Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

    Colocado por: NTORION

    Está completamente desfasado da realidade kikin, é caso para perguntar se acordou hoje de 1 coma? UK e Suécia testam muito menos a população que Portugal, se testarem mais, vão identificar muitos novos casos.
    E não é Portugal q se aproxima dos números de mortos da Suécia, há uma semana a Suécia tinha menos mortos que Portugal (registados oficialmente) mas depois teve uns dias a 60/70 mortos e disparou.

    Mas ao identificarem mais casos a percentagem de mortalidade também diminui bastante certo?
  2.  # 782

    Colocado por: NTORION

    Está completamente desfasado da realidade kikin, é caso para perguntar se acordou hoje de 1 coma? UK e Suécia testam muito menos a população que Portugal, se testarem mais, vão identificar muitos novos casos.
    E não é Portugal q se aproxima dos números de mortos da Suécia, há uma semana a Suécia tinha menos mortos que Portugal (registados oficialmente) mas depois teve uns dias a 60/70 mortos e disparou.

    Beja por exemplo os mortos por milhão de habitantes nos países que referiu, e veja se estamos ou queremos estar perto deles.
      Screenshot_20200412-153911.jpg

    Tem razão. Nesta altura estamos muito melhor que a Suécia em termos de mortes. Em relação á taxa de letalidade vamos ver no final, agora ainda é cedo
  3.  # 783

    Colocado por: Kikin99
    Mas ao identificarem mais casos a percentagem de mortalidade também diminui bastante certo?


    Veja o quadro acima. Sinceramente as percentagens dizem-me muito pouco, prefiro os números absolutos, ajustados à escala seja por milhão ou milhar de habitantes. Temos 3x mais testes feitos, imagine as pessoas que já morreram nesses países e nem foram testadas. Temos 1/3 dos mortos do um e 1/2 dos da Suécia.
  4.  # 784

    Colocado por: NTORION

    Veja o quadro acima. Sinceramente as percentagens dizem-me muito pouco, prefiro os números absolutos, ajustados à escala seja por milhão ou milhar de habitantes. Temos 3x mais testes feitos, imagine as pessoas que já morreram nesses países e nem foram testadas. Temos 1/3 dos mortos do um e 1/2 dos da Suécia.

    Tem razão já disse que sim. Mas a taxa de letalidade também conta e o numero de testes feitos influencia muito isso.
  5.  # 785

    Como gosto de aprender e obrigado por me terem corrigido nestes números(suecia vs Portugal)... Outra curiosidade que tenho são os números da Grécia, alguém tem alguma explicação para eles? Uma população igual á nossa, ainda com menos camas de ci e com queixas de falta de mascaras e proteção consegue ter números tao baixos de mortes e casos?
  6.  # 786

    Felizmente que vai começando a haver pessoas com alguma racionalidade. É bom para facilitar as decisões dos governantes e não estarem só dependentes das redes sociais.
    https://www.dn.pt/edicao-do-dia/11-abr-2020/e-melhor-por-gente-na-rua-com-teste-feito-e-mascara-do-que-manter-o-pais-fechado--12057772.html



    Colocado por: Kikin99Outra curiosidade que tenho são os números da Grécia, alguém tem alguma explicação para eles?

    Por acaso também gostava de saber, já tinha uma viagem para lá, marcada e paga para daqui a 20 dias. Ainda tenham esperança de ir lá para junho ou julho.
  7.  # 787

    Colocado por: CarvaiFelizmente que vai começando a haver pessoas com alguma racionalidade. É bom para facilitar as decisões dos governantes e não estarem só dependentes das redes sociais.
    https://www.dn.pt/edicao-do-dia/11-abr-2020/e-melhor-por-gente-na-rua-com-teste-feito-e-mascara-do-que-manter-o-pais-fechado--12057772.html




    Por acaso também gostava de saber, já tinha uma viagem para lá, marcada e paga para daqui a 20 dias. Ainda tenham esperança de ir lá para junho ou julho.

