Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1


    Eu fico estupefacto quando os governos tomam estas medidas... será que eles não percebem o que acontece num cenário de elevada procura e baixa oferta?

    O Governo Espanhol é composto pelo equivalente ao PS + Bloco de Esquerda de lá. Eles acreditam mesmo que conseguem determinar como as coisas se vão processar.




    Será que eles não têm conselheiros económicos? Será que eles não viram o que aconteceu na Venezuela? Será que eles não percebem que a melhor forma de haver abundância de máscaras a curto prazo é deixar o mercado funcionar livremente?


    Não. Eles não acreditam que o mercado funcione e até gozam com a "mão invisível". Deus nos livre de "fazer negócio" com coisas essenciais. O mercado é para coisas pouco importantes como comida, bebida, roupa, etc.
  2.  # 2

    Colocado por: AMVP
    Essa é outra questão. Não podemos criticar uma medida com base noutras mal decididas.


    Não, não é outra questão, é exactamente a mesma: nunca uma medida dessas será bem decidida porque seria um milagre alguém perceber todas as especificidades envolvidas. Quando você se queixa de que as máscaras custavam X e agora estão a ser vendidas por Y que é não sei quantas vezes superior, não faz ideia do que está por trás da alteração de preço - apenas lhe ocorre que o vendedor é ganancioso. E é com isso em mente que vai agir e inevitavelmente fazer ****.




    A título de exemplo, por cá também já há comerciantes a deixar de vender gás em garrafa.
  3.  # 3

    Colocado por: euSerá que eles não percebem que a melhor forma de haver abundância de máscaras a curto prazo é deixar o mercado funcionar livremente?



    Colocado por: JoelM
    Já chega de piadas por hoje, esta está boa mas não bate a do trump!



    Quod Erat Demonstrandum...
    • eu
    • 24 abril 2020

     # 4

    Colocado por: JoelM
    Já chega de piadas por hoje, esta está boa mas não bate a do trump!


    Não é piada nenhuma. Se recorrer à história, é possível ver o que aconteceu nos países em que os preços foram definidos pelo Estado em vez do equilíbrio entre oferta e procura (mercado livre).

    União Soviética


    Polónia comunista


    Venezuela chavista
  4.  # 5

    Colocado por: civismoBoas!

    Ja li muita coisa sobre quanto tempo o virus supostamente sobrevive em diversas superficies, mas nunca encontrei nenhuma opinião consensual

    Nao tenho lido ultimanente sobre isto , ha novos estudos ?

    Por ex, a Roupa que venha da rua, é seguro voltar a ser utilizada após quantos dias / horas em quarentena ?

    E as compras que vêm da rua ? Quantos dias / horas ?

    Obrigado


    O vírus pode sobreviver até 72h em plástico e aço inoxidável, até 24h em cartão.

    Roupa que venha da rua talvez seja melhor lavar, deixar sapatos à porta e desinfectar solas.

    Casacos: quarentena 1 a 3 dias dependendo do tecido.

    Pode desinfectar as embalagens das compras.

    Se deixar objectos ao Sol (roupa por exemplo) o vírus morre mais rápido.
  5.  # 6

    Colocado por: JoelM
    quer você dizer, explorar o mais possível os infelizes que precisam desse mesmo bem... pode ser que um dia destes precise de um medicamente e o estado lhe diga o mesmo quando chegar a hora de comparticipar, "deus nos livre de fazer negócio com medicamentos"!


    As coisas existem, são produzidas e vendidas porque alguém ganha dinheiro a fazê-lo. Já dizia o Adam Smith, o padeiro não faz pão porque está preocupado em alimentar a família dos clientes, fá-lo para alimentar a sua.
    Depois vêm os chico-espertos que acham que são muito compassivos e que sabem do que os outros precisam, quanto devem ter e a que preço os outros devem vender o que fazem. E surpreendentemente o que antes era produzido deixa de se produzir, o que se vendia a 10 passa ser vendido no mercado negro a 20, 50 ou 100. Mas, como dizia o outro, "there's a sucker born every day".



    mas afinal nesta história das mascaras, nao existem centenas de fábricas em portugal capaz de as produzir? muitas estavam a fazê-lo gratuitamente (não faço ideia da qualidade)


    Provavelmente há. Mas para fazê-los terão custos - e se não tiverem garantia de ganhar alguma coisa com isso, não as farão, ponto (claro que haverá sempre os carolas, mas para produzir em quantidades significativas não se pode perder dinheiro à partida..)
  6.  # 7

    Colocado por: JoelM
    eh pah... comparar tabelar o preço de um producto numa situação de emergência com politicas do governo soviético ou venezuelano... só com uma mente muito distorcida para se chegar lá!


