Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

não tire conclusões por algo que eu não disse
    e nem eu nem voce estamos a par o suficiente em termos de investigação cientifica para dizer se vai desaparecer, ser minimizado, ou outra coisa.
    para já o remedio é um: isolamento o mais possivel, tudo o resto não são mais que aventuras e especulações e desejos pouco fundamentados.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  2.  # 302

Colocado por: J.Fernandes
    O que já cansa é essa conversa da guerra, não há guerra nenhuma, há uma pandemia e não vai haver nenhuma vitória retumbante sobre o vírus, ele está aí e vai continuar.

A economia e a vida em sociedade é de facto o principal problema que temos pela frente. Acabei de ouvir um virologista na tv, Pedro Simas, que dizia exatamente isso, que está mais preocupado com os efeitos de um lockdown deste calibre do que propriamente com a pandemia.

Como ele disse, podemos estar fechados mais 3 ou 4 meses que enquanto não houver imunidade de grupo estamos sempre sujeitos a um surto ainda mais violento que o anterior.

Portanto o nosso foco, na minha opinião deverá ser como vamos retomar a nossa vida com a maior rapidez possível, como vamos proteger os mais suscetíveis e como devemos protegermo-nos de modo a não sobrecarregar os hospitais, mas por outro lado sabendo que durante uns tempos as infeções vão continuar a acontecer e é desejável que assim seja.
    Concordam com este comentário:hangas

Este vírus será Bad Boy até surgir uma vacina ou tratamento específico eficaz ... existem desenvolvimentos promissores, temos de equilibrar as coisas até lá ...

Quanto à economia : sim sem dúvida isto vai levar um abanão .... Mas se o sistema de saúde colapsar com mortos em casa ou nas ruas por recolher, população sem cuidados de saúde , gerando caos e instabilidade social sera que a economia funciona ?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, JotaP, AMVP, hangas
  3.  # 303

A primeira prioridade é superar esta fase terrível.
    A melhor medida para já para a economia é salvar empregos quando uma empresa para de produzir porque não tem encomendas. Apoio para pagar salários a quem está em casa. É melhor ajudar a pagar salários dois ou três meses do que anos de subsídios de desemprego. Se não perderem o emprego, vão pagar impostos logo que a crise passe.
    Se houver liquidez que equilibre a balança empresas/famílias sairemos da crise mais depressa.
    Tenho um familiar motorista de transportes internacional e nestes tempos a empresa tem estado é a exportar apenas, ou seja, sai de Portugal carregado e vem vazio, o patrão vai reduzir a serviços mínimos porque assim não dá vazão.
    Isto para querer dizer que, em economia global, não estamos dependentes só de nós, se outros deixam de funcionar, nós também deixamos.
    O que se lê aqui é muita futurologia económica sem qualquer nexo.
    Concordam com este comentário: marco1, eu, smart, maria rodrigues
  4.  # 304

5.  # 305

nisso concordo bricoleiro, não tinha sido complicado regulamentar a aquisição de mascaras por forma a que não faltassem onde era mais preciso.
    ainda por cima com o estado de emergência em vigor e podendo obrigar ao cumprimento de regras.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, smart
  6.  # 306

Colocado por: simples
    Refiro-me concretamente às medidas financeiras aprovadas pelo governo para apoiar e dar liquidez às empresas afetadas pela pandemia.

Linhas de crédito? De utilidade próxima de zero - quem vai correr o risco de se endividar sem um horizonte temporal definido para voltar à normalidade?
    O resto, de pouca ou nenhuma utilidade será.

Mas também podia falar do pagamento de 70% dos salários dos funcionários das empresas que entraram em layoff. Na maioria dos casos certamente justificado mas já há algumas empresas a aproveitar-se da medida para poupar salários e por os funcionários a trabalhar na mesma.

Isso haverá sempre, claro. Mas o estado não paga 70% do salário.
    Mais - paga X para evitar pagar subsídio de desemprego..