    Por acaso tambem iria em Agosto para lá, mas tive que desmarcar ainda antes de aparecer isto .
  8.  # 788

    Colocado por: JoelM

    a sua preocupação é com percentagem e numeros? quer dizer que se estas medidas resultarem e se conseguir conter o numero de mortes, significa que as medidas foram em excesso para si?

    Claro que a preocupação tem a ver com numero e percentagens...imaginando o cenário actual, temos 500 mortes em 16500 casos, logo taxa letalidade 3 % mas imagine que o numero de casos não são 16500 mas são 10x mais como já se fala em espanha e italia, acha que as medidas foram acertadas?
  9.  # 789

    Colocado por: Kikin99mas imagine que o numero de casos não são 16500 mas são 10x mais como já se fala em espanha e italia, acha que as medidas foram acertadas?


    percebe -se alguma coisa disto, desculpe lá que logica é essa?

    10 X mais casos iria dar muito mais mortes ou não ?
  10.  # 790

    Colocado por: marco1

    percebe -se alguma coisa disto, desculpe lá que logica é essa?

    10 X mais casos iria dar muito mais mortes ou não ?

    Não, o numero de mortes são os mesmo pois é a unica coisa que se pode medir com exactidão.
    O numero de pessoas sem sintomas é cerca de 80 %...calcula-se que em italia e espanha os casos sejam 10 ou mais vezes superiores, casos esses que nunca foram detectados.
    Um exemplo na minha vila há 6 casos positivos confirmados, que apenas foram apanhados porque se fizeram testes, nenhum deles teve ou tem nenhum sintoma, nem sequer uma dorzinha de garganta, nada mesmo nada
  11.  # 791

    Colocado por: JoelM

    oh homem, você acordou mesmo agora do coma... está a imaginar o que são serviços hospitalares a rebentar por tudo quanto é lado e medicos terem de decidir quem vive e quem morre por falta de capacidade de tratamento? isto num país chamado de primeiro mundo?? e depois vem você e diz... ah mas só morreu 1% dos infectados... que grande descargo de consciencia!

    Estou a imaginar tudo isso e também imagino esses mesmos serviços a salvarem a vida a toda a gente nos invernos passados onde morrem 3000 de gripe em Portugal e em anos bons.
    Se me disser salvar uma vida é o suficiente para valer a pena, concordo desde que não mate centenas por não terem que comer
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  12.  # 792

    Colocado por: JoelM

    oh homem, você acordou mesmo agora do coma... está a imaginar o que são serviços hospitalares a rebentar por tudo quanto é lado e medicos terem de decidir quem vive e quem morre por falta de capacidade de tratamento? isto num país chamado de primeiro mundo?? e depois vem você e diz... ah mas só morreu 1% dos infectados... que grande descargo de consciencia!

    acha que as medidas são exageradas?? vá para a linha da frente ajudar nos hospitais, sujeite-se a cargas elevadissimas de infecção do virus e depois venha cá falar!

    E quem lhe diz que não o faço? Secalhar estou mais na linha da frente que voce...Estou mas não o digo, estou mas não sou heroi, estou mas penso nas pessoas que estão sem receber, estou mas só faço o meu trabalho, sou profissional e não heroi como muitos querem ser
  13.  # 793

    Colocado por: JoelM

    morreu alguem por falta de capacidade de internamento?? deixe-se de idiotices e de comparar o incomparavél!

    mas alguém vai morrer à fome em portugal por causa das medidas? tanta gente preocupada com a fome agora, mas antes disto tudo havia gente também a passar fome e nunca vi ninguém aqui indignado...

