Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Também o fizemos na América e eles passaram-nos a perna...
  2.  # 922

Colocado por: eu
    Falta aí o colonialismo dos Europeus em África, que usurpou os recursos das colónias, subjugando e oprimindo os nativos.

https://observador.pt/2020/06/05/so-um-terco-dos-angolanos-com-agua-canalizada-em-casa/
    Milhões de angolanos continuam a beber agua com lixivia num país com alguns dos maiores recursos de África (e até do mundo). Há 50 anos entregues ao saque e pilhagem de bandos armados muito acarinhados em Portugal e não só. Prontes, a culpa foi dos gajos que por lá apareceram há 500 anos nuns barquitos á vela. São uma ótima desculpa para Mugabes, Samoras e outros criminosos altamente respeitáveis.
  3.  # 923

Comparado com os EUA somos os maiores, com Angola somos assim assim. Bipolaridade conveniente.
  4.  # 924

Colocado por: JoelMcomparados com angolas estamos muito mais evoluidos porque temos muitos mais séculos como nação e com uma história muito mais tranquila!

Só não se percebe porque não somos muito mais evoluídos que os EUA, já que somos muito mais antigos que eles e não andamos a espalhar a Guerra pelo mundo.

Os EUA são o maior mal deste planeta para si, esquece os mais de 100 milhões de mortos provocados pelo comunismo.
    Concordam com este comentário: NTORION
  5.  # 925

Colocado por: JoelM
    pode pegar nos EUA, na china e nos russos e leva-los consido para marte! por mim, não fazem falta nenhuma! e já agora na coreia do norte!

Veja lá se não fica sozinho na Terra, ninguém atinge o seu nível de exigência.
  6.  # 926

Colocado por: JoelMpode pegar nos EUA, na china e nos russos e leva-los consido para marte! por mim, não fazem falta nenhuma! e já agora na coreia do norte!

JoelM, estava a ser irónico certo?

Comentário mais xenófobo.
  7.  # 927

Colocado por: JoelM

eu acho que o NTORION consegue mais que isso...

Claro que sim
      Screenshot_20200605-224153.jpg
  8.  # 928

Tudo dito.
    • eu
    • 6 junho 2020

# 929

Colocado por: JoelMhttps://pplware.sapo.pt/internet/afinal-de-que-se-morre-no-mundo-ha-um-grafico-que-nos-mostra-a-evolucao-da-covid-19/

Voltando ao tópico e para quem andava por aí a dizer que se morre muito mais de outras doenças, inclusive da gripe "normal", têm aí uma animação que mostra a evolução de mortes devido a várias doenças desde do início da pandemia. Interessante e elucidativo...

Segundo os comentadeiros do Observador e outros liberais que estão em estado psicológico de negação, é tudo um embuste.

"Afinal, vocês conhecem alguém com covid 19 ?" Dizem eles...
  9.  # 930

Colocado por: JoelMnão sei se sabe mas ainda há zonas em portugal sem agua canalizada, um país com 10 séculos... eu não abordaria muito esse assunto num país com 50 anos...

Eu não vou chamar-lhe ignorante, porque no seu caso isso seria um elogio.

A água canalizada começou a generalizar-se para o comum dos cidadãos, nos países mais desenvolvidos, nos fins do séc. XIX/séc. XX, se para trás estão 10 ou 20 séculos isso não importa.

Angola não começou do zero há 50 anos, tem essa idade como país independente e para sua informação, muito antes da independência já havia, pasme-se!, água canalizada, electricidade, estradas, prédios de 15 andares, ar condicionado, etc., etc. Mais, antes da independência a rede de abastecimento de água era mais abrangente nas cidades do que hoje, quem conhece sabe das redes ao abandono, ferrugentas, onde em tempos correu água.
  10.  # 931

Colocado por: JoelMsó amor pelos EUA...

As guerras dos EUA. Como se as guerras não fossem uma constante da humanidade em todo o lado em todas as eras.

Você é duma indigência intelectual confrangedora.
  11.  # 932

Colocado por: JoelMhistória muito mais tranquila!

Uma história tranquilíssima!

De facto, quando não se sabe o mais básico da história de Portugal, isto parece mesmo tudo cor-de-rosa.
  12.  # 933

Colocado por: JoelMVoltando ao tópico e para quem andava por aí a dizer que se morre muito mais de outras doenças, inclusive da gripe "normal", têm aí uma animação que mostra a evolução de mortes devido a várias doenças desde do início da pandemia. Interessante e elucidativo...

Medianamente interessante e nada elucidativo. Aliás, até enganador, por uma razão: as outras doenças matam gente sempre desde há muitos anos, durante todo o ano e nos anos futuros, já os números da COVID-19 cresceram enormemente durante dois ou três meses e estão agora a regredir também enormemente. Se fizerem a mesma animação no fim do ano, abrangendo todo o 2020, a posição da COVID-19 desce por aí abaixo para acabar num dos últimos lugares.
  13.  # 934

Colocado por: JoelMsempre um futurologista... mas desta vez espero que tenha razão, no entanto de notar que quando COVID tinha 1 vitima mortal, a malária já levava um avanço brutal, a sua justificação para ser enganador é na verdade um dado ainda mais preocupante.

Não é futurologia nenhuma. As mortes por COVID no último mês como é que evoluiram nos países mais afetados (China, Itália, França, Espanha,...)?

Isto é, a mesma animação feita até ao dia de ontem já haveria de mostrar uma queda dos mortos por COVID na lista de doenças, é que, segundo julgo saber, as mortes pelas outras causas continuam a "prosperar".
  14.  # 935

Colocado por: JoelMse afirmei alguma mentira, pode indicar qual...

Logo aquela primeira citação do dia mais mortífero da humanidade ser uma batalha nos EUA.
  15.  # 936

Já agora,hoje faz 76 anos que dezenas de milhar de norte americanos arriscou a vida, e muitos morreram para devolver a liberdade à Europa.
  16.  # 937

Colocado por: JoelMcom a certeza da segunda vaga

Nunca falei em certezas, aliás, a área das certezas costuma ser especialidade sua.

O que afirmei e reafirmo é que os países com mais confinamento correm mais riscos de segundas vagas que os países com menor confinamento.
    • eu
    • 6 junho 2020 editado

# 938

https://www.dn.pt/mundo/oms-atualiza-informacao-sobre-mascaras-e-apela-a-que-se-usem-em-publico--12284854.html

Na minha opinião, as recomendações relativamente às máscaras foi a maior falha da OMS.
  17.  # 939

Só demoraram quase meio ano a mudar de ideias. Toda a gente sabe que na luta contra vírus altamente contagiosos é preciso agir rapidamente. Mesmo que a máscara não fosse eficaz ou trouxesse algum benefício, na dúvida deveria ter sido aconselhado o seu uso. Por mim falo, que uso a máscara o dia todo no trabalho e é uma forma de me lembrar que temos que manter os cuidados permanentemente.
  18.  # 940

0.4302 seg. NEW