Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Precisava de uma opinião.

    Estou a construir uma moradia, com piso radiante hidráulico suportado por uma bomba de calor.
    O que estava programado inicialmente para aquecimento das águas sanitárias eram os painéis solares.

    O construtor disse-me agora, que em conversa com o picheleiro responsável pela obra, ele lhe aconselhou antes a instalação de um acumulador associado à bomba de calor, o que tornava o processo mais eficiente, o que me permitiria não ter custos com a manutenção dos painéis solares.

    Alguém me sabe aconselhar? Será que devo desistir dos painéis para aquecimento das águas sanitárias? O que é mais eficiente?
  2.  # 2

    Eu em vez de investir em 2 paineis solares pelo mesmo preço ou pouco mais comprei 6 paineis fotovoltaicos totalizando 2.3kw, e nao fico limitado a agua... Assim com a energia produzida aqueço a agua em 2h ou 3h com a resistência de 1500w e ainda sobra produçao para outros equipamentos...
    Concordam com este comentário: greenpower
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pjammer
  3.  # 3

    Colocado por: PjammerBoa noite,
    Precisava de uma opinião.

    Estou a construir uma moradia, com piso radiante hidráulico suportado por uma bomba de calor.
    O que estava programado inicialmente para aquecimento das águas sanitárias eram os painéis solares.

    O construtor disse-me agora, que em conversa com o picheleiro responsável pela obra, ele lhe aconselhou antes a instalação de um acumulador associado à bomba de calor, o que tornava o processo mais eficiente, o que me permitiria não ter custos com a manutenção dos painéis solares.

    Alguém me sabe aconselhar? Será que devo desistir dos painéis para aquecimento das águas sanitárias? O que é mais eficiente?


    Se terá bomba se calor não tem lógica nenhuma ter paineis só para aquecer águas.

    Atenção que a bomba de calor tem igualmente custos de manutenção.

    Na minha opinião se vai por PRH mete bomba de calor para o PRH+Águas, se quiser investir mais mete ainda uns fotovoltaicos para reduzir o consumo da bomba de calor.
    Concordam com este comentário: nasys007
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pjammer
  4.  # 4

    Colocado por: tmmc

    Se terá bomba se calor não tem lógica nenhuma ter paineis só para aquecer águas.

    Atenção que a bomba de calor tem igualmente custos de manutenção.

    Na minha opinião se vai por PRH mete bomba de calor para o PRH+Águas, se quiser investir mais mete ainda uns fotovoltaicos para reduzir o consumo da bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pjammer

    Obrigado pela resposta.

    E deduzo que seja uma poupança muito significativa financeira se desistir dos painéis solares comparativamente à aquisição do acumulador para a bomba de calor, correto?

    Não faço ideia dos valores médios envolvidos...
  5.  # 5

    Claro. Um acomulador deve rondar no minimo 1/4 do preço de um kit solar forçado.
  6.  # 6

    Colocado por: tmmcClaro. Um acomulador deve rondar no minimo 1/4 do preço de um kit solar forçado.

    1/4 na aquisição é muito de diferença, mesmo contando redução de alguma manutenção, não chega a 1/4, mas 1500 ou 2000€ reduz
  7.  # 7

    Boa tarde
    Também estou no mesmo dilema ... Só não entendo como é que alguns aparelhos bomba de calor para PRH fazem as duas funções(PRH+AQS água sanitária)e outros não...
    No meu caso PRH para 198m2 e 4 pessoas ... Com bomba de calor + bomba 300l é a melhor opção?!
    Mas para minimizar os custos quanto painéis deveria montar tendo em conta que a casa está equipada só para eletricidade?
    Outra questão autoconsumo com acumuladores... Faz sentido ou ainda temos que esperar mais algum tempo?
    Obrigado
  8.  # 8

    Alguns equipamentos BC, TÊM termo acumulador incorporado, daí ser um grupo térmico que faz dois serviços, outros casos há BC que apenas faz aquecimento, para fazer aqs sanitárias coloca.se termo acumulador ao lado aquecido também por bomba calor.
    Já terminou a casa ?
    Deixou pré.instalação para Fotovoltaica ?
    "Acumuladores", aguarde mais um tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousaams
  9.  # 9

    Já terminou a casa ?
    Deixou pré.instalação para Fotovoltaica ?
    "Acumuladores", aguarde mais um tempo.

    Bom dia

    Obrigado nasys007

    Não ainda não acabei estou na estrutura mas no final do próximo mês estará para entrar pichelaria e eletricista...
    Por isso a minha pergunta

    Para si a BC qual a melhor a integrada ou independente para fazer PRH e AQS sanitária?
    Neste momento tenho orçamento Daikin, solarius, daitsu, LG e DICA
    Piso radiante da giacomini e da proteu...

    Para o fotovoltaico quantos acha necessários para depois instalar os acumuladores/baterias?
    Ou por fases quantos instalar agora e depois numa segunda fase quantos mais?