    Pois não, nem sequer chegam aos hospitais
    • smart
    • 12 abril 2020 editado

     # 794

    hum..
    Para reflectir..
    Tem lido aqui, que a letalidade do virus é muito baixa..
    Vejam a taxa nos países a seguir indicados e vejam lá se nestes não anda entre 10 a 13% de mortes em relação ao nº de infectados...e mesmo assim, existem vozes nas regiões a esclarecer que os registos são bastantes mais ...

    https://www.sapo.pt/noticias/covid19
    Italia 152271 casos / 19468 mortes
    Espanha 166019 casos / 16972 mortes
    França 130730 casos / 13832 mortes
    UK 79885 casos / 9875 mortes
    Belgica 29647 casos / 3600 mortes
    Holanda 25746 casos / 2737 mortes

    é verdade que existem países, com taxas bastante menores, mas também não é mentira, que têm soluções de saúde diferentes entre aqueles que apresentam dados cuja fiabilidade é muito duvidosa...
    Portugal apresenta um bom rácio, mas pergunto-me pq não são partilhados os registos com as entidades que integram as soluções da linha da frente, como por exemplo a protecção civil.
    Parece que não vêem os presidentes da camara a queixarem-se e alguns são boyxx.
    ninguém morre de COVID !
    O vírus provoca agravamento da condição e pode originar patologias que levam à morte.
    Daí, todos os falecidos portadores do vírus deveriam constar na lista
    O registo não é dos que morrem por COVID
    É dos que estavam infectados quando faleceram
    E leio e verifico que infectados não constam nos registos
    por exemplo não temos falecimentos de menores de 20 anos na consulta do boletim da DGS
    Mas no Hospital da Feira, uma criança faleceu com COVID, que indicaram padecer de menigite
    Deveria constar no boletim e está ausesnte...
    .
    A questão é que quando fôr atingido o break heaven na capacidade de resposta, começam os problemas a sério, em virtude do longo período de recuperação dos portadores do virus que pode chegar a 1/2 meses...
    Podem constituir 1 milhão de camas, mas é preciso profissionais para cuidar.
    E à medida que o tempo passa, uns vão sendo infectados, outros vão ficando saturados fisicamente e emocionalmente pelos motivos que se sabe, estando ausentes das famílias...., demorante tempo valioso a recuperar.
    Portanto, se souberem de uma razão razoável para a ausência de partilha dos registos junto dos municípios, partilhem..
    .
    Por outro lado é insustentável a manutenção do confinamento por longo periodo..
    E a vacina, na melhor das hipoteses será para o fim do ano.
    Está à vista, na minha opinião pessoal os proximos passos.
    Levantar as restrições lentamente, para que a sociedade se vá infectando em niveis baixos, para que o SNS não colapso, de forma a atingir a imunidade de grupo.
    Não há milagres e as escolhas têm de ser feitas
    Existem pessoas a morrer com outras patolgias por ausência de cuidados, tem sido relatado pela ordem dos médicos os adiamentos nas intervenções.
    É a minha opinião. Tenho direito a ela. que pode estar correcta ou errada.
    Não quero alertar mas tb não como tudo o que me dão.
    agora,
    Dizerem que pouco mais mortal é do que a gripe e que ronda 1%...
    levando a que os idosos deêm pouca relevância e não se protejam devidamente?? expliquem isso aos países acima indicados com taxas de mortalidade acima dos 10%..
  14.  # 795

    Colocado por: JoelM

    ainda que fosse verdade, que não é, apenas esta a cavalgar a onda da idiotice, as mortes dos outros anos não são por falta de assistência médica nem põem em risco os profissionais de saúde da maneira que estão neste momento em risco!

    mais uma vez, mandar postas de pescada que as medidas são excessivas sentado no seu sofa de casa é muito fácil...

    Diz voce que estou sentado no meu sofa...
    Já que sabe tudo também deve saber que os numeros de mortes em italia por gripe, certo? Mesmo sem falta de assistencia como voce diz...
  15.  # 796

    Colocado por: smarthum..
    Para reflectir..
    Tem lido aqui, que a letalidade do virus é muito baixa..
    Vejam a taxa nos países a seguir indicados e vejam lá se nestes não anda entre 10 a 13% de mortes em relação ao nº de infectados...

    https://www.sapo.pt/noticias/covid19
    Italia 152271 casos / 19468 mortes
    Espanha 166019 casos / 16972 mortes
    França 130730 casos / 13832 mortes
    UK 79885 casos / 9875 mortes
    Belgica 29647 casos / 3600 mortes
    Holanda 25746 casos / 2737 mortes