    Tabelar um preço, em emergência ou não:
    1) Acima do preço actual é inútil.
    2) Abaixo do preço actual reduzirá a quantidade disponível.

    Não precisa de agradecer.




    aposto que quando foi a crise dos combustíveis e foi decretado limites para cada comprador, ficou todo contente por chegar à bomba e conseguir ter combustível para si!


    O resultado disso foi o mesmo que acontece noutros lados onde são decretadas restrições: filas para abastecimento, mesmo de pessoas que na verdade não precisariam, mas que foram comprar "just in case". Para não falar dos que saltavam de posto em posto para encher depósitos, ou dos que ainda hoje terão jerrycans em casa.
  7.  # 8

    Colocado por: wuxingo vírus morre mais rápido.


    Como se mata uma coisa que não está viva? :)
  8.  # 9

    Colocado por: JoelM
    mas nesta situação, alguém vai perder dinheiro é? quanto custa produzir as mascaras e qual o valor de venda definido?


    https://www.elconfidencial.com/empresas/2020-04-20/el-anuncio-de-intervenir-precios-paraliza-la-importacion-de-mascarillas-a-espana_2557751/
    Distribuidores de material sanitario alertan de que se han parado operaciones de compraventa tras el anuncio sin detallar del Gobierno y prevén desabastecimiento y aumento del mercado negro
    Según explican, actualmente los productores chinos están completamente sobresaturados de pedidos de todas las partes del mundo. La primera consecuencia es el sobrecoste de la materia prima con la que se fabrican las mascarillas. "Los lotes de este material han pasado de costar no hace mucho 5.000 yuanes a que actualmente se están vendiendo a 90.000 yuanes", destaca un comprador de una empresa china que actualmente abastece a mercados como Alemania, Reino Unido, Francia, Italia o EEUU. Es decir, que ya en origen las subidas de precio son del 1.800%.


    Não sei quanto custam a produzir, nem me interessa. Sei que, se o mercado for livre, uma margem de lucro apetitosa tornará mais compensador para outras empresas reorientarem a sua produção e o preço baixará para um ponto de equilíbrio.
    Mais: os preços de venda incorporam todos os custos das empresas, desde a empresa produtora até ao vendedor final. Se o vendedor hoje não vende mais nada que não máscaras, os custos fixos da operação terão que estar reflectidos no preço a que as vende.

    Mais ainda: as máscaras que cá aparecem passaram a ter custos de transporte mais elevados, passou a haver mais constrangimentos em todos os pontos da cadeia..

    Mais...


    Colocado por: luisvv
    porque vender o mesmo produto que ontem custava 1euro a 20euros hoje não é ser chico esperto?


    Não. O preço a que eu adquiri o produto ontem não é o mesmo a que eu o adquiro hoje. O volume de vendas onde eu diluo os meus custos é hoje também diferente. Os próprios custos de manter uma loja aberta hoje são maiores - menos clientes, mais custos operacionais (material de protecção, limpeza, etc..)
    E uma longa lista de etc, que o Iglesias, o Maduro, a Catarina Martins, etc, não percebem nem sonham que existem.



    mas porque que se deixa de produzir? e se se deixa de produzir como é que vendem no mercado negro? vejo muito teoria....

    Porque os preços estabelecidos são, por definição, abaixo do preço de mercado, muitas vezes abaixo do preço de custo efectivo. Assim, uma parte da produção deixa de existir. A que resta tenderá a ser abaixo da procura, o que leva ao seu desvio ou simples revenda no mercado negro.


    mais uma vez, na crise dos combustiveis toda a gente bateu palmas ao limite de litros por pessoa...

    Falso. Além de que aí a restrição era outra, embora também com consequências indesejadas.



    mas porque que não haviam de ganhar (ainda que muitos tenham optado por doar as que fizeram)?? está aqui a escapar-me algo? o governo decretou que as mascaras ia ser dadas pelos fabricantes, é isso?


    Em Espanha, estabeleceram preço das máscaras (96 cêntimos). Cá, anunciaram uma margem máxima de 15% na venda de certo tipo de material (o que não será sequer aplicável, porque nem se estabelece como se calcula a margem.. mas se for para levar a sério, levará a que muitos deixem de as vender).
  9.  # 10

    Colocado por: JoelM
    volto a perguntar, onde é que viu a informação sobre o custo de produção e o valor de venda estipulado pelo governo?

    https://www.dn.pt/dinheiro/governo-impoe-margem-de-lucro-maxima-de-15-para-mascaras-e-gel-desinfetante-12083710.html
  10.  # 11

    Quem acha que bens essenciais vão acabar por limitações impostas pelo estado, preocupem-se também em tomar banhos de água fria porque as botijas de gás estão em saldo e não as vejo esgotar.
    • eu
    • 24 abril 2020

     # 12

    Colocado por: Bricoleiroas botijas de gás estão em saldo e não as vejo esgotar.


