Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: rsvaluminioEsperem pelo fim do deste mês para ver o que se vai passar em Espanha para saber o que vamos ter no fim de Maio em Portugal.

As empresas estão a sufocar, já não tem dinheiro para pagar ordenados, os supostos financiamentos ainda não chegaram às empresas no fim do mês muitos não vão receber, muitos não vão ter dinheiro para dar de.comer aos filhos, ou o estado começa a realmente fazer alguma coisa ou pode começar o caos, algo que não queria ver acontecer em Portugal, mas o caminho que estamos a seguir não é muito diferente, muitas empresas no fim deste mês não tem dinheiro para pagar funcionários, e o centeno anda armado em cr7 das finanças europeias quando na verdade o plano que conseguiu para financiar a Europa é inferior ao da Alemanha e ainda diz que é um sucesso,

Mais curiosos é que a FP que não está a trabalhar continua a receber, onde está a justiça social? Era preferível dar um prêmio a quem nesta altura está na linha da frente e é essencial como SNS e as forças de segurança e meter todo mundo que não faz falta em Lay off.

Isto é mau mau, mas é mais mau para uns que para outros.
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte

Temos que continuar com tudo fechado! Se o povo passar fome, perderem o emprego, não faz mal!! Tudo fechado, para combatermos o vírus na linha da frente!!! E sem olhar para trás!

Ridiculo, temos que começar a abrir! Pois para vivermos numa bolha protegido de tudo até os nossos alimentos tínhamos que produzir! Enfim! Todos a usar máscaras e toca a bulir
  2.  # 422

Colocado por: AMVPÉ óbvio que há muitas outras doenças mas não me lembro de por alguma delas as pessoas terem de ficar em casa, pode dar-se o caso de eu estar esquecida.
    Quanto ao meu comentário, era sarcástico como é óbvio.
    Acho difícil convencerem pessoas de que podemos passar do estado de emergência, seja lá para o que isto serve, para no dia seguinte está tudo seguro para voltarmos a vida, é só mais um vírus. Isso em si não faz sentido, ou se enganaram antes ou vai-se enganar depois.

https://expresso.pt/Capas/2020-04-17-Maria-Manuel-Mota-e-um-virus-relativamente-bonzinho-na-revista-E
  3.  # 423

Ainda se as pessoas na rua andassem com máscaras... Mas não , o (des?)governo diz que não está previsto a distribuição massiva de máscaras, mas arranjar 15 milhões de euros para subsidiar ( e amaciar) a comunicação social é para já!

Colocado por: zetoOlha o que vos digo, isto ainda vai dar barraca, já começam a abrir lojas, restaurantes, as pessoas já começam a sair a rua, já se nota mais trânsito, vão ver vai dar me**
    Concordam com este comentário:telhaduasaguas,Bricoleiro,Paio,carlosj39
  4.  # 424

Suponhamos que em Portugal no ano de 2020 vão morrer 3000 pessoas de COVID-19 em Portugal (as previsões apontam para muito menos) e que as mortes de todas as outras causas vão ser em número semelhante a 2018 (último ano para os quais há números atualizados no Pordata) - 113000.

Teremos então um aumento da mortalidade de 2,7%. Diga-se que seria um aumento menor do que o aumento entre 2017 e 2018 que foi de 3%. (https://www.pordata.pt/Portugal/%c3%93bitos+de+residentes+em+Portugal+total+e+por+grupo+et%c3%a1rio-3495)

Perante estes factos, só me resta fazer uma pergunta: "Porque que raio é que as pessoas estão em casa e os estabelecimentos fechados? Está tudo doido?!"
    • eu
    • 18 abril 2020

# 425

Colocado por: Ruipsm
    Ridiculo, temos que começar a abrir!

Então, mas afinal não é esse o plano do Governo?
  5.  # 426

Colocado por: rsvaluminioEsperem pelo fim do deste mês para ver o que se vai passar em Espanha para saber o que vamos ter no fim de Maio em Portugal.