    é verdade que existem países, com taxas bastante menores, mas também não é mentira, que têm soluções de saúde diferentes entre aqueles que apresentam dados cuja fiabilidade é muito duvidosa...
    Portugal apresenta um bom rácio, mas pergunto-me pq não são partilhados os registos com as entidades que integram as soluções da linha da frente, como por exemplo a protecção civil.
    Parece que não vêem os presidentes da camara a queixarem-se e alguns são boyxx.
    ninguém morre de COVID.
    O vírus provoca agravamento da condição e pode originar patologias que levam à morte.
    Daí, todos os falecidos portadores do vírus deveriam constar na lista
    O registo não é dos que morrem por COVID
    É dos que estavam infectados quando faleceram
    E leio e verifico que infectados não constam nos registos
    por exemplo não temos falecimentos de menores de 20 anos na consulta do boletim da DGS
    Mas no Hospital da Feira, uma criança faleceu com COVID, que indicaram padecer de menigite
    Deveria constar no boletim e está ausesnte...
    .
    A questão é que quando fôr atingido o break heaven na capacidade de resposta, começam os problemas a sério, em virtude do longo período de recuperação dos portadores do virus que pode chegar a 1/2 meses...
    Podem constituir 1 milhão de camas, mas é preciso profissionais para cuidar.
    E à medida que o tempo passa, uns vão sendo infectados, outros vão ficando saturados fisicamente e emocionalmente pelos motivos que se sabe, estando ausentes das famílias....
    Portanto, se souberem de uma razão razoável para a ausência de partilha dos registos junto dos municípios, partilhem..
    .
    Por outro lado é insustentável a manutenção do confinamento por longo periodo..
    E a vacina, na melhor das hipoteses será para o fim do ano.
    Está à vista, na minha opinião pessoal os proximos passos.
    Levantar as restrições lentamente, para que a sociedade se vá infectando em niveis baixos, para que o SNS não colapso, de forma a atingir a imunidade de grupo.
    Não há milagres e as escolhas têm de ser feitas
    Existem pessoas a morrer com outras patolgias por ausência de cuidados, tem sido relatado pela ordem dos médicos os adiamentos nas intervenções.
    É a minha opinião
    agora,
    Dizerem que pouco mais mortal é do que a gripe e que ronda 1%...
    levando a que os idosos deêm pouca relevância e não se protejam devidamente?? expliquem isso aos países acima indicados com taxas de mortalidade acima dos 10%..

    Certo ,está tudo certo no seu pensamento. Isto não é uma gripe, é mais grave, requer mais cuidados e durante mais tempo. Ninguem pos isso em causa.
    Mas está a esquecer-se de uma coisa muito importante, que a grande maioria não apresenta sintomas (80 %) logo o numero de infectados é muito maior logo a tal taxa de letalidade não é 10 % é muito menor. Dai se falar tantos dos testes sorologicos, quando os houver e bem feitos é que se vai perceber a dimensão disto. A gripe A ao inicio tambem matava cerca de 30 %, depois foi-se ver e não era nada assim,...
    a
    Concordam com este comentário: smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  16.  # 797

    Colocado por: JoelM

    não é preciso saber tudo para saber que alguém que fala assim claramente não tem de se por todos os dias em risco para salvar a vida dos outros... mas eu fico-me por aqui a debater com alguem que saiu agora de hibernação e vem defender posições que outros países tentaram e correram como correram...

    Diz você que não me ponho em risco e diz voce que não salvo a vida dos outros.
  17.  # 798

    Colocado por: Kikin99Como gosto de aprender e obrigado por me terem corrigido nestes números(suecia vs Portugal)... Outra curiosidade que tenho são os números da Grécia, alguém tem alguma explicação para eles? Uma população igual á nossa, ainda com menos camas de ci e com queixas de falta de mascaras e proteção consegue ter números tao baixos de mortes e casos?


