Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: Quilleute

Só não é para aqueles que recusam a ciência como fonte de informação viável e preferem esse “vídeos” made YouTube, Facebook’s etc .
    Eduque-se, ouvi dizer que vem aí a telescola , aconselho a aproveitar.

a sua sorte é que sou o autor deste tópico quero que continue assim e como não o quero poluir, vou ignorar faz de conta que não li, se quer participar so lhe peço que se comporte.
  2.  # 262

A Suécia está a fazer aquilo que alguns defendem. Não para nada. Business as usual. Poderá-se dizer que são a cobaia nesta aventura.

https://www.youtube.com/watch?v=zdZAZRiFq24

6830 casos = 401 mortes
    • smart
    • 5 abril 2020 editado

# 263

hum..
    Porque vale a pena pensar neles e nos seus sacrificios, ficando longe da familia para que outros possam estar proximos...

https://sol.sapo.pt/artigo/691774/os-dias-terriveis-do-pessoal-medico-que-nao-vai-a-casa
  3.  # 264

Colocado por: Luis Santos DuarteA Suécia está a fazer aquilo que alguns defendem. Não para nada. Business as usual. Poderá-se dizer que são a cobaia nesta aventura.

6830 casos = 401 mortes

Atenção que a Suíça tem menos habitantes do que Portugal e, claro, muito menos do que Espanha ou Itália.
    De qualquer modo já revista uma taxa de mortalidade superior a portuguesa, pelo menos para já, apesar de o governo ter apostado no comportamento da população e na capacidade do seu sistema de saúde, que há partida tem recursos muito superiores ao nosso SNS.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  4.  # 265

Suécia?
  5.  # 266

Colocado por: zeto
    a sua sorte é que sou o autor deste tópico quero que continue assim e como não o quero poluir, vou ignorar faz de conta que não li, se quer participar so lhe peço que se comporte.

A minha sorte ... certo... 😂
    Mas por favor, não ignore a ciência e como eu não partilhe “fake news” .
  6.  # 267

Colocado por: Luis Santos Duarte6830 casos = 401 mortes

À partida estão piores que nós, mais mortos, e os casos pouco contam pq tb n estão a testar a população, e também tendo um território enorme (pequena densidade populacional) a propagação do vírus é mais lenta. Deveriam estar um pouco como os vizinhos noruegueses.

Colocado por: AMVPAtenção que a Suíça tem menos habitantes do que Portugal e, claro, muito menos do que Espanha ou Itália.
    De qualquer modo já revista uma taxa de mortalidade superior a portuguesa, pelo menos para já, apesar de o governo ter apostado no comportamento da população e na capacidade do seu sistema de saúde, que há partida tem recursos muito superiores ao nosso SNS.

As medidas na Suíça são muito menos restritivas, por exemplo permitem até 5 pessoas juntas em espaços públicos, por outro lado estão a fazer testes em massa, pelo que é normal o número de infetados conhecidos ser muito superior.
  7.  # 268

Colocado por: Luis Santos DuarteA Suécia está a fazer aquilo que alguns defendem. Não para nada. Business as usual. Poderá-se dizer que são a cobaia nesta aventura.

6830 casos = 401 mortes

Tenho seguido com atenção a estratégia ( baseada no conceito imunidade de grupo ) , e até lhes está a correr bem , mas claro os factores : qualidade do SNS/ cuidados de saúde , idade da população e a recente medida de ré-ensino e relembrar os cuidados de higiene respiratória estão a mostrar que existem alternativas ao shutdown.

A Inglaterra pretendia a mesma estratégia, mas o factor qualidade do SNS / Cuidados de Saúde desviabilizou de imediato a ideia .

Como disse, neste momento somos todos cobaias, resta esperarmos para fazer o balanço dos “check and balances” .
    • RCF
    • 5 abril 2020

# 269

Colocado por: NTORION

À partida estão piores que nós, mais mortos, e os casos pouco contam pq tb n estão a testar a população, e também tendo um território enorme (pequena densidade populacional) a propagação do vírus é mais lenta. Deveriam estar um pouco como os vizinhos noruegueses.

