Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

Alguém consegue uma explicação lógica para o que se está a passar em Espanha. Os internamentos em UCI continuam a aumentar, enquanto o número de óbitos tem vindo a descer.

Linha contínua internados em UCI
    Linha tracejada óbitos
      received_228493878420451.png
    • zeto
    • 25 abril 2020 editado

# 722

OUVIRAM O QUE O PRESIDENTE DE ESPANHA PEDRO SANCHEZ DISSE?
    Porque é que portugal, país vizinho só tem 700 Óbitos
  2.  # 723

Colocado por: zetoGraças a deus já á vacina

E aulas de português na RTP Memória.
    Concordam com este comentário: alexp, Anonimo16102022
  3.  # 724

Colocado por: zetoOUVIRAM O QUE O PRESIDENTE DE ESPANHA PEDRO SANCHEZ DISSE?
    Porque é que portugal, país vizinho só tem 700 Óbitos

Espanha é uma monarquia, não tem presidente.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  4.  # 725

https://elpais.com/economia/2020-04-24/las-verguenzas-de-los-pisos-espanoles-quedan-al-descubierto.html?rel=lom

Os nossos vizinhos tiveram que ter uma pandemia para perceberem que estavam a construir mal.

Agora é imaginar muitas famílias em Paris que vivem 3 ou 4 pessoas em pouco mais que 30M2 em que do quarto se pode ver a cozinha a sala e a casa de banho, como se pode pedir a uma família que viva 1 mês em 30M2 que muitas das vezes nem uma janela para a rua têm.
  5.  # 726

Colocado por: JoelM

ou seja, está a fazer esta tempestade toda numa base da suposição....

Como já havia dito um fornecedor meu não teve material para entregar porque lhe cancelaram o fornecimento.

E não estamos a falar da drogaria da esquina estamos a falar da Pecol um dos maiores no seu sector no seu ramo.

Mas se o Joel diz que é suposição é porque é, afinal é dono de toda a verdade.
  6.  # 727

Colocado por: JoelMainda estou à espera que me digam aqui quanto é que as empresas vão perder na venda das mascaras...

Não vão perder nada. Como é fácil de verificar em n exemplos em todo o mundo, ao longo de décadas, quando há intervenção estatal nos preços começa a haver escassez no mercado, porque as coisas são muito lineares: ou o vendedor ganha dinheiro no que vende ou então não vende.
  7.  # 728

"il 44,1% delle infezioni si è verificato in una Rsa [um lar], il 24,7% in ambito familiare, il 10,8% in ospedale o ambulatorio e il 4,2% sul luogo di lavoro."
  8.  # 729

Colocado por: JoelMmas onde é que a proposta do governo implica que o vendedor não ganhe dinheiro?

Claro que pode implicar não ganhar dinheiro. Com que base é o que o governo impõe uma margem máxima aos vendedores?! Cada caso é um caso e cada comerciante é que sabe a margem que tem de aplicar. Exemplo: se uma pequena loja faturava 500€/dia com uma margem de 20% - isto é, 100€/dia para pagar renda, eletricidade, salário do funcionário, lucro, etc. - e depois do confinamento só fatura 250€/dia, como as despesas se mantêm as mesmas, a sua margem tem de aumentar para 40%, porque senão perde dinheiro e mais vale fechar a porta.

Colocado por: JoelMtambém vai cair no ridículo de dizer que limitar o lucro nas mascaras nesta situação é igual à venezuela e ao comunismo na russia?

Claro que vou dizer que é uma medida chavista. Na Venezuela é este tipo de medidas que tem trazido fome e miséria para a população.

Colocado por: JoelMjá existem N de empresas a produzir o mais diverso material DE BORLA e por vontade própria!!

Exemplos meramente simbólicos, em quantidades tão pouco significativas que não influenciam nada.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  9.  # 730

Colocado por: JoelMespeculação sua!

Ignorância sua.

Depois, como se vê, o mercado autoregula-se. Veja-se a minha experiência na compra de máscaras: há um mês comprei máscaras cirúrgicas a 4€, passados uns dias comprei a 3,5€, depois a 1,20€ e ontem comprei uma caixa de 50 por 45€ (0.90€/unid.).
  10.  # 731

O Joel fala assim, porque não tem noção do que é estar inserido numa cadeia produtiva em que há uma cadeia de produtores e fornecedores. O estado só pode fixar o produto final de um produto se conseguir controlar toda a cadeia de produção e distribuição do produto. Atualmente isso só deve acontecer na Coreia do Norte.
    Fiquei sem palavras por a ASAE ter imposto processos a empresas por estarem a vender produtos com margens de lucro de 500%. Não sabia que havia um lucro máximo em Portugal.
  11.  # 732

Colocado por: rjmsilvaO Joel fala assim, porque não tem noção do que é estar inserido numa cadeia produtiva em que há uma cadeia de produtores e fornecedores. O estado só pode fixar o produto final de um produto se conseguir controlar toda a cadeia de produção e distribuição do produto. Atualmente isso só deve acontecer na Coreia do Norte.
    Fiquei sem palavras por a ASAE ter imposto processos a empresas por estarem a vender produtos com margens de lucro de 500%. Não sabia que havia um lucro máximo em Portugal.