    A grande diferença é que nas últimas semanas, a procura de botijas de gás no mercado não aumentou 8000%
  11.  # 13

    Epá não façam comparações com a Venezuela
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/venezuela-um-morto-e-dois-feridos-em-manifestações-contra-a-fome/ar-BB139vTG?ocid=spartandhp
    Ainda vão pensar que é culpa do Maduro Trump
  12.  # 14



    A partir de hoje (23 de Abril) todos os pacientes covid-19 a ser tratados em casa poderão encontrar Plaquenil (hidroxicloroquina) ou genérico semelhante nas mais de 1500 farmácias no Piemonte.

    Terapia contro il coronavirus: i primi medicinali nelle farmacie

    Da oggi tutti gli assistiti in trattamento domiciliare potranno ritirare i prodotti a base di idrossiclorochina nelle 1500 farmacie del Piemonte


    TORINO. Un'arma in più nella lotta contro il Covid-19. A partire da oggi, giovedì 23 aprile, tutti gli assistiti in trattamento domiciliare da infezione da Covid-19 potranno ritirare i medicinali a base di idrossiclorochina (Plaquenil cpr 200 mg o corrispondente generico) prescritti nelle oltre 1500 farmacie territoriali del Piemonte.


    La distribuzione di questi medicinali avverrà secondo le modalità della Distribuzione per Conto (Dpc), già attiva per altre specialità. Federfarma Piemonte e Unione Titolari farmacie precisano che questa distribuzione è effettuata dalle stesse farmacie a titolo gratuito, senza quindi applicare l’onorario previsto per la Dpc degli altri medicinali. Anche questo nell’ottica di una collaborazione e impegno da parte di tutti gli operatori sanitari nella lotta al Covid-19.


    https://www.lastampa.it/torino/2020/04/23/news/terapia-contro-il-coronavirus-i-primi-medicinali-nelle-farmacie-1.38753139
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand
  13.  # 15

    Meu Deus! O que eu me ri agora a ver o noticiário e ouvir o Trumpolho dizer e que tal um desinfetante poderoso que entra pelos pulmões e faz a limpeza! 😂😂😂👌
      FB_IMG_1587758535539.jpg
    • zeto
    • 24 abril 2020

     # 16

    Graças a deus já á vacina
    • smart
    • 24 abril 2020 editado

     # 17

    hum..
    lol...
    sempre pensei que se tentava comprar onde quer que estejam à venda..seja qual a quantidade (logo que relevante)
    tudo deveria ser acautelado para o interesse nacional...
    mas se encomendas esta quantia..a uma empresa...
    ficas à espera..
    até te entregarem...
    e quem não as recebe e pede... queixa-se..
    por isso até o correio da manha as distribui com o jornal...
    é sinal que anda aí muita mascara e barata...que a DGS não compra...ou não foi regulamentado que a si fossem dirigidas...



    "...a mesma empresa faturou mais de 30 milhões de euros com a venda de máscaras e que, desde 25 de março, teve como maior cliente a DGS..."

    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-dgs-garante-legalidade-da-compra-a-fornecedor-que-vendeu-30-milhoes-de-euros-de-mascaras
  14.  # 18

    hum...
    por aqui é assim...
    são diferentes...



    "...A ministra angolana da Saúde incentivou hoje o uso de máscaras artesanais para proteção do contágio da doença covid-19, por serem de fácil acesso, reutilizáveis e mais baratas.

    https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/ministra-da-saude-angolana-incentiva-uso-de_5ea34ccd327c7f3d86cfac08
    • Carvai
    • 25 abril 2020 editado

     # 19

    Aparentemente o mercado funciona. Só compro mascaras em farmácias. Há 15 dias comprei 4 mascaras tipo ffp2 custaram 10€.
    Na semana passada comprei 10 tipo cirúrgicas a 1,9€ cada. Ontem comprei 5 a 0,7€ cada.
    Como andei por um hospital e lar por causa de um familiar, tive que usar várias.
    • zeto
    • 25 abril 2020

     # 20

    Colocado por: CarvaiAparentemente o mercado funciona. Só compro mascaras em farmácias. Há 15 dias comprei 4 mascaras tipo ffp2 custaram 10€.
    Na semana passada comprei 10 tipo cirúrgicas a 1,9€ cada. Ontem comprei 5 a 0,7€ cada.
    Como andei por um hospital e lar por causa de um familiar, tive que usar várias.
    eu comprei hoje 1.20€
 
0.1951 seg. NEW