Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: HAL_9000Nessa zona tem de se ter especial cuidado de passar óleo. Se aparecer algum fungo, é lixar e óleo para cima.

    e quando se cortar ter o cuidado de saturar e saturar muito bem todo esse perimetro que fica exposto depois do corte. ate pore es~ta no sentido de absorção das fibras de madeira.
  2.  # 2

    Possivelmente serei eu a fazer o trabalho, os carpinteiros com quem falei falam-me todos que fica mais caro que colocar uma pedra...

    A ideia que tenho era, comprar 2 tampos maciços do Leroy Merlin (fica mais perto que o IKEA) e fazer eu a montagem.
    Aproveito para pedir a vossa opinião no material do Leroy, é bom, mau, mais ou menos?

    O epoxy foi algo que pensei em usar, mas estou a ver que o feedback é mais os óleos naturais, é assim tão mau a opção epoxy?


    Cumprimentos
  3.  # 3

    Para epóxi... Meta logo em termolaminado a imitar madeira.

    Mas qual é a ideia de gastar um dinheirão em madeira nobre para depois encapsular em resina!?
  4.  # 4

    Por acaso ando a pedir preços para a cozinha da casa que estou a construir, ainda falta muito para a meter mas como há muita espera vou já tratando disso.

    A cozinha vai ter muitos pormenores em madeira, com as portas brancas, e gostávamos de ter a bancada em madeira, mas em conversa com um fabricante ele disse que é bom, aguenta bem a madeira tratada com verniz em cima, mas que é preciso ter muito cuidado.
    Tem um cliente com uma cozinha assim que com os anos e pequenos cortes na madeira, esses pequenos cortes estão a oxidar e a ficar feios.

    Acabámos por em princípio deixar a madeira de lado na bancada, temos o tampo de refeições na península esse em carvalho.

    E tendo em conta o preço do tampo de carvalho e da bancada em silestone, a diferença não parece assim tanta em valor.
    1 tampo carvalho lamelado com 2800x910x20mm fica a 530€

    3 bancadas em Silestone com um total de 7500x620mm por 1600€

    Se formos a ver a bancada é quase 3 vezes maior em comprimento que o tampo, ligeiramente menos larga, e o preço é pouco mais que 3 vezes também. E a bancada já inclui o trabalho de cortes etc no preço e é preço dado pelo fabricante das cozinhas, se for a um fornecedor de silestone diretamente ainda se deve conseguir mais barato.
  5.  # 5

    Por isso isso é que se usa o óleo e não verniz... Para não acontecer isso dos cortes...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasPara epóxi... Meta logo em termolaminado a imitar madeira.

    Mas qual é a ideia de gastar um dinheirão em madeira nobre para depois encapsular em resina!?


    A ideia é saber qual a melhor solução, se eu soubesse não tinha pedido opinião eheh

    Colocado por: tiagooliveira20Por acaso ando a pedir preços para a cozinha da casa que estou a construir, ainda falta muito para a meter mas como há muita espera vou já tratando disso.

    A cozinha vai ter muitos pormenores em madeira, com as portas brancas, e gostávamos de ter a bancada em madeira, mas em conversa com um fabricante ele disse que é bom, aguenta bem a madeira tratada com verniz em cima, mas que é preciso ter muito cuidado.
    Tem um cliente com uma cozinha assim que com os anos e pequenos cortes na madeira, esses pequenos cortes estão a oxidar e a ficar feios.

    Acabámos por em princípio deixar a madeira de lado na bancada, temos o tampo de refeições na península esse em carvalho.

    E tendo em conta o preço do tampo de carvalho e da bancada em silestone, a diferença não parece assim tanta em valor.
    1 tampo carvalho lamelado com 2800x910x20mm fica a 530€

    3 bancadas em Silestone com um total de 7500x620mm por 1600€

    Se formos a ver a bancada é quase 3 vezes maior em comprimento que o tampo, ligeiramente menos larga, e o preço é pouco mais que 3 vezes também. E a bancada já inclui o trabalho de cortes etc no preço e é preço dado pelo fabricante das cozinhas, se for a um fornecedor de silestone diretamente ainda se deve conseguir mais barato.


    No leroy CARVALHO 2500X650X38 anda na casa dos 190€ cada (precisava de 2 para fazer a minha cozinha)

    Colocado por: Pedro BarradasPor isso isso é que se usa o óleo e não verniz... Para não acontecer isso dos cortes...


    Pois o verniz não me convence, trabalho na pintura automóvel e não estou a ver vernizes aguentarem (posso estar errado), em contra partida o epoxy parece, no papel, uma ideia interessante.
    Como se processa a manutenção que faz na sua?

    Cumprimentos
  7.  # 7

    Leia no início da discussão.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro_MoreiraAcha que óleo não contamina a comida? têm norma alimentar? O pessoal preocupa-se com a contaminação de plástico nas comidas mas numa zona de preparação e manipulação de alimentos não há problemas em usar óleos.