Refiro-me acima de tudo ao aproveitamento e à falta de visão e civismo de muitas empresas, e na sua maioria não são certamente as mais pequenas, perante uma calamidade destas que terá ainda maior expressão muito depois de o vírus deixar de ser o principal tema de conversa.

Que aproveitamento?
  7.  # 307

Colocado por: marco1nisso concordo bricoleiro, não tinha sido complicado regulamentar a aquisição de mascaras por forma a que não faltassem onde era mais preciso.
    ainda por cima com o estado de emergência em vigor e podendo obrigar ao cumprimento de regras.

Foi preciso a ordem dos médicos pedir?

Entendo essa razão, mas escusavam de mentir a todos.
  8.  # 308

Colocado por: luisvv
    Linhas de crédito? De utilidade próxima de zero - quem vai correr o risco de se endividar sem um horizonte temporal definido para voltar à normalidade?
    O resto, de pouca ou nenhuma utilidade será.

Sim concordo mesmo que o crédito fosse sem juros continuaria a ser alto o risco uma vez que são alguns meses sem negócio que tinham que se pagar na mesma.

Noutro assunto Wow Espanha a considerar um UBI Spanish Government Aims to Roll Out Basic Income ‘Soon’

Claro que eu duvido que vá para a frente, não se pode dar tempo ao povo para "pensar" (criticamente claro).
  9.  # 309

Colocado por: J.FernandesEu estou só a tentar dizer que, na minha opinião, a sua visão das coisas parte de um pressuposto errado: a ideia de que com o isolamento total pelo tempo necessário, o vírus desaparecerá e poderemos todos voltar à nossa vida normal. Não, não vai desaparecer.

Quem quiser saber mais sobre o que disse, que veja esta entrevista com o virologista Pedro Simas. Ouvir quem percebe!
    https://www.rtp.pt/play/p6646/grande-entrevista

Enquanto não se estabelecer uma imunidade de grupo ou uma vacina QUE FUNCIONE, não há normalidade possível!
    Não Marco, não podemos ficar todos na toca até que passe. Porque se ficarmos na toca não se consegue essa imunidade de grupo e porque a economia nesse tempo todo morre! E depois de morrer a economia, morrem as pessoas!

Por isso volto às mascaras. Que felizmente vejo as recomendações oficiais a mudar e a ir de encontro ao que sempre disse.
    Não podemos ficar isolados sempre e para a toda a vida. Temos de ir ficando infectados. Mas devagarinho!
    É aí que entram as máscaras/proteções faciais. Permitem um pouquinho menos de reclusão social. E com isso isso irmos ficando infectados a um ritmo que dê para lidar.
    Vejam se percebem: temos de ter uns 60 a 70% (mais para os 70...) de infectados para podermos dizer que a coisa está "controlada". Só aí se estabelece a tal imunidade de grupo.
    Senão, sem isso, o risco de epidemia estará sempre presente. Basta o povo sair da toca que vem a tal segunda vaga!
    Isto não é para 3 meses, nem para 10 meses... Gostava que percebessem isso.
    Concordam com este comentário: eu, hangas, J.Fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  10.  # 310

Colocado por: JoelMhttps://www.publico.pt/2020/04/05/sociedade/noticia/covid19-governo-oferece-contratos-quatro-meses-642-euroshora-novos-enfermeiros-1911051?fbclid=IwAR1uGoOyIJ2STL7cMZHnK42GsYPMIGS8hazOp3IIYtyGqGwI54wj4c6PRPc

Procura-se "carne para canhão" a preço de saldo!