As medidas na Suíça são muito menos restritivas, por exemplo permitem até 5 pessoas juntas em espaços públicos, por outro lado estão a fazer testes em massa, pelo que é normal o número de infetados conhecidos ser muito superior.

Concordo que o número de infectados seja relativo. Mas, a Suíça tem um número de mortos bastante elevado.
  8.  # 270

Colocado por: NTORION
    À partida estão piores que nós, mais mortos, e os casos pouco contam pq tb n estão a testar a população, e também tendo um território enorme (pequena densidade populacional) a propagação do vírus é mais lenta. Deveriam estar um pouco como os vizinhos noruegueses

É esse o meu ponto..

No fim veremos se a estratégia Sueca foi a melhor.
  9.  # 271

De pouco serve usar mascaras coladas á boca criando condições para a entrada do virus, por isso só as de bico de pato são mesmo seguras. E usar luvas para quê, se vejo a maioria das pessoas que as usam tocarem em tudo e depois tocam nas compras do supermercado contaminando tudo e ainda tocam na cara e outras partes do corpo. Mais vale não usar luvas, como eu faço, que só uso papeis (tenho sempre os bolsos cheios deles) para não tocar em nada directamente com as mãos. Tiro um bocado de papel do bolso, uso e depois enrolo e meto no lixo. Mas todos os dias vejo pessoas tocando em tudo e mais alguma coisa com ou sem luvas mas contaminando-se na mesma e contribuindo para a disseminação do vírus.
  10.  # 272

Colocado por: julinhosDe pouco serve usar mascaras coladas á boca criando condições para a entrada do virus, por isso só as de bico de pato são mesmo seguras.

Mas a principal função da mascara para a comunidade civil é evitar espalhar perdigotos cheios de vírus por todo o lado.
    Se o virus sai pela boca e nariz, faz sentido que tapando esses buracos se minimize a propagação.
    Dai que qualquer espécie de mascara ou qq outra coisa que sirva de barreira vai reduzir em muito a concentração viral em superfícies que outros possam tocar.

Para o pessoal médico é diferente, eles têm que interagir com um paciente infectado a poucos cm de distancia. Nesse caso a barreira é para eles.

Colocado por: julinhosMas todos os dias vejo pessoas tocando em tudo e mais alguma coisa com ou sem luvas mas contaminando-se na mesma e contribuindo para a disseminação do vírus.

Acredito que isto seja em parte porque a DGS e a OMS se colaram à mensagem da "falsa sensação de segurança". Acredito que haja imensa gente que pense que por ter luvas e/ou mascara está safo e não precisa de se preocupar.

Isso mostra também que muita gente não percebeu ainda que é mais eficiente assumir que o próprio está infectado e proteger todos os outros do que individualmente se tentar proteger.
  11.  # 273

Colocado por: JoelMComo é que isso é medido?

Todos os paises têm um instituto nacional de estatística e registam as os obitos.
    Daqui por um ano ve-se se o numero de mortes em 2020 foi uma anomalia estatística e qual foi o delta.
  12.  # 274

Votando aos números portugueses, para quem aqui diz que está tudo a correr "bem", gostava de saber como conseguem aferir a evolução se ainda hoje na conferência de imprensa não foi desmentido, para não dizer que foi confirmado, o agendamento de testes para o meio de abril, recordo que estamos no início do mês. Assim fica difícil conhecer a real situação do país.
  13.  # 275

Colocado por: JoelMDaí a minha pergunta, como se vai medir isso em termos de mortos vs economia?
    Além de que cada país tem especificidades que não dão propriamente para fazer comparações directas, como por exemplo, a capacidade de resposta de cada SNS!

Sim, é um facto. Mas não acho que seja necessário fazer uma comparação directa.
    Ainda assim haverá valores para todos esses indicadores e poderão ser calculados ratios.
    Deverá ser possível qual foi a variação do PIB, desemprego,etc e comparar com a variação dos dados hospitalares.

