Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!

Já faz algum tempo(anos)que conheço o fórum, e "espreitei" muitos posts á procura de varias informações relativas a diversos temas,sobretudo devido ao sonho que sempre tivemos, eu e a minha esposa, de construir o nosso "castelo", e ao longo dos anos vais vendo, sonhando,pesquisando... e a maior parte das vezes vinha dar aqui. Fui lendo histórias, experiências, opiniões... e heis-que agora é a minha vez de pedir a vossa ajuda e opinião.

Parece ter chegado a hora de adquirir o terreno onde poderá nascer a casa dos nossos sonhos.

Tenho um em vista e queria pedir a vossa opinião se consideram que é possível fazer o que pretendemos tendo em conta as características do terreno.

Assim por alto o que queremos é uma casa térrea com 3 quartos, um deles suite com closet, um escritório, 1 casa de banho de apoio aos quartos e talvez outro wc de serviço. A ideia para a sala e cozinha ainda não está bem definida, eu prefiro um open space generoso com uma espécie de ilha/balcao a separar a cozinha da zona de jantar e a sala de estar também no mesmo espaço , a minha esposa ainda está na dúvida.

As zonas da casa que pretendíamos privilegiar a nível de áreas seriam o open space e a suite.

Gostamos da ideia de passar pela zona do open space para o alpendre exterior onde teria uma cozinha exterior/barbecue com zona de refeições e outra zona de relax/convivio.

Para ser perfeito gostaria de ter uma garagem(penso k já vai ser apertado) que mais que para guardar carros serviria para guardar ferramentas e usá-las de vez em quando 😂.

Dito isto, falo-vos agora do terreno, são mais ou menos 1100m2 em que pode ter uma área bruta de construção de 231 m2, em piso térreo ou 2 pisos, a área de impermeabilização do terreno é á volta de 400m2.

Acham que é possível concretizar o nosso sonho neste terreno?

Desde já o meu muito obrigado pelos vossos comentários.
  2.  # 2

Pela area bruta que indica , consegue fazer o T4 e ainda uma garagem.
    A ultima que fiz com um programa identico, mas 2 pisos, tem AB de 227m2. o terreno é que só tem 400m2 ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Amvbarata
  3.  # 3

Belo texto, imprima e leve-o ao arquitecto quando for falar com ele, a reunião fica logo despachada :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  4.  # 4

qual o orçamento estipulado para essa casa?
  5.  # 5

Colocado por: PicaretaBelo texto, imprima e leve-o ao arquitecto quando for falar com ele, a reunião fica logo despachada :-))
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

😂 A sério ou esta apenas a ser ironico?
  6.  # 6

Colocado por: candinhoqual o orçamento estipulado para essa casa?

Acho que ainda estamos longe dessa fase, nós estamos fora do pais, o nosso plano é regressar dentro de 8 a 10 anos, e começar a construir dentro de 3 a 4 anos. Eu tinha pensado em construir ate 170mil mas depois de ver as várias discussões talvez seja um valor utópico.
  7.  # 7

Se houve uma coisa que aprendi neste fórum, foi que a fazer isto,teria que ser por etapas e a não pôr a carroça á frente dos bois. Segundo a ordem é adquirir primeiro o terreno de acordo com o que pretendemos. Esse passo esta bem encaminhado. Fiz proposta final pelo terreno estou a aguardar resposta. A opinião de um Arquiteto como o Sr. Pedro Barradas confirmou o que ja pensava. Penso que ate poderá ter area inferior, a garagem ainda não está certa.

Quando finalizar este passo, começo á procura de arquitecto.

Obrigado pelas vossas mensagens
  8.  # 8

Colocado por: Amvbaratapode ter uma área bruta de construção de 231 m2,

Olá, a meu ver chega e sobra.
    Para que tenha uma ideia, o mínimo legal para um T4 são 105m2.
    E se pensava em gastar "apenas" 170k... talvez não seja boa ideia sonhar com uma casa maior que os 231m2 que o tal terreno permite.
    Maior não quer dizer necessariamente melhor. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  9.  # 9

Colocado por: AmvbarataEu tinha pensado em construir ate 170mil mas depois de ver as várias discussões talvez seja um valor utópico.

230m2 com 170k, aqui onde estou não consegue.... Rondará uns 180k +IVA.. e depende de muita coisa, sem esticar a corda e luxos.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    230m2 com 170k, aqui onde estou não consegue.... Rondará uns 180k +IVA.. e depende de muita coisa, sem esticar a corda e luxos.

Pois foi o que calculei, mas também não quer dizer necessariamente que tenha que ter essa área, não queremos grande luxos, queremos focar-nos numa construção com qualidade principalmente a nível do isolamento e caixilharias. Arquitetura simples, penso que ainda se arranja certo 😀 ja agora Sr. Pedro encontra-se em que zona se é que pode dizer.
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá, a meu ver chega e sobra.
    Para que tenha uma ideia, o mínimo legal para um T4 são 105m2.
    E se pensava em gastar "apenas" 170k... talvez não seja boa ideia sonhar com uma casa maior que os 231m2 que o tal terreno permite.
    Maior não quer dizer necessariamente melhor. Boa sorte.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,ADROatelier

Estou de acordo, maior nao quer dizer que seja melhor, eu para ser sincero pelas contas que fiz por alto as áreas que pretendia fiquei-me nos 160m2 é claro que são cálculos á la curioso, não percebo mesmo nada disto, não contei espessuras de parede e o espaço que meti para circulação foi assim ao calhas 😂. Uma pergunta a área do alpendre entra para a área bruta de construção?
  12.  # 12

Sim,alpendre conta.

0.0179 seg. NEW