Caso não saiba isso já é prática comum por exemplo para a contenção á gripe...
  11.  # 311

Nestas coisas convém sempre ver para lá do nosso umbigo.
    Estar confinado como eu só com a minha mulher num confortável T3 e sem preocupações financeiras actuais ou futuras não é a mesma coisa para uma boa parte dos meus vizinhos aqui pela Amadora ou outros locais próximos.
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/estao-a-bater-mal-como-eu-tambem-estou-a-bater-mal-em-casa-no-bairro-da-cruz-vermelha-o-isolamento-e-uma-equacao-dificil-de-resolver

E também nós os europeus mais ou menos preocupados com o turismo e a bola não podemos julgar outras populações um pouco mais distantes.
    https://www.dn.pt/mundo/e-melhor-morrer-da-doenca-do-que-morrer-de-fome-angolanos-desafiam-restricoes-12033934.html
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 312

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-05-Australia-testa-medicamento-que-pode-eliminar-a-Covid-19-1

"O medicamento é produzido em Portugal e chama-se Ivermectina. O fármaco aguarda testes para uso em humanos."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
  13.  # 313

Basta o povo sair da toca que vem a tal segunda vaga!

Por isso me assusta estes nossos números baixinhos.
  14.  # 314

Colocado por: marco1nisso concordo bricoleiro, não tinha sido complicado regulamentar a aquisição de mascaras por forma a que não faltassem onde era mais preciso.

Quando a Ordem dos Médicos conseguir XX milhões de mascaras por semana vamos todos passear alegremente nos paredões por esse país fora de boca tapada.
  15.  # 315

Colocado por: CarvaiQuando a Ordem dos Médicos conseguir XX milhões de mascaras por semana vamos todos passear alegremente nos paredões por esse país fora de boca tapada.

Mas é difícil perceber que nao é esse o objectivo!!
    O objectivo é proteger os outros (logo a nós para associação), qd estamos fora de casa para fazermos O QUE TEMOS DE FAZER!!!!
    Qualquer dispositivo/mascara/protecção colocada de forma a que as nossas gotículas de saliva não saiam tao facilmente e livremente da nossa boca consegue esse objectivo!! Não é preciso que sejam máscaras XPTO!!!
    Que raio é assim tao difícil perceber isto!
    A msg da DGS e OMS é errada desde o inicio, e agora estão a ter de dar a mão a palmatoria!
    Se eu tiver um lenço à volta da minha boca e nariz, se estou a falar com alguém, as minhas gotículas sofrem um decréscimo ENORME, o que torna a contaminação muito mais difícil.
    O objectivo das protecções faciais é PROTEGER OS OUTROS!!! Ou outros ao usar estão a NOS PROTEGER!!
    É difícil perceber isto?

Vejam este video sobre as gotículas de saliva e de como se "espalham".
    https://vimeo.com/402577241?fbclid=IwAR2ngu5xAb8grk92gksnUpk6BcHt3BkL8H870GAWRfBjpZgM8LCHhvXIFUU
    Concordam com este comentário: marco1, hangas, Bricoleiro, NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  16.  # 316

Colocado por: luisvvLinhas de crédito? De utilidade próxima de zero - quem vai correr o risco de se endividar sem um horizonte temporal definido para voltar à normalidade? O resto, de pouca ou nenhuma utilidade será.

Bom dia Luis, acredito que das micro e pequenas empresas poucas irão querer ou conseguir recorrer às linhas de crédito. Algumas médias e quase todas as grandes empresas vão aproveitar essas linhas ao máximo. Com o estado a garantir 80% do capital, ou seja, as empresas em caso de falência apenas terão que reembolsar 20% do capital, e taxas de juro entre 1 e 2% é um negócio da China, que com certeza será muito apreciado por investidores e acionistas.

Como deve saber, os bancos já estão a informar alguns clientes que as linhas de crédito estão esgotadas. Não porque realmente estejam, mas porque convém guardar o dinheiro para os amigos que interessam.

Muita coisa à volta desta crise do COVID-19 não é muito clara. Pessoalmente tenho algumas dúvidas quanto às conclusões precipitadas que foram tiradas sobre o vírus e a sua letalidade, às medidas tomadas e à verdadeira origem do mesmo. Sem querer entrar em teorias da conspiração, temos que admitir que há muita gente a tirar grande proveito financeiro imediato desta crise e há um reforço inegável do poder sobre a população.
  17.  # 317

simples

isso é treta, acha que os governos iam todos embarcar num complot global??
  18.  # 318

Aqui responde a uma questão que ainda não tinha encontrado resposta em lado nenhum. O que a ser verdadeira só reforça o uso de máscaras e outras proteções.

