Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 17 abril 2020 editado

# 1

Colocado por: Luis Santos DuarteOMS diz não ter provas da imunidade de grupo ou imunidade pós-contágio

Parece-me normal e razoável que o digam. Organizações como a OMS trabalham com factos e por mais provável que alguma seja verdade, mesmo com base em experiencias anteriores, enquanto não for comprovado cientificamente ele não o vão afirmar.

Nem sequer um "é provável que sim" ou "é provável que não". Apenas vão repetir "não há evidencia cientifica".
    É absolutamente normal que assim seja.

É como a anedota do engenheiro, cientista, e mais outro qualquer a ver um grupo de zebras.

Um diz. olha uma manada de zebras.
    outro diz. podem não ser zebras, só sabemos que são animais parecidos com cavalos e com riscas.
    e diz o cientista. E tanto quanto sabemos, só têm riscas de um dos lados. Não ha provas que tenham riscas do outro lado.

Não me recordo bem da estória, mas é algo deste género.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, eu, desofiapedro
    • AMVP
    • 17 abril 2020

# 2

Quanto a fechar as atividades, França por exemplo fechou há um mês a sua economia de modo muito mais profundo do que nós, não antes das eleições.

Mas tb é verdade que tinha o problema da ausência de máscaras e de experiência.
  1.  # 3

Colocado por: j cardoso"... máscaras que antes custavam 3 euros a 100 a 150 euros"

Não entendo. Comprei 200 kits de dentista - 200 copos de plástico, 200 absorvedores de saliva e 200 máscaras - por 87 Euros com entrega ao domicílio (IVA incluido).

Isso é o preço normal?
  2.  # 4

Colocado por: AMVPTalvez Taiwan se explique por estes motivos:

https://www.publico.pt/2020/03/15/mundo/noticia/licoes-taiwan-dar-forma-lidar-novo-coronavirus-1907706

Obrigado.
    No Sexta às Nove estão a falar de Taiwan.
  3.  # 5

Deve ser porque eu nem conhecia a empresa. Um amigo deu-me o contacto, telefonei e encomendei. Passados 4 dias vieram entregar
  4.  # 6

Comprei na farmácia ao pé de casa 9 máscaras, a 1.50€ cada. Ainda não precisei de usar pois não tenho estado em espaços fechados com aglomerados.
  5.  # 7

No concelho de Mafra estão a entregar a todos por correio.
    • eu
    • 17 abril 2020

# 8

Colocado por: wuxingNo Sexta às Nove estão a falar de Taiwan.

Eu já vi a reportagem e mostra bem como as sociedades asiáticas estão melhor preparadas para lidar com estas pandemias, quer com procedimentos, equipamentos e principalmente... do ponto de vista cultural.
  6.  # 9

Colocado por: CMartinComprei na farmácia ao pé de casa 9 máscaras, a 1.50€ cada. Ainda não precisei de usar pois não tenho estado em espaços fechados com aglomerados.

Isso no início do ano as 9 máscaras custavam no total 0,9 euros .
    Mas até não foi mau preço . Houve quem as vendesse a 10 euros a unidade ....
  7.  # 10

E entretanto adiam-se consultas, exames, tratamentos, aumentando a mortalidade provocada por outras doenças:

https://observador.pt/programas/resposta-pronta/cuf-reducao-de-80-no-diagnostico-de-cancro/
  8.  # 11

Colocado por: J.FernandesE entretanto adiam-se consultas, exames, tratamentos, aumentando a mortalidade provocada por outras doenças:

https://observador.pt/programas/resposta-pronta/cuf-reducao-de-80-no-diagnostico-de-cancro/

E que solução sugeria ?

Nesta pandemia não existe caminhos excelentes , sem custos para a sociedade !
  9.  # 12

Espero é que pos covid , o estado tenha um plano Real e efectivo para recuperar todo o atraso o mais rápido possivel
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 13

Uma teoria, só mais uma, entre tantas, algumas acertam.

Raquel Varela

Hoje o Governo anunciou uma "reserva militar excepcional" para os jovens dos 18-35 anos que nas próximas décadas sejam necessários para uma "eventual necessidade de dar resposta rápida a situações novas que requeiram meios adicionais (...) destinando-se a permitir o aumento dos efetivos das Forças Armadas até aos quantitativos tidos por adequados". Quem debateu, aprovou ou votou esta mudança estrutural e legal no país, que é apresentada como uma vulgar notícia de gestão corrente?

Há um mês ligou-me uma familiar, o que achas de tudo isto?, ainda não havia notícias de crise. Respondi-lhe: "crise de 29, revolução e guerra, vão preparar o regresso do serviço militar em breve". Achas? Tenho a certeza. Mas tem calma, disse-lhe, a resistência vai ser massiva e mundial, o internacionalismo é o outro lado da moeda da globalização. E, na falta de consciência política, Freud vai salvar-nos, as mães dos filhos únicos ou poucos filhos não são camponesas com 10 filhos, não deixarão os filhos morrer como carne para canhão, mães de poucos filhos são bombas nucleares indestrutíveis, é a força mais perigosa da natureza. Ela riu-se, rimos juntas, muito. Hoje ligou-me, muito séria, "viste as notícias?..."

