Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 julho 2020
    Colocado por: rsvaluminioo mundo não estava minimamente preparado, a questão é se o vírus fosse altamente mortal e altamente contagioso, quantas centenas de milhões iriam morrer?

Altamente contagioso ele é!

E é por isso que é perigoso, mesmo sendo muito pouco letal em termos de mortes por cada 100,000 infetados.
  1. Colocado por: eumesmo sendo muito pouco letal em termos de mortes por cada 100,000 infetados.

Não sei, em UK por cada 6,5 infectados, um morre.
    • eu
    • 28 julho 2020
    Colocado por: PicaretaNão sei, em UK por cada 6,5 infectados, um morre.

Esse número está completamente errado.

Onde foi buscar isso?
  2. Colocado por: eu
    Esse número está completamente errado.

Onde foi buscar isso?

https://www.worldometers.info/coronavirus/
    • AMVP
    • 28 julho 2020
    Quanto ao vírus e o maravilhoso SNS, os meus pais, pessoa de 80 anos com doenças crónicas uma delas a biabetes, não têm consultas médicas desde março e vão continuar sem as mesmas pq a médica faz parte das equipas de saúde pública. E pronto, assim se encontram recursos para se dizer que está tudo bem.
    Concordam com este comentário: eu
  3. Colocado por: euAltamente contagioso ele é!

Relativamente contagioso. Andei uns dias a dormir com a minha mulher, já com sintomas e tanto quanto sabemos nem ela nem a nossa filha foram infetados.
  4. Colocado por: J.Fernandes
    Ok, acabamos então por concordar que o confinamento foi um exagero inútil sanitariamente e danoso economicamente, já que bastava o que alguns no início sempre afirmaram: lavar mãos, gel, máscaras, etc, etc.

Conseguia afirmar isso com toda a certeza em Março? Depois de ver o que se passava em Itália, e em Espanha?
    • eu
    • 28 julho 2020
    Colocado por: rjmsilvaRelativamente contagioso. Andei uns dias a dormir com a minha mulher, já com sintomas e tanto quanto sabemos nem ela nem a nossa filha foram infetados.

Não podemos generalizar a partir de um caso específico. Até porque parece que há pessoas que simplesmente não transmitem o vírus e outras infetam dezenas de pessoas num único evento.
    • eu
    • 28 julho 2020
    Colocado por: Picareta
    https://www.worldometers.info/coronavirus/

Esses números não são fidedignos, pois o número de casos confirmados é muito inferior ao número de casos reais.

Nas localidades em que fizeram testes serológicos, descobriram que a taxa de infeção era muito superior ao que se pensava (a maior parte das pessoas infetadas nem sequer se apercebeu que tinha tido o vírus) e que a taxa de mortalidade era inferior a 1%.
    • eu
    • 28 julho 2020
    Este estudo: https://www.worldometers.info/coronavirus/coronavirus-death-rate/

Mostra uma taxa de mortalidade de 0,28%
  5. Colocado por: eu
    Não podemos generalizar a partir de um caso específico. Até porque parece que há pessoas que simplesmente não transmitem o vírus e outras infetam dezenas de pessoas num único evento.

Grande parte dos infectados que eu conheço relatam uma situação idêntica à minha. O que não quer dizer que não tenhamos infectado ninguém. Simplesmente não houve sintomas, logo não foram testados.
    • eu
    • 28 julho 2020
    Colocado por: rjmsilvaGrande parte dos infectados que eu conheço relatam uma situação idêntica à minha. O que não quer dizer que não tenhamos infectado ninguém. Simplesmente não houve sintomas, logo não foram testados.

No teu caso, tiveste sintomas fortes ou apenas leves?
  6. Colocado por: eu
    No teu caso, tiveste sintomas fortes ou apenas leves?

Fortes/Moderados.

Tive os sintomas todos, apenas não afetou a parte respiratória. Estive sempre em casa e era acompanhado pelo telefone.
  7. O meu cunhado também esteve infectado mais de um mês. Não transmitiu a ninguém também, nem mesmo à minha irmã que dormia com ele até ter saído o resultado.
  8. Colocado por: OliveirafabioO meu cunhado também esteve infectado mais de um mês. Não transmitiu a ninguém também, nem mesmo à minha irmã que dormia com ele até ter saído o resultado.

