Colocado por: J.Fernandes
Mas se acha que essas medidas são responsáveis pelos baixos números atuais, então estamos de acordo que nunca teria sido necessário fechar tudo ou quase tudo, bastava desde logo tomarmos as medidas que estão em vigor agora.
Colocado por: GambinoO confinamento foi importante para dois objectivos.
1) Fazer um travagem "brusca" forte nas taxas de infecção. Sem confinamento e só com as actuais medidas de protecção actuais isso não tinha sido tão rápido;
2) Preparação. Sem confinamento tínhamos entrado em ruptura do SNS, porque a infecção já estava disseminada, e não tínhamos um plano de contingência nem meios adequados para, mesmo existindo um, levá-lo a cabo com successo - precisávamos de tempo para preparar meios.
As medidas actuais de protecção sozinhas, sem o confinamento anterior, não reduziam tanto os níveis de infecção, era preciso, naquele momento, algo mais drástico - confinamento.
Colocado por: eu
Aliás, o plano sempre foi esse: um confinamento radical para controlar a curva e depois um desconfinamento gradual.
Está tudo a correr como planeado, exceto os focos em Lisboa, e os irresponsáveis que pensam que podem fazer festas com dezenas de pessoas em recintos fechados. Esses também devem pensar que o distanciamento social não faz nada...<
Colocado por: luisvv
Os mortos continuam a ser essencialmente utentes de lares. Atrevo-me a dizer que desses, poucos terão estado nas festas "ilegais".
Colocado por: euE como é que o vírus chegou às vítimas mortais?
Colocado por: JoelM
chato é o pessoal das festas ilegais terem pais, tios e avós ou até, trabalharem nos lares... ou trabalharem em locais onde pessoas de risco vão às compras por exemplo... é que o lares não ficam noutro planeta à parte...
Colocado por: rsvaluminioo vírus estava em circulação em dezembro
Em Portugal? Onde foi buscar essa ideia?
Colocado por: rsvaluminioTendo em conta que o vírus é altamente contagioso, se estava na Europa em Dezembro muito estranhamente não chegaria a portugal.
Ah... bem me parecia... especulação pura.
A chamada posta de pescada.
Colocado por: smarthum..
Março 2019 » SARSCOV 2 detectado em Barcelona ?!
ou será fake para não perturbar a imagem oriental...
https://www.nytimes.com/2020/06/26/health/coronavirus-spain.html
E como é que o vírus chegou às vítimas mortais? Sempre que um jovem fica infetado, coloca em risco os seus familiares mais velhos.
Nota: embora sejam menos, também morrem pessoas que não estão em lares. Não são só os velhinhos que morrem...
Colocado por: luisvvFestas ilegais em Lisboa e Algarve matam velhinhos em lares no Alentejo
Colocado por: luisvvÉ pena a informação sobre casos não ser detalhada por regiões e escalões etários, faria maravilhas..
Colocado por: luisvv
Isso. Festas ilegais em Lisboa e Algarve matam velhinhos em lares no Alentejo. É pena a informação sobre casos não ser detalhada por regiões e escalões etários, faria maravilhas..
Colocado por: rsvaluminio
Então em Paris deve estar um caos, metade anda no autocarro sem máscara, e não é o diz que disse vi eu vários autocarros, estações de serviço ninguém obrigava a meter máscara.
O estado por acaso triplicou o número de autocarros, e metros? Distribuiu máscaras gratuitamente aos mais carenciados?
No confinamento os supermercados em vez de alargar o horário para evitar ajuntamentos fez o oposto e ninguém disse que estavam a fazer tudo ao contrário, também a comunicação social não ia falar mal do seu maior patrocinador.