Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

    Colocado por: NTORIONPara quem gosta de números (deixei apenas os principais países europeus, excepto a rússia)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bricoleiro,zinna
      ScreenHunter_01 Apr. 08 16.47.gif


    O queria concluir com isto é que podemos juntar os países em vários grupos:
    Espanha e Itália, agiram demasiado tarde, aquele jogo Valência X atalanta, uiii

    UK, Suíça e Suécia: adoptaram poucas medidas/restrições

    Bélgica e França: parece um bocadinho de cada 1,um pouco tarde e medidas insuficientes?

    São suposições minhas, das várias leituras que vou fazendo.
  2.  # 502

    Colocado por: BricoleiroO epidemiologista clínico Frits Rosendaal do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, acredita que o número de infecções detectado é só a ponta do icebergue e que os casos reais serão muitos mais.

    Como em qualquer outro país. Ainda hoje coloquei aqui uma notícia do El País que informa que o Ministério da Saúde local estima que aja 15x mais infectados que os registados.
    Mas isto não são más notícias, a confirmar-se são excelentes notícias.

    Depois, os países em mais apuros para agora são países que tomaram medidas de confinamento. Que o confinamento pode impedir que os serviços de saúde atinjam a ruptura, isso parece-me óbvio, mas que o confinamento, feito o balanço final, tenha vantagens em número de vítimas está ainda por confirmar.
  3.  # 503

    Colocado por: BricoleiroO truque já é velho e batido: Ah queres dinheiro? Então toma lá um empréstimo com juros tão altos que nunca conseguirás pagar e depois vais ter de baixar os salários do teu povo para nós levarmos para aí as nossas empresas.
    Da Alemanha até poderia aceitar uma afirmação dessas, já da Holanda não. É um país oportunista. São comissionistas mercantis e uma Offshore encapotada. De resto, têm tulipas e pouco mais. Aliás, já no século XI e XII eram os maiores piratas dos mares. Já está no sangue. Não fosse a Alemanha e o eixo geográfico em que estão e os Holandeses não eram gente.

    Bricoleiro, você é capaz de melhor do que esta conversa de taxista com a 4ª classe.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  4.  # 504

    " Criticar a Suécia pode ser muito imprudente porque a crise de saúde pública traz com ela uma profunda crise económica e social. Sem termos a ideia de como se desenrola o filme que estamos a viver, é prematuro sentenciar que Estocolmo foi totalmente aventureira."
    Os jornalistas fofinhos são assim. O irmão do nosso 1º a defender o 1º sueco, mas não faltaram insultos ao Boris e Trump por decisões idênticas.

    https://leitor.expresso.pt/diario/quarta-77/html/caderno1/opiniao/criticar-a-suecia-pode-ser-imprudente
  5.  # 505

    Colocado por: JoelMPode sempre estudar o caso norueguês...

    Muito cedo para balanços. Os países com mais confinamento em que as coisas se controlaram melhor, dizem os especialistas que são os países com mais probabilidade de uma segunda vaga mais violenta, porque há menos imunidade entre a população.
  6.  # 506

    Se você não sabe fica a saber, probabilidade (que foi a palavra que usei) é uma medida de incerteza por isso a minha afirmação faz todo o sentido, é que não sabemos como as coisas se vão passar nos próximos meses.
  7.  # 507

    Colocado por: JoelMainda não percebi qual a postura que defende... é a aborgadem à suecia ou nao ter abordagem nenhuma?

    Deixo as certezas para os outros. Se o confinamento é importante para evitar ruptura nos hospitais, por outro lado impede que a imunização avance mais depressa.
    • eu
    • 8 abril 2020

     # 508

    Colocado por: J.FernandesMuito cedo para balanços. Os países com mais confinamento em que as coisas se controlaram melhor, dizem os especialistas que são os países com mais probabilidade de uma segunda vaga mais violenta, porque há menos imunidade entre a população.

    No entanto, quando chegar a próxima vaga, os países estarão muito melhor preparados para a enfrentar.

    Esta é a maior vantagem dos países que tomaram medidas mais radicais logo no início da pandemia.
  8.  # 509

    Colocado por: JoelME o que chega via Sines? Devíamos partilhar? Estou um pouco confuso...


