Iniciar sessão ou registar-se
  1. Essas previsões são tão certeiras como a estimativa dos arquitectos para o preço final de uma casa. Sai tudo ao lado.
  2. Ora aí está, como a carris e a Emel são manisfestamente privadas e não públicas, como é sabido, a culpa bem pode morrer solteira!
    Excelente observação carvai!

    Quanto aos duques, refiro-me só aqueles da expressão jocosa, certamente inventada por alguem anti-monárquico. Não sendo eu nem monarquico nem républicana, mas pela competência e pelo patriotismo (não confundor com o patrioteirismo), se fosse um duque a sério
    a mandar tipo D. Nuno Alvares Pereira que disse - e esta sua frase "QUEM SERVE O COMUM NÃO SERVE A NENHUM "por si só é todo um programa político, Portugal levantava cabeça e deixava de andar á deriva!


    Colocado por: Carvai
    E entretanto por aqui perto aonde ainda há duques e princesas…
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-os-dados-da-pandemia-no-reino-unido-e-italia-nas-ultimas-24-horas
    A culpa é da Carris e da EMEL.
  3. Colocado por: euSeria interessante perceber quais seriam os númerossem as medidas que foram tomadas.


    Colocado por: JoelMTanto é possível ter estimativas que elas existem e a foram aqui publicadas

    Melhor que estimativas, já se pode ter uma medida real de como o confinamento funcionou ou não funcionou: é pegar nos números dos dias imediatamente antes do desconfinamento e compará-los com os atuais.

    Mas se calhar, fazer isso...

    Colocado por: JoelM...não convém à retórica de quem...
  4. que giro ...

    é claro que estão certos, sempre tiveram razão, a prova é que agora se desconfinou e há muitos casos mas poucas mortes, nunca se devia ter confinado.
    chama-se a isso a logica da batata.
  5. No meio disto tudo ainda há alguns (poucos) que preservam um mínimo de sensatez e racionalidade:

    "Porta-voz do Conselho de Saúde Pública diz que aumento de casos em Lisboa é "banal" e fala em "empolamento""

    https://observador.pt/2020/06/28/porta-voz-do-conselho-de-saude-publica-diz-que-aumento-de-casos-em-lisboa-e-banal-e-fala-em-empolamento/
    • eu
    • 28 junho 2020
    Colocado por: J.Fernandesé pegar nos números dos dias imediatamente antes do desconfinamento e compará-los com os atuais.

    Atualmente, apesar de algum relaxamento, continuam a existir fortes medidas de proteção.
  6. Colocado por: marco1há muitos casos

    Não há mais casos/dia do que no confinamento, há menos.


    Colocado por: marco1mas poucas mortes

    Isso é verdade, menos mortes.

    Colocado por: marco1chama-se a isso a logica da batata.

    Lógica da batata é achar que o confinamento funciona e achar normal que o desconfinamento não aumente os casos e as mortes.
  7. Colocado por: euAtualmente, apesar de algum relaxamento, continuam a existir fortes medidas de proteção.

    Então não era você que há umas semanas quando eu me queixava da destruição da economia, perdão do confinamento, me dizia que já só ficava em casa quem quisesse, que já estava tudo desconfinado?
  8. Colocado por: J.Fernandesachar normal que o desconfinamento não aumente os casos e as mortes.


    oi, em que é que ficamos, é bom desconfinar ou não?
  9. Colocado por: marco1oi, em que é que ficamos, é bom desconfinar ou não?

    É excelente e pelo que se vê não faz aumentar os casos e as mortes, pelo que espero que se aprenda e para a próxima em vez de fechar logo tudo se comece por onde se deveria ter começado, que é o que se está a fazer agora: máscaras, desinfectantes, etc, etc.
  10. eheehh

    voce é demais, consegui levá-lo precisamente para onde quis, a tal logica da batata, ou seja a logica ( pensamento básico ) que nunca se devia ter confinado pois o numero de mortes seria pouco, como se a realidade não tivesse já demonstrado em tanto sitio e até cá que isso na fase até ao pico seria uma grande mentira

    o que se está a passar agora é que devido ás medidas de contenção, devido á maior proteção das faixas de risco, do maior conhecimento do virus, do maior numero de testes, é claro que há mais casos mas menos mortes.
    esqueça de uma vez por todas a teoria que confinar foi errado, já chega ui chega??
  11. Colocado por: marco1como se a realidade não tivesse já demonstrado em tanto sitio e até cá que isso na fase até ao pico seria uma grande mentira