As empresas estão a sufocar, já não tem dinheiro para pagar ordenados, os supostos financiamentos ainda não chegaram às empresas no fim do mês muitos não vão receber, muitos não vão ter dinheiro para dar de.comer aos filhos, ou o estado começa a realmente fazer alguma coisa ou pode começar o caos, algo que não queria ver acontecer em Portugal, mas o caminho que estamos a seguir não é muito diferente, muitas empresas no fim deste mês não tem dinheiro para pagar funcionários, e o centeno anda armado em cr7 das finanças europeias quando na verdade o plano que conseguiu para financiar a Europa é inferior ao da Alemanha e ainda diz que é um sucesso,

Mais curiosos é que a FP que não está a trabalhar continua a receber, onde está a justiça social? Era preferível dar um prêmio a quem nesta altura está na linha da frente e é essencial como SNS e as forças de segurança e meter todo mundo que não faz falta em Lay off.

Isto é mau mau, mas é mais mau para uns que para outros.
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte

Olhe, prescindo do meu prêmio ... pode usar o dinheiro onde quiserem .
    A única coisa que quero é que nalgum dia De um futuro próximo o governo aplique a carreira que o próprio governo aprovou sem maroscas . Uma pessoa trabalha à mais de 16 anos e só querem contar os últimos 5 anos para efeitos de carreira
    • eu
    • 18 abril 2020 editado

# 427

Colocado por: J.FernandesSuponhamos que em Portugal no ano de 2020 vão morrer 3000 pessoas de COVID-19 em Portugal (as previsões apontam para muito menos) e que as mortes de todas as outras causas vão ser em número semelhante a 2018 (último ano para os quais há números atualizados no Pordata) - 113000.

Teremos então um aumento da mortalidade de 2,7%. Diga-se que seria um aumento menor do que o aumento entre 2017 e 2018 que foi de 3%. (https://www.pordata.pt/Portugal/%c3%93bitos+de+residentes+em+Portugal+total+e+por+grupo+et%c3%a1rio-3495)

Perante estes factos, só me resta fazer uma pergunta: "Porque que raio é que as pessoas estão em casa e os estabelecimentos fechados? Está tudo doido?!"

Outra vez esta ingénua linha de raciocínio?

O número de mortos é baixo em parte por causa das medidas de contenção.

Qual seria o número de mortos sem medidas de contenção?
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  6.  # 428

Colocado por: RuipsmTudo fechado, para combatermos o vírus na linha da frente!!! E sem olhar para trás!

Tudo fechado?

Onde está tudo fechado?

Construção não pode fechar

Indústria não pode fechar

Muitos que colocaram os empregados na armadilha do Lay off vão ter problemas pois não vão poder despedir mesmo que tenham quebras nas encomendas pois o Lay off a isso obriga, quem pedir financiamento fica também impedido de despedir, o estado quer salvar empregos e não empresas, esquecendo que se não salvar as empresas não vai salvar empregos, algo que os esquerdalhaços nunca compreenderam que sem patrões não há empresas, poderiam aproveitar este situação única para separar os empresários que dão lucro e pagam impostos daqueles que andam sempre a dar prejuízo e ajudar mais as empresas que sempre pagaram os seus impostos e sempre deram lucro, mas o que se passa até agora é um abandono generalizado dos empresários á sua sorte.

Portanto todos aqueles que durante anos fugiram aos impostos nesta altura terão um pé de meia muito superior aqueles que pagaram e deveriam estar melhor preparados para aguentar está fase, na moral da história todos aqueles que fugiram aos impostos em benefício próprio estavam certos.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  7.  # 429

Colocado por: euOutra vez esta linha de raciocínio?

O número de mortos é baixo em parte por causa das medidas de contenção.

Qual seria o número de mortossemmedidas de contenção?

Leia de novo. No meu cenário inflacionei a previsão oficial de 1000 mortes para 3000.

Onde é que quero chegar? Quero dizer que mesmo que as coisas corram muito mal até ao fim do ano, no fim será sempre um aumento de mortalidade perfeitamente em linha com que acontece em qualquer outro ano.
    • eu
    • 18 abril 2020 editado

# 430

Colocado por: J.FernandesLeia de novo. No meu cenário inflacionei a previsão oficial de 1000 mortes para 3000.

E porquê 3000? Sabe lá se não morreriam 30,000 ou até mais pessoas sem as medidas de contenção?

O número de mortos em alguns países, mesmo com medidas de contenção, é um bom indicador do que poderia acontecer em Portugal se não fosse feito nada.
  8.  # 431

Colocado por: euE porquê 3000?

Sabe lá se não morreriam 30,000 ou até mais pessoas sem as medidas de contenção?

E já agora porque não morrerem todos os 10 milhões?!