Mas admito que não será um exercício fácil. As mortes que os paises estão a fazer tudo para evitar, são as mortes por falta de capacidade dos SNS. Mas assim há mortes dentro da capacidade dos SNSs que são resultado da epidemia.
    Agora a questão é; As medidas de distanciamento social têm o potencial de evitar que muita gente, principalmente as pessoas de risco contraiam a doença. Será que isto vai evitar obitos mesmo que dentro da capacidade dos SNSs?
  14.  # 276

Colocado por: JoelMA Suécia tem o dobro da população da Noruega, no entanto está a fazer essas afirmações porque não conhece a sociedade nórdica. O território é muito maior, mas está gente tem toda a hyttas de ferias na terrinha para onde vão todos os fds e isso tem sido um problema, o vírus tem viajado (ao contrário do que diz) muito mais rápido, e essas terrinhas (maioria a baixo dos 2.000 habitantes) não tem capacidade de resposta em termos de saúde para todos os citadinos que vão para lá...

É preciso ter atenção a essas conclusões "directas" que parecem óbvias mas não são assim tão lineares

Não há conclusões diretas, já discutimos e sabemos que cada caso é 1 caso, está pior do que nós Portugal (em q o n de população não foge muito, e o território é muito maior), e obviamente que se n há confinamento eles podem ir para onde querem.
    Que a Noruega estão muito piores, basta ver o número de mortos por milhão habitantes, 29 Portugal, 40 Suécia, 13 Noruega. Por isso disse que estão piores. Mas isso só vale em termos de covid, secalhar vão ter menos suicídios, menos danos económicos etc, que no futuro tb se vão transformar em mortos não contabilizados em PT.
    Concordam com este comentário: hangas
  15.  # 277

Colocado por: JoelM

Isso é totalmente falso, já aqui postei a informação no site do governo sueco.

Tem medidas muito mais leves sim, mas têm algumas...

Eu hoje passei 30min a ver clips do pessoal na Suécia a falar sobre essas "medidas". Isso é para Inglês ver.

Na prática está tudo business as usual.

O dia-a-dia deles costuma ser diferente disto:

https://www.youtube.com/watch?v=_PqmgzDZB3g

https://www.youtube.com/watch?v=cjCVCH7SHlA

?
  16.  # 278

.
  17.  # 279

Eu diria que se tivesse um sistema de saúde instalado, ou que tivesse possibilidade de instalar, que me permitisse internar/ventilar 20% da população se calhar seria possível arriscar. No nosso caso, significa ter capacidade para internar mais 2M de pessoas talvez num espaço de 1 mês, o que objetivamente não é possível.

Agora se não tenho… o que faço? ao coloco a economia em pausa ou arrisco milhares de mortos. Penso que é esta a grande questão.
  18.  # 280

Colocado por: AMVPAgora se não tenho… o que faço? ao coloco a economia em pausa ou arrisco milhares de mortos. Penso que é esta a grande questão.

E arrisco a dizer que daqui para a frente vai ser um equilíbrio entre esses dois aspectos.
    Medidas muito restritivas para ganhar tempo, para para já reforçar a capacidade de tratamento com hospitais de campanha ou temporários (foi o que a China fez, e outros estão a fazer agora como o UK por exemplo).

Depois da capacidade instalada acredito que será um modelar das medidas para permitir mais propagação mas sem por em causa o novo limite.

Imagino que possa passar por coisas do tipo passa-se a poder fazer a vida básica casa/trabalho (à distancia para quem puder) e abrem-se o comercio mas com limitações e medidas extra de segurança. Toda a gente ter que usar mascara nos espaços e transportes publicos, etc. Talvez abertura das escolas também.

Mas muito longe de retomar eventos de lazer em massa. cinemas, jogos de futebol e outros, ou centros comerciais.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, eu

0.0716 seg. NEW