    A realidade não demonstrou coisa nenhuma. Quer exemplos de países que confinaram e foram os piores do mundo (Bélgica, Itália, Espanha,...) e países que pouco confinaram e as coisas até nem correram mal (Japão, alguns países de leste,...)?

    Colocado por: marco1é claro que há mais casos

    Pela segunda vez, não há mais casos que no período de confinamento. Há menos.
  12. Joelm

    não adianta, é tipo trocar timings e mais um par de botas para se estar sempre a contar a mesma história.
    • eu
    • 28 junho 2020 editado
    Colocado por: J.FernandesEntão não era você que há umas semanas quando eu me queixava da destruição da economia, perdão do confinamento, me dizia que já só ficava em casa quem quisesse, que já estava tudo desconfinado?

    Você lê "medidas de proteção" e interpreta como "ficar em casa" ?
    • eu
    • 28 junho 2020 editado
    Colocado por: marco1
    não adianta, é tipo trocar timings e mais um par de botas para se estar sempre a contar a mesma história.


    Os crentes cegos nunca abandonam a sua fé. E discutir com um crente é perder tempo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  13. Colocado por: JoelMentão em itália e espanha estão a morrer menos agora ou antes do confinamento?

    Diga-me você, já que defende as virtudes do confinamento a todo o transe, porque é que os números nesses países têm vindo a melhorar significativamente desde o desconfinamento.
  14. Colocado por: euVocê lê "medidas de proteção" e interpreta como "ficar em casa" ?

    Não percebi que você se estava referir às máscaras, distanciamento, etc., etc.

    Mas se acha que essas medidas são responsáveis pelos baixos números atuais, então estamos de acordo que nunca teria sido necessário fechar tudo ou quase tudo, bastava desde logo tomarmos as medidas que estão em vigor agora.
  15. Colocado por: euOs crentes cegos nunca abandonam a sua fé. E discutir com um crente é perder tempo.

    Pelo contrário, você e outros users é que se portam como crentes cegos na doutrina oficial e nos charlatães do regime. Eu pelo menos trouxe factos para a discussão que suportam a minha opinião.
    • eu
    • 28 junho 2020 editado
    Colocado por: J.Fernandesporque é que os números nesses países têm vindo a melhorar significativamente desde o desconfinamento.


    Porque o número de pessoas que anda a infetar outras está agora controlado, graças ao confinamento anterior.

    Além disso, mantêm-se medidas de proteção (máscaras, distanciamento, certas proibições, testes, isolamento dos doentes) que permitem manter o R abaixo de 1. No fundo, a situação agora está mais ou menos controlada, algo que não aconteceu em entre março e maio.

    Mas continua a acreditar que o confinamento não serviu para nada? Nem os efeitos de uma banal festa em Lagos o convenceram?
  16. O confinamento foi importante para dois objectivos.
    1) Fazer um travagem "brusca" forte nas taxas de infecção. Sem confinamento e só com as medidas de protecção actuais isso não tinha sido tão rápido;
    2) Preparação. Sem confinamento tínhamos entrado em ruptura do SNS, porque a infecção já estava disseminada, e não tínhamos um plano de contingência nem meios adequados para, mesmo existindo um, levá-lo a cabo com successo - precisávamos de tempo para preparar meios.

    As medidas actuais de protecção sozinhas, sem o confinamento anterior, não reduziam tanto os níveis de infecção, era preciso, naquele momento, algo mais drástico - confinamento.

    Mas isso é um tema ultrapassado.

    Porque é que as medidas actuais não são aparentemente suficientes para manter as taxas de transmissão de infecção a níveis "desejáveis" é que deve ser a discussão actual.
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo1710
 
0.5825 seg. NEW