Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: Anonimo09092021Sendo a Europa o epicentro e, principalmente, a Europa Ocidental, o 10° lugar não envergonha.

Não envergonha mas também não dá motivos de orgulho.

Convém ter presente que os elogios que se ouvem na imprensa estrangeira são feitos na comparação com os nossos vizinhos espanhóis que é onde as coisas têm corrido pior não só na Europa mas no mundo.

Não há cá milagres nenhuns.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  2.  # 282

Colocado por: J.FernandesNão há cá milagres nenhuns.

Verdadeiro milagre é o Alentejo com 0 mortes. Está na altura de mudar o Santuário para Reguengos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 283

Colocado por: telhaduasaguasMas com o centro de saúde fechado não posso falar com a médica de família...

Os centros de saúde aqui estão a funcionar todos os dias, sábados, domingos e feriados. Até no dia de Páscoa me ligaram.
    E fiz um teste num domingo e outro na sexta feira santa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
    • eu
    • 16 abril 2020 editado

# 284

Colocado por: J.FernandesNão envergonha mas também não dá motivos de orgulho.

Em número de mortos por milhão, estamos melhor que: Bélgica, Espanha, Itália, França, Reino Unido, Holanda, Suíça, Suécia, Luxemburgo, Estados Unidos, Irlanda...

Considerando o habitual desleixo dos responsáveis políticos Portugueses e dos próprios Portugueses, não está nada mal.

Os USA, o País mais poderoso do mundo, tem já quase o dobro dos mortos por milhão que Portugal.

O Reino Unido, esse pilar de sabedoria, tem mais do triplo dos mortos por milhão que Portugal.

Lembrem-se disto quando desvalorizarem os resultados do nosso País.
  4.  # 285

À boa maneira portuguesa, vemos sempre as coisas pelo lado positivo.
    Estamos melhor que uma dúzia, mas pior que muitas dezenas.
    • hangas
    • 16 abril 2020 editado

# 286

Do INE

Número de óbitos e número de óbitos por 100 mil habitantes no mês de março, Portugal, 2018-2020

Isto são só dados até Março, será interessante ver se em Abril houve um desvio acima da média.

EDIT: Relatório completo aqui

EDIT2: Sem ter um histórico mais alargado, eu leio este gráfico de duas formas. Ou 2018 foi um ano atípico, ou então estava a haver algum progresso na redução da mortalidade que esta pandemia veio reverter.

EDIT3: Dados do UK abaixo. É óbvio que houve mortes adicionais em relação aos últimos anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Anonimo16102022
      Screenshot 2020-04-16 at 22.37.48.png
      Screenshot 2020-04-16 at 23.09.54.png
    • eu
    • 16 abril 2020

# 287

Colocado por: rjmsilvaÀ boa maneira portuguesa, vemos sempre as coisas pelo lado positivo.
    Estamos melhor que uma dúzia, mas pior que muitas dezenas.

Então o que dirão os Britânicos ou os Belgas...
  5.  # 288

Colocado por: eu

Então o que dirão os Britânicos ou os Belgas...

Esses falharam, assim como nós. Não nos deve servir de consolo que as falhas deles tenham efeitos mais gravosos. Devíamos era olhar para os países onde está a correr melhor que cá e tentar perceber porquê e se podemos melhorar.
    Concordam com este comentário: wuxing, desofiapedro, telhaduasaguas
  6.  # 289

Colocado por: rjmsilva

Os centros de saúde aqui estão a funcionar todos os dias, sábados, domingos e feriados. Até no dia de Páscoa me ligaram.
    E fiz um teste num domingo e outro na sexta feira santa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:telhaduasaguas

O centro de saúde do concelho está aberto, mas a minha médica de família é no centro de saúde aqui da aldeia, que pelo menos aqui há umas semanas estava fechado. Mas reconheço que nunca mais tentei ver se estava aberto... uma vez que amanhã é sexta e a médica vem às segundas, quartas e sextas, vou tentar ver se amanhã por acaso está aberto.
  7.  # 290

Ligue para o do concelho e pergunte como faz para falar com a médica. Mas não acredito que ela prescreva as Análises.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  8.  # 291

Colocado por: rjmsilvaMas não acredito que ela prescreva as Análises.