É de O. do Bairro também? Eu fui o segundo caso do concelho.
  9. Sim está a viver em Oiã.
    Ele foi agora mais recente, o surto do Taberna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • eu
    • 28 julho 2020
    Colocado por: OliveirafabioNão transmitiu a ninguém também, nem mesmo à minha irmã que dormia com ele até ter saído o resultado.

É um dos mistérios desta doença: há pessoas infetadas que não transmitem o vírus.
  10. Colocado por: rjmsilva

É de O. do Bairro também? Eu fui o segundo caso do concelho.

Ó sr. rjmsilva o 2º é o 1º dos últimos. :D

Outra Oliveira:

Tecnologia pioneira portuguesa inativa num minuto mais de 99% do vírus no ar
    Sistema elimina as particulas em poucos segundos. Uma tecnologia desenvolvida em Oliveira do Hospital.
    28 Julho, 2020

Uma tecnologia pioneira, que consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar , acaba de ser desenvolvida em Portugal, foi anunciado esta terça-feira.

A nova tecnologia no combate à Covid-19 foi criada no âmbito de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra, disse à agência Lusa o coordenador da investigação, João Nunes.

"Em um minuto, de 16.982 partículas de vírus SARS-CoV-2, numa amostra apenas cinco partículas não foram inativadas ('mortas', no senso comum), o que deu um resultado de 99,97%. E, ao fim de cinco e 15 minutos, obteve-se uma inatividade total, 100%, e sem qualquer variação no comportamento do vírus", sublinha João Nunes.

O ensaio foi efetuado em 27 amostras diferentes, sendo "todos os resultados validados cientificamente", acrescenta o investigador e presidente da associação BLC3.

Para o trabalho, foi igualmente importante o contributo de médicos do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra.

Ao estudarem o comportamento do vírus, os investigadores concluíram que "um dos pontos mais fracos [do vírus], que não conseguiu evoluir ao longo de milhares de anos, foi a resistência à radiação solar", refere João Nunes.

A tecnologia agora desenvolvida, denominada AT MicroProtect, baseia-se num "conceito novo de 'física inversa', que integra um sistema de emissão de comprimentos de ondas, de forma controlada e orientada, muito mais eficiente do que a radiação solar (novo princípio da mecânica de fluidos aplicado ao escoamento e propagação do vírus em termos aéreos), com o desenvolvimento de algoritmo matemático e físico sobre o comportamento do vírus", explicita.

O equipamento não recorre ao uso de químicos e apenas precisa de energia elétrica.

"Uma das formas mais perigosas e menos controláveis" de o vírus que está na origem da pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2) se transmitir entre as pessoas é pelo ar.

A tecnologia deve, assim, sustenta João Nunes, ser aplicada prioritariamente na proteção dos profissionais do setor da saúde, nos meios de transportes aéreos e terrestres e no interior de edifícios ocupados por um elevado número de pessoas, como aeroportos e centros comerciais ou lares de idosos.

(...)

https://www.tsf.pt/mundo/tecnologia-pioneira-inativa-num-minuto-mais-de-99-do-virus-no-ar-12473950.html?fbclid=IwAR1qI4zZVsrvNK6B8JLwz5JBFfHqTcPojVrHLxrJbbNyPVH6bmOhcUjuwvk
  11. Colocado por: casinhaDaAvoNão sei se já foi perguntado aqui...
    Mas alguém sabe como está o metro em Lisboa?

Faço ideia de apanhar às 8h30 😂

(😭😭😭😭😭😭)

Basta usar uma máscara FFP2/FFP3 ou semelhante e proteger os olhos, não tem de se preocupar.

E não se esqueça: JÁ EXISTE TRATAMENTO PARA A COVID19!

No worries ;)

https://www.youtube.com/watch?v=xKroEU3_SkY
  12. E rezar! Ainda há poucos dias o bastonário dos Médicos veio dizer que o risco de contagio em transportes publicos lotados é enorme!

Não se compreende como é que este incompetente desgoverno, não interessa se é do partido x ou y, se não consegue aumentar a oferta de transportes publicos, não consegue com alguma criatividade - e alguma humildade para ouvir sugestões alheias, - implementar medidas de descomgestionamento dos transportes existentes, como a redução de tarifas de parqueamento da Emel, incentivo ao uso de motas e motorizadas, etc.!

0.6735 seg. NEW