestido."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mesquita.luis
  3.  # 3

Obrigado pela resposta.

Então só para ver se entendi bem, no meu caso, vendendo a minha atual casa por 100k e reinvestindo noutra (no máximo em 3 anos) 80k, o Fisco vai-me tributar 10k ( metade de (100-80)/2=10 ), é isso?

E no IRS do próximo ano, tenho de pedir isenção, não é? Até ao máximo de 3 anos?

Desculpem tantas perguntas, mas as pesquisas na net em tantos sítios às vezes confundem.
  4.  # 4

Colocado por: mesquita.luisObrigado pela resposta.

Então só para ver se entendi bem, no meu caso, vendendo a minha atual casa por 100k e reinvestindo noutra (no máximo em 3 anos) 80k, o Fisco vai-me tributar 10k ( metade de (100-80)/2=10 ), é isso?

E no IRS do próximo ano, tenho de pedir isenção, não é? Até ao máximo de 3 anos?

Desculpem tantas perguntas, mas as pesquisas na net em tantos sítios às vezes confundem.

Como você referiu a casa está alugada, pelo que o reinvestimento não é possível. Se quer optar por essa possibilidade tem de a ter como HPP antes da venda (parece que ainda está a tempo). Se não a tiver como residencia habitual, independentemente de reinvestir ou não é sempre tributado pelas mais valias apuradas.
  5.  # 5

Colocado por: mesquita.luisEntão só para ver se entendi bem, no meu caso, vendendo a minha atual casa por 100k e reinvestindo noutra (no máximo em 3 anos) 80k, o Fisco vai-me tributar 10k ( metade de (100-80)/2=10 ), é isso?

Não é linear pois o fator IRS é importante e pesado na fatura final.

É casado com 2 filhos? É um valor.
    É casado sem filhos? É outro.
    È solteiro? Outro.
    Tem muitos rendimentos? Poucos?

E por aí fora.
    Pense nisto como no reembolso do IRS.
    O reembolso varia conforme diversos fatores. 2 casais com rendimentos iguais não recebem o mesmo.
    Uns tem filhos , outros não, etc..

É variavél.
    Procure junto do seu contabilista e ele faz.lhe uma simulação aproximada tendo em conta o IRS do ano anterior.
    Já fica com um baliza de valores.
  6.  # 6

Colocado por: NTORION

Como você referiu a casa está alugada, pelo que o reinvestimento não é possível. Se quer optar por essa possibilidade tem de a ter como HPP antes da venda (parece que ainda está a tempo). Se não a tiver como residencia habitual, independentemente de reinvestir ou não é sempre tributado pelas mais valias apuradas.

A casa estava alugada até ao fim de Abril 2020, neste momento está vaga e acordada para venda em Agosto por 100k.

Ou seja, como a casa não era estes anos todos a minha habitação permanente, vou ter de pagar mais valias sempre?
    Mais Valias 100k - 55k = 45k
    Metade de 45k vão sempre entrar no IRS como rendimentos no próximo ano?

Tou tramado... Mesmo que fosse à pressa mudar para lá a minha habitação permanente e depois da venda em Agosto, voltasse a mudar para a casa alugada onde moro, isso parece-me que seria mt arriscado com as Finanças.

Obrigado desde já.
  7.  # 7

Eu fazia... Há quem defenda q tem de estar 6 meses como hpp, mas a lei é omissa quanto a isso.
  8.  # 8

A casa onde habita é sua ou arrendada? É que se for sua, depois ficaria na mesma situação quando a quusesse vender para comprar o apartamento em Lisboa.

Isto de evitar a tributação só se aplica se forem de casas de habitação própria permanente para comprar outra casa de habitação própria permanente (ou aldrabando o valor da escritura). O conceito de permanente também desconheço, mas deve estar relacionado com o tema dos 6 meses que o Notorion referiu.

0.0081 seg. NEW