Porquê?
  9.  # 292

Colocado por: rjmsilva

Esses falharam, assim como nós. Não nos deve servir de consolo que as falhas deles tenham efeitos mais gravosos. Devíamos era olhar para os países onde está a correr melhor que cá e tentar perceber porquê e se podemos melhorar.

Touché

E foi mesmo por isso que coloquei o link. Tenho receio que os nossos governantes não estejam devidamente atentos ao que se está a passar noutros países (alguns na Europa mas principalmente países como Taiwan, Coreia do Sul e até ver o Japão) e que de certa forma se continue a subestimar o vírus.

Parece que ainda não é certo que vai ser obrigatório o uso de máscaras...

Como já disse a vacina da BCG parece ser um bom seguro mas também convém não abusar da sorte...

Eu visito todos os dias este site: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

Sei bem que há cerca de um mês andamos sempre à volta do 16º lugar (há + de 180 países no mundo...) no nº de casos confirmados e nº de mortos...

Será que os nossos governantes e a DGS estão conscientes disto?
    Espero bem que sim.
  10.  # 293

que comentários ridículos, desculpem a falta de paciência
    estarem a comparar Portugal com dezenas de países de outros quadrantes com demografias e sociedades bem diferentes e que devido ao intercambio internacional da sua população de outro grau AINDA não estão numa fase da pandemia como a da europa e estados unidos
    é mais que claro que estamos a ir muito bem até agora ao comparar os nossos 600 casos totais de óbitos com aquilo que nos rodeia que são 600 em média por dia
    sinceramente é mesmo ter uma agenda qualquer politica ou outra treta qualquer para querer meter poeira no meio desta crise sem precedentes.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  11.  # 294

Tanta conversa tanta conversa, nos forum e nos parlamentos (incluindo o de São Bento) e nos mass-media, mas quando se chegar daqui por semanas, ou dias, á conclusão que se tivesse imposto, logo na primeira renovação do EEmergência, a obrigatoriedade de usar máscara na via pública isso teria reduzido a taxa de infecção e mortalidade em um terço ou porventura metade, a quem é que os familiares desses futuros falecidos irão pedir responsabilidades?

Temos o caso de países como a R.Checa e da Grécia ( aqui a mascara não foi obrigatoria, mas se fosse os numeros teriam certamente sido ainda muito melhores) que serviram de exemplo!
  12.  # 295

e em relação a outro aspeto disto tudo,
    este fumo que vai ganhando alguma consistência dá que pensar também
    alias há muitos tópicos atras já tinha referido este assunto.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/eua-acusam-china-de-ter-criado-coronavírus-em-laboratório/vi-BB12KfaV?ocid=spartanntp
  13.  # 296

Teorias da conspiração é que nos vão resolver o problema.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
  14.  # 297

Colocado por: rjmsilvaLigue para o do concelho

Não está relacionado com este tema, mas lembrei-me agora desta história: uma vez levei lá o meu pai por ter uma ferida num pé que estava infectada. Ele disse-me que não queria ir lá por ter sido maltratado no passado, mas julguei que estivesse a exagerar.

Entrámos na sala de triagem, onde expliquei a situação ao enfermeiro, que depois se dirigiu à sala da médica e disse: "Tenho ali dois totós, um tem uma ferida numa perna" (transcrição exacta)

._.
  15.  # 298

quem disse isso?
    apenas acompanho certos ventos que se vão passando inclusive até as declarações meio indiretas do Macron á china
    assim como na fase inicial em que as comunicações entre médicos e cientistas da china e do resto do mundo foram bloqueadas pelos filtros da internet chinesa.
  16.  # 299

Colocado por: telhaduasaguasTenho ali dois totós, um tem uma ferida numa perna" (transcrição exacta)

Lol.
  17.  # 300

Colocado por: eu
    Em número de mortos por milhão, estamos melhor que: Bélgica, Espanha, Itália, França, Reino Unido, Holanda, Suíça, Suécia, Luxemburgo, Estados Unidos, Irlanda...

Considerando o habitual desleixo dos responsáveis políticos Portugueses e dos próprios Portugueses, não está nada mal.

Os USA, o País mais poderoso do mundo, tem já quase o dobro dos mortos por milhão que Portugal.

O Reino Unido, esse pilar de sabedoria, tem mais do triplo dos mortos por milhão que Portugal.

Lembrem-se disto quando desvalorizarem os resultados do nosso País.

Ainda bem que já terminou!

0.0651 seg. NEW