O desemprego em massa seguido de um conflito bélico em que a China e os EUA e a Alemanha e a Rússia serão os impérios principais em choque é o cenário no horizonte. Vou ser clara e pedagógica numa frase: para sair da crise de 29 o capitalismo levou-nos à II Guerra Mundial, quando as taxas de lucro voltaram ao "normal" com a economia de guerra, não foi um New Deal que acabou com a crise de 29, isso é um mito histórico, apenas reduziu o desemprego de 13 milhões para 9 milhões, foi a transformação de desempregados em soldados que permitiu o retorno às taxas de lucro pré 29. Para sair da crise de 1970 os capitalistas dos países centrais deslocalizaram para a China produção que se tornou de facto uma ameaça aos lucros americanos e alemães quando cresceu e ganhou autonomia tecnológica - tudo colapsou agora, como sabemos, o vírus é a ponta do icebergue de um sistema cuja base intrínseca é a competição, e não a cooperação. A UE, leia-se Alemanha, já veio pedir para protegerem os activos falidos de serem adquiridos pela China, que tem superavits. Não existe um capitalismo bom, suave e humanitário, regulado por oposição ao que seria um capitalismo neoliberal. O neoliberalismo não é um desconsolo do capitalismo, é uma fase histórica do capitalismo, em que a expansão de mercados com a queda da URSS e a abertura chinesa permitiu uma diminuição das guerras mortíferas, que são sempre guerras por impedir a competição inimiga. Não há uns holandeses malandros e uns portugueses heróicos, uns chineses estranhos e uns russos malévolos. Capitalismo não é uma história para crianças, não é uma questão de bons ou maus homens, mas de competição - uma potência não pode sobreviver sem destruir a outra, por isso a guerra é a política por outros meios. A "reserva especial de jovens" para as Forças Armadas, no país mais seguro do mundo, sem crime. Em que programa eleitoral do PS estava isto? Quem aprovou? Qual o papel de Marcelo Rebelo de Sousa nisto? Foi aprovado em pleno Estado de Emergência e votado por quem? Qual a legitimidade legal e Constitucional disto? Em que momento isto foi alguma vez debatido pelo povo português? Esta "reserva especial" apresenta-se como "humanitária", para fazer face a "imprevistos", em pleno terror da pandemia. Mas não é isso que se escuta a vir lá ao longe.

Foram 80 milhões de mortos contados em 1945. Um conflito bélico pode significar hoje, por causa das armas nucleares, extinção. Os loucos encontram-se com a história. Mas existe uma racionalidade no delírio - é a ideia de que tudo pode ser posto em causa, mesmo a vida de milhões, para salvar accionistas e seus Estados, e grande parte disto será feito em nome de salvar-nos, certamente.

Os tambores de guerra escutam-se no horizonte, rufam. Mas oiço mais forte o canto de milhões de pássaros que chilreiam "A minha pátria é a humanidade".
  11.  # 14

Sabem me confirmar ae este exame ao covid significa negativo?
    Nao detetado significa que o virus nao foi detetado ou inconclusivo? Obrigado
      EB45BC59-A4BA-4C33-8119-1459FF41DF43.jpeg
  12.  # 15

Bom, hoje tive companhia na quarentena, um agradecimento em especial ao Enólogo António Bastos em colaboração com a Quinta do Cadão de S. João da Pesqueira, e aos meus comparsas Graça Freitas e o irreverente Donald Trump que não fez cerimônias 👍🏻
      received_360870384855454.jpeg
      received_543041993297495.jpeg
  13.  # 16

Colocado por: DR1982Sabem me confirmar ae este exame ao covid significa negativo?
    Nao detetado significa que o virus nao foi detetado ou inconclusivo? Obrigado
      EB45BC59-A4BA-4C33-8119-1459FF41DF43.jpeg

Creio que significa que não foi detectado mas que não seja certo que não está infectado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  14.  # 17

Colocado por: J.FernandesJá sabemos muito bem o que é que acontece quando o estado intervém nos preços. Basta reparar no que acontece em outros países. Aliás, em Portugal já aconteceu isso em 1975/76 para bens de primeira necessidade, com os mesmos brilhantes resultados.

Apesar de tudo é preferível ter caixas de máscaras a 100€ do que ter prateleiras vazias de caixas de máscaras a 10€.

E sim, o mercado autoregula-se, se há duas ou três semanas comprei máscaras a 3,5€/unid., hoje comprei na farmácia a 2€/unid.
    Concordam com este comentário:eu

E já arranja na net a pouco mais de 1€, com entrega em 2 dias.
  15.  # 18

Colocado por: wuxing

Creio que significa que não foi detectado mas que não seja certo que não está infectado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Tambem entendi desse forma, nao sei
    • AMVP
    • 18 abril 2020

# 19

Colocado por: NTORIONUma teoria, só mais uma, entre tantas, algumas acertam.

Raquel Varela

Hoje o Governo anunciou uma "reserva militar excepcional" para os jovens dos 18-35 anos".

Tb vi essa notícia e deixou-me preocupada e não entendi o Timing em que surgiu.
  16.  # 20

É negativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982

0.1084 seg. NEW