Quantos morreram até ao momento na Holanda e Suécia, países com restrições leves?
    • AMVP
    • 18 abril 2020

# 432

Colocado por: J.Fernandes
    https://expresso.pt/Capas/2020-04-17-Maria-Manuel-Mota-e-um-virus-relativamente-bonzinho-na-revista-E

Sim, já tinha visto. Mas só agora é que diz isso? Se bem me recordo há umas semanas apareceu por causa dos testes rápidos a serem utilizados no hospital da cruz vermelha, que dias depois de estarem a ser aplicados afinal não eram testes ao covid 19 mas sim para despistar se existia infeção e depois sim fazer-se o teste.

A senhora pode ter toda a razão, mas podia ter dito quando apareceu a falar dos testes que estava a desenvolver.
  9.  # 433

Colocado por: euO número de mortos em alguns países, mesmo com medidas de contenção, é um bom indicador do que poderia acontecer em Portugal se não fosse feito nada.

Então concordamos que 3000 mortos (300/milhão) é um cenário suficientemente pessimista. Não estará muito longe de Itália ou de Espanha.
  10.  # 434

Então concordamos que 3000 mortos (300/milhão) é um cenário suficentemente pessimista. Não estará muito longe de Itália ou de Espanha.

Já está mais para os 400 que para os 300... Só não se esqueça que estamos agora a meio da suposta primeira vaga... Talvez aqui no burgo se fique pelos 120/150,mas no fim do ano n devemos estar longe desses números de 300/400.

De qq forma,ja estamos a viver num dos lados da moeda, daqui a 1 ou 2 meses estaremos a viver no outro, depois já é mais fácil opinar qual preferimos.

O governo não ter tomado as medidas que tomou, era no mínimo um suicídio político, que no fundo no fundo é o que lhes interessa evitar.
    Concordam com este comentário: eu
      Screenshot_20200418-171511.jpg
  11.  # 435

Colocado por: NTORIONO governo não ter tomado as medidas que tomou, era no mínimo um suicídio político, que no fundo no fundo é o que lhes interessa evitar.

Completamente de acordo. Os governos, quase todos, atuaram de acordo com a pressão pública e não de acordo com pareceres científicos, com honrosas exceções, por exemplo a Holanda.
  12.  # 436

O jornal Correio da Manhã de hoje (sábado) oferece uma máscara.
  13.  # 437

As melhores máscaras do mercado:
    Concordam com este comentário: José Barnabé
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
      Máscara.jpg
  14.  # 438

Completamente de acordo. Os governos, quase todos, atuaram de acordo com a pressão pública e não de acordo com pareceres científicos, com honrosas exceções, por exemplo a Holanda.

Esse é o grande drama nestas situações. Para os cientistas e médicos a prioridade máxima é controlar esta pandemia e dimimuir o nº de mortos por COVI19 - esse é o seu trabalho. Para os politicos isso é apenas uma parcela do problema porque têm que lidar com graves crises sociais e económicas que em alguns países pode degenerar em motins, assaltos, etc. Não queiram estar na pele quem tem que tomar decisões nestas situações.
    Apesar de arriscar a ser chamado de fascista e outos nomes pelos fofinhos vou dar um exemplo que nos está mais próximo em termos sentimentais.
    O Brasil como podem ver pelo gráfico anterior tem neste momento 10 mortos por milhão de habitantes pelo virus.
    Em 2019 o Brasil teve cerca de 200 mortos/milhão por violência. Nos anos do Lula e da afilhada a média era 280.
    Portantes graças ao Bolsonaro o Brasil teve menos 80 mortos por milhão de habitantes. Grande sucesso pá.
    Errado, o gajo é um criminoso e até o meu camarada Vasco Lourenço incitou os militares brasileiros a fazer um golpe militar porque essa coisa de eleições é para papalvos. Até o Maduro já percebeu isso.
    • AMVP
    • 18 abril 2020

# 439

Colocado por: Carvai
    Não queiram estar na pele quem tem que tomar decisões nestas situações.
    .

Huum, agora os políticos já servem para alguma coisa?
  15.  # 440

Colocado por: AMVP

Huum, agora os políticos já servem para alguma coisa?

Se não foram os politicos a tomar as decisões quem é que as toma ? O pessoal do trombasBook a fazer petições de 3 em 3 horas ?
    Agora se as decisões são bem ou mal tomadas o problema é outro . Em alguns países até se pode votar para os mudar, mas mesmo nesses (como cá em Portugal) o pessoal também não se quer chatear com isso.

0.1023 seg. NEW