Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 17 abril 2020 editado

# 1

Colocado por: Nasa1989Não sei o que pensar dos apenas 181 novos casos de hoje..

Esqueçam o número de novos casos, é um indicador pouco rigoroso.

O número de mortos é o melhor indicador. Mais 28 mortos é consistente com os últimos dias (cerca de 30 mortos diários) e mostra que estamos claramente na fase de planalto.
  1.  # 2

Colocado por: luisrds
    Poucos testes?!

Penso que não. No boletim de ontem estavam 3910 à espera de resultado laboratorial.
  2.  # 3

Colocado por: eu
    Esqueçam o número de novos casos, é um indicador pouco rigoroso.

O número de mortos é o melhor indicador. Mais 28 mortos é consistente com os últimos dias (cerca de 30 mortos diários) e mostra que estamos claramente na fase de planalto.

Certo que é pouco rigoroso. Mas para muita gente é sinal positivo, e que estamos em descida.
  3.  # 4

Colocado por: marco1telha

estará a analisar bem o que disse?

será que não foram suprimidos porque estavam ás moscas?

em que dados se baseia para fazer essas afirmações?

Infelizmente o telhas tem razão. Não só a CP mas a TST tbm fez a mesma coisa. Eu vejo os autocarros da janela a passar e na hora de ponta os transportes continuam cheios. Na CP tenho mts amigos da linha de sintra que fizeram videos de dentro dos comboios quando se deslocavam para os seus trabalhos e as pessoas estavam sim amontoadas. A CP pra além de ter mudado os horários devido à procura diminuida que aceito tem feito algo que eu considero mt grave e mau: tem suprimido comboios, obrigando as pessoas a ficarem hora/hora e meia a espera de um comboio. Excusado será dizer que assim as plataformas enchem mais, e consequentemente tbm o comboio. Ah, e diminuiram tbm o numero de carruagens.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
    • AMVP
    • 17 abril 2020

# 5

Pois por aqui os da RL continuam vazios apesar de já terem suprimido várias carreiras.
    • AMVP
    • 17 abril 2020

# 6

Colocado por: Nasa1989

Penso que não. No boletim de ontem estavam 3910 à espera de resultado laboratorial.

E no de hoje estão 4805.
  4.  # 7

Colocado por: J.Fernandes
    As crianças só ganham em estar em contacto com os agentes infecciosos. Convém é que depois não convivam com pessoas de risco.
    Concordam com este comentário:eu

Mesmo que não convivam com pessoas de risco, convivem com os pais em casa (no mínimo) e esses pais também trabalham e também têm colegas e clientes e fornecedores, etc. É uma bola de neve.
  5.  # 8

As crianças só ganham em estar em contacto com os agentes infecciosos. Convém é que depois não convivam com pessoas de risco.
    Concordam com este comentário:eu

Ao fim destas semanas todas o pessoal ainda não percebeu isso? Os meus filhos já não estão com os avós e bisavós a mais de um mês
  6.  # 9

Colocado por: marco1já agora em relação ao turismo
    como se está a prever mesmo que os turistas tornem a gostar muito de portugal e queiram vir, como poderemos garantir que não vão trazer novamente o virus?
    como se poderá controlar isso?

Acho que o turismo não pode abrir, percebo que na vertente económica é urgente começar a abrir gradualmente, mas o turismo e fronteiras deveria de ser das últimas coisas a abrir
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 10

Colocado por: Bricoleiro

Mesmo que não convivam com pessoas de risco, convivem com os pais em casa (no mínimo) e esses pais também trabalham e também têm colegas e clientes e fornecedores, etc. É uma bola de neve.

Mas os pais por norma não pertencem ao grupo de risco! E para os pais poderem ir trabalhar as creches têm que abrir. Ao pensar assim como pensa, então temos todos que viver numa bolha e com muralhas a nossa volta. Nem ao super podemos ir, nem trabalhar fazer o que quer que seja
  8.  # 11

Colocado por: BricoleiroMesmo que não convivam com pessoas de risco, convivem com os pais em casa (no mínimo) e esses pais também trabalham e também têm colegas e clientes e fornecedores, etc. É uma bola de neve.

Neste momento assusta-me mais este tipo de discurso do que propriamente a pandemia.

Há uma larga faixa de população que está literalmente c@gada e completamente paranóica; gente que entra em pânico só de pensar em sair para a rua. É mais um factor a pesar negativamente na recuperação da economia.

Como muitos dizem, o vírus do medo é muito mais perigoso que o coronavírus. A todos os que estão infectados com um ou com o outro, desejo sinceramente rápidas melhoras.
    Concordam com este comentário: Carvai, elnunes
  9.  # 12

Colocado por: J.FernandesComo muitos dizem, o vírus do medo é muito mais perigoso que o coronavírus. A todos os que estão infectados com um ou com o outro, desejo sinceramente rápidas melhoras.