    Sim, qual é o drama? Mas acha que a Sines chega alguma coisa materialmente relevante para enviar para fora de Portugal? É quase tudo para consumo interno ou para transformar e reenviar.

    Colocado por: JoelMQuem é que não quer? Os holandeses?


    Para em Portugal politicamente não haver esse interesse, é bem possível que existam pressões na UE. O facto é que o barco é o meio de transporte mais barato, por isso a Holanda tem a vantagem da localização geográfica.

    Colocado por: JoelMDiga lá quanto foi...

    Não precisa dessa agressividade, estamos a discutir pontos de vista, se me mostrar que tem razão com argumentos, fico feliz por aprender algo.
    Quanto a quanto recebeu, é só pesquisar, n sei de memória nem tenho aqui as fontes, mas se n encontrar, tenho todo o gosto em pesquisar por si e mostrar.

    Quanto ao dinheiro que veio da UE, ter sido bem ou mal gasto, que culpa tenho eu? É a velha questão de generalizar e das médias, quando isso aconteceu na grande maioria foi nos anos 80,90 e 00, era eu 1 miúdo/ adolescente, e bem me lembro na aldeia de construírem estufas que nunca produziram sequer. Para n falar do resto.
  9.  # 510

    Por muito que não gostem do trump é muito melhor que os ultimos 3 juntos, se fosse o Obama a gerir o conflito da coreia já tinha 2 nobeis da paz.

    E sim estratégia dele estava resultar, os EUA estavam em crescimento, se não fosse a pandemia o primeiro mandato seria excelente, simplesmente é um presidente que governa para o seu povo os outros que se lixem e todos os presidentes deveriam fazer o mesmo, nós andamos a brincar aos presidentes em que no final somos todos muito solidários mas coronabonds é que não.

    E a china cresceu porque os EUA andou a ser gerido por bananas que deixaram muita da tecnologia americana fosse roubada por empresas chinesas, ainda hoje a china rouba milhões em tecnologia.

    Para entender um pouco basta ver como a URSS desenvolveu a bomba atômica, copiar é fácil.
  10.  # 511

    Colocado por: JoelMcontudo continuo a não entender a ligação entre a holanda


    É mais fácil descarregar na Holanda, muitas empresas portuguesas preferem descarregar na Holanda e pagar o transporte de camião para Portugal, porque será não sei mas algum motivo devem ter.
  11.  # 512

    Colocado por: JoelMestou a tentar não me rir com força demais...

    se dissesse que é um presidente que governa para si e para a sua família... tinha de concordar, assim só pode ser anedota mesmo!


    Mas você está nos EUA?

    Tenho grandes amigos lá é apesar de no princípio não gostem dele passados 2 anos só me falavam maravilhas dele, havia mais trabalho com isso mais dinheiro ao fim da semana portanto estavam contentes e não são familiares do trump isso tenho a certeza.

    Mas acha que a Hilary teria feito melhor?
  12.  # 513

    Colocado por: JoelMisto já é desconversar


    A China afinal inventou o quê?

    O coronavirus e pouco mais, 90% da população são escravos que ganham para comer e pouco mais, nos EUA á muita miséria na China são todos ricos a comer arroz com arroz.
  13.  # 514

    Colocado por: JoelM

    medir a qualidade de um presidente por uns amigos estarem contentes e dizerem que tem mais dinheiro... enfim...

    por mim, os EUA podiam afundar entre o oceano atlântico e o pacifico que não me iam fazer sentir saudades...


    Se não fossem os EUA ou falavas alemão ou russo.
  14.  # 515

    Colocado por: JoelMcontudo continuo a não entender a ligação entre a holanda usar os portos para gerar dinheiro e nós andarmos sempre feitos pedintes... tivessemos nós os portos holandeses ou os poços de petroleo noruegueses e a história era a mesma, tinha-mos era mais umas centenas de milionários privados no país à custa disso!