Se entrar no campo de especulação de preços ? Sim.
  12.  # 733

Colocado por: enf.magalhaesSe entrar no campo de especulação de preços ? Sim.

Qual é o limite a partir do qual passa a ser especulação?
  13.  # 734

Colocado por: enf.magalhaes
    Se entrar no campo de especulação de preços ? Sim.

Sabe o que é o crime de especulação?

É eu ter na minha tabela de preços um café por 70 cêntimos e vender a um cliente por 1 euro. Ou ter uma embalagem de um produto que marca 850 gramas de quantidade na realidade ele só ter 700 gramas. É assim que a lei define o crime de especulação.
  14.  # 735

Colocado por: rjmsilva

Sabe o que é o crime de especulação?

É eu ter na minha tabela de preços um café por 70 cêntimos e vender a um cliente por 1 euro. Ou ter uma embalagem de um produto que marca 850 gramas de quantidade na realidade ele só ter 700 gramas. É assim que a lei define o crime de especulação.

Isso o que refere é alínea C e D da lei que regula este campo .
    Tem de ler a alínea A e B ...
  15.  # 736

Colocado por: enf.magalhaes
    Isso o que refere é alínea C e D da lei que regula este campo .
    Tem de ler a alínea A e B ...

As alíneas a) e b) referem-se aos preços dos produtos que são regulados por lei ou regulamentação. Não é (era) o caso dos produtos em causa.
  16.  # 737

Colocado por: rjmsilva

As alíneas a) e b) referem-se aos preços dos produtos que são regulados por lei ou regulamentação. Não é (era) o caso dos produtos em causa.

A alínea A sim, refer3-se a isso!
    A alínea B por outro lado é mais abrangente
  17.  # 738

Colocado por: JoelMmas então a medida não ia criar falta do produto no mercado?

Claro que vai (ou ia). Se a ideia era estabelecer um preço máximo abaixo do preço de mercado é óbvio que isso iria provocar escassez.

Colocado por: JoelMconsegue contradizer-se a si próprio em duas linhas...

As contradições estão todas na sua cabeça. Como começou a haver mais produção os preços baixaram. Se a oferta se mantivesse a mesma, com a procura a aumentar o preço continuaria a subir; e não é com decretos que ele ia baixar. Neste caso, a intervenção do estado nos preços só teria este efeito: as máscaras começavam a estar esgotadas em todo o lado e começavam a estar disponíveis, informalmente, por baixo do balcão, com o tal preço supostamente "especulativo".
  18.  # 739

Colocado por: JoelMexacto, porque apenas as suas teorias se verificam...

Se você não lê o que eu escrevi no comentário anterior porque é que volta ruminar o mesmo?!

Como disse anteriormente, como a oferta aumentou o preço desceu.

Os preços mais elevados desse tipo de material na atual conjuntura atraem mais empresas a fabricá-los, o que aumentando a produção faz baixar o preço, esta é a virtude de um mercado livre a funcionar e a autoregular-se.

Colocado por: JoelMgostava de ter visto na greve dos camionistas as bombas colocarem o preço por litro aí a 50 euros

Se isso tivesse acontecido era sinal de duas coisas:
    1 - Não haveria combustível disponível para satisfazer a oferta;
    2 - Haveria consumidores disponíveis a pagar esse excesso só para terem combustível para se deslocarem.

Seria sempre uma situação mais vantajosa do que o combustível custar 1,00€/litro mas estar esgotado em todo o lado.

Um exemplo vivido por mim: em Luanda perto de onde costumo ficar alojado há dois supermercados, um do estado, o Nosso Super e outro de uma cadeia sul africana, o Shoprite. O Nosso Super tem preços controlados pelo estado muito mais baixos que os do Shoprite, no entanto fui só uma vez ao Nosso Super e nunca mais lá voltei. Consegue adivinhar porquê?
  19.  # 740

Colocado por: JoelMVantajosa para quem? Para quem pode pagar?

Vantajosa para todos.
    Se o combustível está tabelado a um máximo de 1,00€/litro mas está esgotado em todo o lado, qual a vantagem?

Colocado por: JoelMNão faço ideia mas não vejo a relevância para o assunto aqui chamado, estamos em Portugal a falar de máscaras e não de África a falar de produtos de supermercado.

É exatamente a mesma coisa: preços limitados pelo estado = produto esgotado nas lojas = aumento de transações em mercado informal.

Colocado por: JoelMvenda de álcool (a cima de 4,5% de álcool) controlada pelo estado, consegue adivinhar se existe alguma diferença?

Não percebi. E álcool a 4,5% só se for cerveja e não todas, só lager ou pilsen.

0.1588 seg. NEW