Se há coisa que valorizo no discurso do Costa foi algo que ele disse há umas semanas em que basicamente dizia que as medidas mais importantes terão a ver com tirar as pessoas de casa. Falou em requisições civis e outras ferramentas que dizia ele poderem ser necessárias para retomar a actividade económica. E isto numa altura em que só se falava em lockdown. Nesse aspecto foi pragmático.
  10.  # 13

Covid-19: Governo impõe limite ao lucro em máscaras, gel, álcool e dispositivos médicos

O Governo decidiu impor um limite máximo de 15% na percentagem de lucro na comercialização de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção, bem como do álcool etílico e do gel desinfetante cutâneo de base alcoólica.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-governo-impoe-maximo-15-de-lucro-em-mascaras-gel-alcool-e-dispositivos-medicos

Estavam a vender caixas de 50 máscaras cirúrgicas que custavam 6-7 euros a 70-100 euros...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 17 abril 2020

# 14

• eu
    • 17 abril 2020 editado

# 15

Colocado por: AMVPE há quem diga isto …

https://www.youtube.com/watch?v=BDQJw5FqgY4

Mais um que diz que "não era preciso o guarda-chuva, pois afinal não se molhou muito".

Enfim... ele que compare a taxa de mortalidade de Bergamo por exemplo. Dá para ter uma ideia do que seria o cenário geral com poucas medidas de contenção.

11.  # 16

Colocado por: wuxingCovid-19: Governo impõe limite ao lucro em máscaras, gel, álcool e dispositivos médicos

O Governo decidiu impor um limite máximo de 15% na percentagem de lucro na comercialização de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção, bem como do álcool etílico e do gel desinfetante cutâneo de base alcoólica.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-governo-impoe-maximo-15-de-lucro-em-mascaras-gel-alcool-e-dispositivos-medicos

Estavam a vender caixas de 50 máscaras cirúrgicas que custavam 6-7 euros a 70-100 euros...
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Esta semana recebi uma newsletter de uma empresa conhecida a vender álcool em gel de 50ml por 7,30€ + IVA...
  12.  # 17

Colocado por: André Barros

Se há coisa que valorizo no discurso do Costa foi algo que ele disse há umas semanas em que basicamente dizia que as medidas mais importantes terão a ver com tirar as pessoas de casa. Falou em requisições civis e outras ferramentas que dizia ele poderem ser necessárias para retomar a actividade económica. E isto numa altura em que só se falava em lockdown. Nesse aspecto foi pragmático.

Eu por acaso acho que as pessoas vão sair, não como antes até porque muitos perderam os seus rendimentos, mas vão sair.
    Agora espaços fechados eu pessoalmente não vou arriscar, agora espaços ao ar livre, como esplanadas, não vejo mal
  13.  # 18

Colocado por: wuxingCovid-19: Governo impõe limite ao lucro em máscaras, gel, álcool e dispositivos médicos

Concordam com este comentário:desofiapedro,Vítor Magalhães

Mas o Estado continua a sacar 23% de impostos. Baixar preços é só para os outros. Exatamente o mesmo com as garrafas de gás, impõem preços mas continuam a sacar o mesmo em impostos.
    E enquanto mais de metade do País está a ganhar menos ou nada, para a semana há aumentos para toda a FP.
  14.  # 19

Colocado por: JoelM

Qual é a diferença entre a esplanada do café ou dentro?
    Concordam com este comentário:Nasa1989

Não me diga que não há diferença!! Um espaço fechado com muita gente é igual ao ar livre? Estou sempre pronto a aprender
  15.  # 20

Neste momento assusta-me mais este tipo de discurso do que propriamente a pandemia.

Há uma larga faixa de população que está literalmente c@gada e completamente paranóica; gente que entra em pânico só de pensar em sair para a rua. É mais um factor a pesar negativamente na recuperação da economia.

Como muitos dizem, o vírus do medo é muito mais perigoso que o coronavírus. A todos os que estão infectados com um ou com o outro, desejo sinceramente rápidas melhoras.
    Concordam com este comentário:Carvai

Vamos ver no que vai dar e depois voltamos a comentar.
    Como você próprio disse num comentário algures lá para trás, entre o 8 e 80 há espaço para o bom senso e a mim parece-me que iremos do 8 para o 80. Tanto apelaram para ficar em casa, detêm caminhantes de passeio isolados e soltam criminosos ao mesmo tempo com medo da propagação dentro das cadeias, e depois querem abrir tudo ao turismo... exactamente no mês em que anunciam o pico da propagação.
    Se você entende isto que eu escrevi como cag&ada e vírus do medo, é porque não sabe ler.

0.0876 seg. NEW