    Obrigado
  10.  # 10

    Acerca da bomba calor, meu conselho é, para já exclua. Pois mês para mês há alterações, novidades nos equipamentos, sejam elas integradas ou independentes.
    Avance com PRH, orçamento com tudo completo no piso claro, caixas coletores e termostatos. Alimentação deste circuito climatização, fica para uma zona hidráulica onde mais tarde, decide o tipo de BC.
    Acerca das marcas PRH, não é mais relevante, embora há sempre algumas diferenças de qualidade, desde que instalação seja feita como deve ser...
    As diferenças que lhe poderão aparecer de valores, tem claro ver com cada marca, mas principalmente no modo de execução.
    Qual é zona do país ?
    Que valores para pavimento radiante ?
    Acerca fotovoltaica, meu conselho é, deixe pré instalação, passado 1 ano ou dois, depois saber comportamento habitação e seu perfil de consumo, aí irá então optar se são 4, 6, 8 coletores...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousaams
  11.  # 11

    Se não quiser obras para mais tarde..!!
    É um pouco tiro no escuro, causa tipo utilização de cada um...
    Mas Instale kit 4 coletores Autocomsumo, à partida consegue arranjar com que os rentabilize...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousaams
  12.  # 12

    Você pode interligar tudo com 1deposito o solar a bomba de calor e ter fotovoltaicos para ajuda na produção de energia elétrica
  13.  # 13

    As diferenças que lhe poderão aparecer de valores, tem claro ver com cada marca, mas principalmente no modo de execução.
    Qual é zona do país ?
    Que valores para pavimento radiante ?

    Distrito do Porto
    Valores entre 6500 PR e 6000 BC

    Vou seguir o seus conselhos... Deixo para depois instalo na primeira fase PRH para aquecimento e arrefecimento e deixo para depois a bomba de calor... Mas e o aquecimento de águas sanitárias?
    Tenho sempre que compra bomba isolada!
    Obrigado nasys007 fabioramod84
  14.  # 14

    na minha opinião deve equacionar um equipamento que faça ambas as funções, climatização e AQS, devendo defenir desde ja pois existem diferenças brutais entre as multiplas opções disponiveis no mercado tendo que ser devidamente implementadas as ligações para o equipamento escolhido.

    uma das melhores opções actualmente disponivél é a Daikin EHSX que entre muitas outras vantagens faz AQS instantaneas, apoiada por uma solução solar fotovoltaica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousaams
  15.  # 15

    Boa noite jorgealves

    Obrigado pelo explicação

    Outra pergunta monofásico ou trifásico e potência da bomba? 12kw ou 14kw?

    Pelo que entendi tenho que montar painéis solares para poder aproveitar esta BC...
    Preço? Tem alguma referência?
  16.  # 16

    Colocado por: sousaamsOutra pergunta monofásico ou trifásico e potência da bomba? 12kw ou 14kw?


    localização do imovel e qual o sistema de PRH
  17.  # 17

    Colocado por: sousaamsPelo que entendi tenho que montar painéis solares para poder aproveitar esta BC...
    entendeu mal, recomendei colectores solares fotovoltaicos mas são opcionais
  18.  # 18

    Colocado por: sousaams

    Qual é zona do país ?
    Que valores para pavimento radiante ?

    Distrito do Porto
    Valores entre 6500 PR e 6000 BC

    Vou seguir o seus conselhos... Deixo para depois instalo na primeira fase PRH para aquecimento e arrefecimento e deixo para depois a bomba de calor... Mas e o aquecimento de águas sanitárias?
    Tenho sempre que compra bomba isolada!
    Obrigado nasys007 fabioramod84
  19.  # 19

    Colocado por: sousaamsAs diferenças que lhe poderão aparecer de valores, tem claro ver com cada marca, mas principalmente no modo de execução.
    Qual é zona do país ?
    Que valores para pavimento radiante ?

    Distrito do Porto
    Valores entre 6500 PR e 6000 BC

    Vou seguir o seus conselhos... Deixo para depois instalo na primeira fase PRH para aquecimento e arrefecimento e deixo para depois a bomba de calor... Mas e o aquecimento de águas sanitárias?
    Tenho sempre que compra bomba isolada!
    Obrigado nasys007 fabioramod84

    Pode deixar tudo preparado e colocar mais tarde.
    Deixa alimentação PRH, para zona técnica (zona hidráulica), deixa tubagens refrigeração BC do exterior até esta mesma zona técnica, deixa águas quente e fria, para esta mesma zona técnica...
    Terá de ter algum espaço nesta zona...
  20.  # 20

    Isto que estou apresentar, com certeza, empresa instalação que se vai ocupar da sua habitação, deverá ter conhecimento para isso. Apenas aconselho deste modo, porque todas as marcas todos anos alter para melhor ou pior pormenores e sistemas de equipamentos, se vai ainda construir, porque não há.de decidir depois ..!
    Seu instalador saberá de certeza, deixar tudo preparado para ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousaams
 
0.0225 seg. NEW