    Também já tinha aqui perguntado o que tinha feito/estava a fazer a Grécia, ontem encontrei a resposta:

    As autoridades gregas não esperaram muito tempo até porem em prática medidas de isolamento social. País tem apenas dois mil casos e 86 mortos.

    Com pouco mais de dois mil casos de covid-19 confirmados e apenas 86 mortos, a Grécia tem gerido com sucesso a pandemia que noutros países europeus deixou em colapso os sistemas de saúde. A imposição de regras de isolamento social bem cedo tem dado frutos, apesar das críticas dos médicos à falta de material de protecção.

    Mesmo tendo em conta as diferenças de população, a Grécia tem um balanço bem menos negativo do que países como Itália ou Espanha, onde o número de mortes foi 40 vezes superior. Comparando com Portugal, onde há 435 mortos, que tem uma população semelhante, os números gregos continuam a ser amplamente mais positivos.

    Por trás do sucesso está a entrada do país em regime de quarentena muito antes de a epidemia ganhar dimensão. Ao contrário de Itália ou de Espanha, as autoridades gregas esperaram menos de duas semanas desde o primeiro caso confirmado para encerrar as escolas e cancelar grandes eventos – nos dois países europeus mais afectados, por outro lado, passou mais de um mês até que essas decisões fossem tomadas

    A rápida implementação destas medidas foi decisiva para travar a propagação do coronavírus que no caso grego poderia ter contornos particularmente trágicos. Depois de uma década em que o orçamento da saúde foi reduzido para metade por causa dos programas de austeridade impostos pelos credores internacionais, o sistema de saúde grego estava em péssimas condições para lidar com uma pandemia como a actual.


    (...)

    https://www.publico.pt/2020/04/11/mundo/noticia/grecia-espera-resposta-rapida-covid19-afaste-rotulo-ovelha-negra-ue-1911948
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  18.  # 799

  19.  # 800

    Colocado por: wuxing

    Também já tinha aqui perguntado o que tinha feito/estava a fazer a Grécia, ontem encontrei a resposta:

    As autoridades gregas não esperaram muito tempo até porem em prática medidas de isolamento social. País tem apenas dois mil casos e 86 mortos.

    Com pouco mais de dois mil casos de covid-19 confirmados e apenas 86 mortos, a Grécia tem gerido com sucesso a pandemia que noutros países europeus deixou em colapso os sistemas de saúde. A imposição de regras de isolamento social bem cedo tem dado frutos, apesar das críticas dos médicos à falta de material de protecção.

    Mesmo tendo em conta as diferenças de população, a Grécia tem um balanço bem menos negativo do que países como Itália ou Espanha, onde o número de mortes foi 40 vezes superior. Comparando com Portugal, onde há 435 mortos, que tem uma população semelhante, os números gregos continuam a ser amplamente mais positivos.

    Por trás do sucesso está a entrada do país em regime de quarentena muito antes de a epidemia ganhar dimensão. Ao contrário de Itália ou de Espanha, as autoridades gregas esperaram menos de duas semanas desde o primeiro caso confirmado para encerrar as escolas e cancelar grandes eventos – nos dois países europeus mais afectados, por outro lado, passou mais de um mês até que essas decisões fossem tomadas

    A rápida implementação destas medidas foi decisiva para travar a propagação do coronavírus que no caso grego poderia ter contornos particularmente trágicos. Depois de uma década em que o orçamento da saúde foi reduzido para metade por causa dos programas de austeridade impostos pelos credores internacionais, o sistema de saúde grego estava em péssimas condições para lidar com uma pandemia como a actual.


    (...)

    https://www.publico.pt/2020/04/11/mundo/noticia/grecia-espera-resposta-rapida-covid19-afaste-rotulo-ovelha-negra-ue-1911948

    Mas tal como eles nós tambem fechamos escolas duas semanas depois dos primeiros casos e mesmo assim estamos pior que eles. Tem que haver algo mais, clima? não receber tanto turismo nesta altura? não sei mesmo!
 
0.2366 seg. NEW