    Como expliquei, o barco é o meio de transporte mais barato, de longe, a localização estratégica da Holanda faz com que seja o local prefiro para desembarcar tudo. Não faz sentido desembarcar em Sines e levar de comboio ou camião para França, Alemanha, Itália, Bélgica e todos os outros na Europa Central.


    Colocado por: JoelMo Ntorion é que deu a entender que portugal é um coitadinho explorado no EU


    Nunca.

    Defendo a meritocracia (não existe em Portugal), preferia não pertencer à UE, nem ao Euro. Se fossemos minimamente eficientes só teríamos a ganhar com isso, aliás, aposto que se não pertencessemos iamos ganhar essa eficiência que nos falta, a "necessidade aguça o engenho".

    Eu até tenho uma teoria, os povos do norte são mais ricos, pq desde sempre (imaginar milhares de anos atrás) esses povos tiveram de se preocupar com o planeamento, como iam sobreviver aos invernos, tinham comida armazenada? Lenha para fogueiras? Etc, a necessidade fez com soubessem ou obrigasse a trabalhar mais. E essa capacidade ficou nos genes dessa população.

    Os do Sul, bem, haveria sempre caça, frutas, pesca... Sol... Qual a necessidade de trabalhar a fundo? De preocupar com o inverno? De planear? A capacidade que desenvolvemos foi a do improviso, do adaptar...
    E nos dias de hj, quem não gosta de aproveitar o sol, a praia, a bela imperial ao fim do dia?
  15.  # 516

    Colocado por: rsvaluminio

    É mais fácil descarregar na Holanda, muitas empresas portuguesas preferem descarregar na Holanda e pagar o transporte de camião para Portugal, porque será não sei mas algum motivo devem ter.


    Não é mais fácil, nenhum barco vai atracar aqui, ter custos logísticos, para descarregar meia dúzia de contentores, se for uma carga completa ou quantidade que se justifique eles param, assim seguem pra Holanda e vêm para cá de camião.
    • eu
    • 8 abril 2020 editado

     # 517

    Colocado por: NTORIONpreferia não pertencer à UE, nem ao Euro. Se fossemos minimamente eficientes só teríamos a ganhar com isso, aliás, aposto que se não pertencessemos iamos ganhar essa eficiência que nos falta, a "necessidade aguça o engenho".


    Se isso fosse verdade, seríamos um País rico e avançado antes de aderirmos à CEE.

    Mas daquilo que me lembro, éramos um País atrasado, sem infraestruturas e com uma economia baseada em mão de obra barata e desvalorização contínua do escudo.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  16.  # 518

    Desculpem lá, mas geograficamente é a mesma coisa descarregar na Holanda ou na Bélgica, França e Alemanha.
    Fiscalmente é que já não será a mesma coisa...
  17.  # 519

    Colocado por: euSe isso fosse verdade, seríamos um País rico e avançado antes de aderirmos à CEE.


    Por isso eu disse, se funcionasse a meritocracia. Se o trabalho compensar. Mas aqui não, subsidiamos os coitadinhos.

    A conjuntura europeia e mundial não tem nada a ver com os anos 60,70 ou 80.
    • smart
    • 8 abril 2020 editado

     # 520

    hum
    O problema são os esquemas
    sempre foi e sempre será
    projectam-se demasiadas obras absurdas, não porque trarão vantagem para o desenvolvimento, mas porque satisfazem interesses alheios.
    recebeu-se $, que gerou a diminuição drastica e extinção de muitas actividades.
    A receita da UE é sempre a mesma,
    Pague-se para deixar de produzir e depois quando quiserem venham cá comprar aos mesmos...
    enquanto houver novos países a associarem....
    vejam as balanças de importações/exportações.
    Desde a ultima crise, não fosse a explosão do Turismo, a descida dos juros, compra de divida publica por parte do BCE e aumento da massa monetária na zona euro, e ja estaríamos a passar fome com o modelo de governação/empresarial e funcionamento das instituições que temos.
    Falam em excedente, mas a divida publica continua a aumentar, não obstante o aumento do PIB com a progressão da actividade económica.
    Um dia, ainda descobrem os défices do sector empresarial do estado...
    São numeros...que enganam..
 
0.1322 seg. NEW