"Há quase um mês, a pandemia ainda não tinha sido declarada, liguei aos médicos e biólogos com quem trabalhamos e fiz uma pergunta elementar para quem estuda riscos laborais, e que qualquer governante da área devia ter feito há meses: “é diferente apanhar o vírus numa pequena gota ou em várias? A carga viral determina o risco de morte?”. Sim, responderam-me, é a diferença entre seres atacado por um soldado ou por um exército. Foi isso que matou vários médicos em Itália, usaram uns tubos - aerossóis - de doentes que expeliam grandes quantidades de vírus no ar. Nessa semana no debate do Último Apaga a Luz, no início de Março, depois de ter sido informada disto, defendi a urgência de proteção, medida número 1; e também a necessidade de um subsídio/seguro de risco para profissionais de saúde e famílias, sabendo de antemão que os seguros que eles têm - e que mesmo no SNS são pagos a título privado pelo salários deles, outro escândalo de longa data - não cobriam o risco. Hoje li a notícia do El País sobre os profissionais de saúde mortos em Espanha, entre 28 e 63 anos, sem patologias prévias. No El País a explicação dada é a “quantidade de carga viral”. Grande parte deles, em Espanha, médicos de família ou enfermeiros que não tinham máscaras ou proteção e examinaram doentes sem sintomas, em consultas regulares. Hoje é dia 5 de Abril. Em França Macron promete, perante protestos, carreiras nos hospitais e sentidas desculpas; Trump aumenta salários na saúde; Sánchez pede desculpas publicamente aos profissionais de saúde, garantindo compensações. Em Portugal não falta nada. E o debate central é um futuro governo de unidade nacional, e a necessidade de apoiar a Ministra e a DGS e as decisões “que vão sendo tomadas consoante dados novos”. Ou, como a Ministra insiste em referir “há um grande grau de adaptação”. De chorar, porque ninguém consegue rir."

SIMPLESMENTE RIDÍCULO ISTO AINDA NÃO TER SIDO EXPLICADO ÀS PESSOAS
    Concordam com este comentário: hangas, Anonimo1710, elnunes
  19.  # 319

Colocado por: simples
    Bom dia Luis, acredito que das micro e pequenas empresas poucas irão querer ou conseguir recorrer às linhas de crédito. Algumas médias e quase todas as grandes empresas vão aproveitar essas linhas ao máximo. Com o estado a garantir 80% do capital, ou seja, as empresas em caso de falência apenas terão que reembolsar 20% do capital, e taxas de juro entre 1 e 2% é um negócio da China, que com certeza será muito apreciado por investidores e acionistas.

Não é nenhum negócio da China.

https://www.spgm.pt/pt/catalogo/linha-de-credito-covid-19/

Haverá abusos? Certamente que sim, como há em todos os programas.

Como deve saber, os bancos já estão a informar alguns clientes que as linhas de crédito estão esgotadas. Não porque realmente estejam, mas porque convém guardar o dinheiro para os amigos que interessam.

Muita coisa à volta desta crise do COVID-19 não é muito clara. Pessoalmente tenho algumas dúvidas quanto às conclusões precipitadas que foram tiradas sobre o vírus e a sua letalidade, às medidas tomadas e à verdadeira origem do mesmo. Sem querer entrar em teorias da conspiração, temos que admitir que há muita gente a tirar grande proveito financeiro imediato desta crise e há um reforço inegável do poder sobre a população.
  20.  # 320

Colocado por: luisvvHaverá abusos? Certamente que sim, como há em todos os programas.

É preciso que exista uma fiscalização eficaz para detetar os abusos e puni-los.

0.0786 seg. NEW