    Madeira em zonas com água não é o material indicado, cada um sabe de si e do que pretende

    Nada disto é verdade. Aliás, é exactamente ao contrário. Não existe nada melhor para zonas húmidas que o óleo
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro_MoreiraNão vi lá nada a dizer que têm certificação alimentar, os óleos podem ter uma base natural, até o petróleo têm base natural, mas são químicos que têm na sua composição.

    São opções, apenas estou a dar outro ponto de vista sobre bancadas em madeira

    Errado outra vez, existem óleos 100% isentos de qualquer tipo de solventes.
    Agora se me disser que não são todos iguais. Ai isso não serão com certeza.
  10.  # 10

    Boas, agora é uma questão de escolher entre laminado ou maciço.
    A minha previsão é que a bancada dure 10 anos no pior cenário e com os devidos cuidados.


    Cumprimentos
    • FLxr
    • 29 junho 2022 editado

     # 11

    Venho recuperar este tópico, na esperança de aprofundar algumas informações sobre o óleo.

    Tenho esta bancada como tampo de secretária em escritório. Apaixonei-me pelo aspecto das fotos, na loja disseram-me que ela já vinha tratada com óleo, mas quando a recebi recentemente constatei uma madeira seca, áspera, e sem beleza.

    Eu gosto do aspecto vidrado do verniz, mas já percebi que não é o melhor para a durabilidade da madeira/riscos etc.

    Quantos aos óleos, também já percebi que é um mundo.
    Esta página diz-me que há óleos "drying" e "non drying - vegetais e minerais". Que os que dão melhor acabamento são os "drying" por serem mais duros, criam uma pelicula maior. Mas eu constacto que o óleo do ikea também é vegetal, requer manutenções mais frequentes, por isso não sei se é o que procuro.

    Queria algum que me desse algum brilho (sem ser excessivo), e que me criasse uma camada forte (ou enrijecesse a camada superficial da madeira) para suportar bem o acto de estar a escrever uma folha de papel sobre ela sem marcar.

    Agradeço qualquer recomendação.
  11.  # 12

    Colocado por: FLxrEu gosto do aspecto vidrado do verniz,

    è pena.. isso é o mesmo que ter um tampo de plastico, no fundo está a plastificar a folha de madeira.
    Devia ter visto isso logo.
    Se esse tampo jé está tratado a oleo, não pode aplicar verniz, não vai aderir.
    nÃO HÁ OLEO QUE LHE DÊ UMA CAMADA ESPESSA, por é que é um oleo, um impregnante.

    ps: SAI-LHE MAIS BARATO COMPRAR OUTRO TAMPO, COM O ACABAMENTO QUE ALMEJA.
    • FLxr
    • 29 junho 2022

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    è pena.. isso é o mesmo que ter um tampo de plastico, no fundo está a plastificar a folha de madeira.
    Devia ter visto isso logo.
    Se esse tampo jé está tratado a oleo, não pode aplicar verniz, não vai aderir.
    nÃO HÁ OLEO QUE LHE DÊ UMA CAMADA ESPESSA, por é que é um oleo, um impregnante.

    ps: SAI-LHE MAIS BARATO COMPRAR OUTRO TAMPO, COM O ACABAMENTO QUE ALMEJA.


    Homessa! Agora quer-se proibir quem goste de tampos de madeira maciça com acabamento vidrado? Então e os milhares de pessoas envernizam parquet, soalho, taco, etc etc com verniz?

    Mas eu não queria centrar o meu pedido de ajuda nesse ponto.
    Como eu disse, o verniz está posto de parte.

    Gostava de centrar a discussão nisto que referi:
    Colocado por: FLxrEstapágina diz-me que há óleos "drying" e "non drying - vegetais e minerais". Que os que dão melhor acabamento são os "drying" por serem mais duros, criam uma pelicula maior. Mas eu constacto que oóleo do ikeatambém é vegetal, requer manutenções mais frequentes, por isso não sei se é o que procuro.

    Queria algum que me desse algum brilho (sem ser excessivo), e que me criasse uma camada forte (ou enrijecesse a camada superficial da madeira) para suportar bem o acto de estar a escrever uma folha de papel sobre ela sem marcar.

    Agradeço qualquer recomendação.
  12.  # 14

    Colocado por: FLxrHomessa! Agora quer-se proibir quem goste de tampos de madeira maciça com acabamento vidrado?

    Se ler bem o meu comentário, eu não proibi nada...
    Se quer avançar com esse tampo, pode sempre lixar isso, se conseguir não estragar a folha de madeira. dá-lhe um verniz PU para soalho, acabamento cera, ou acetinado/meio brilho.
    Boa sorte.
    • FLxr
    • 29 junho 2022

     # 15

    Eu sei que posso fazer isso. Obrigado. Eu escrevi em cima que o verniz está posto de parte. Gostava de trocar ideias com quem tivesse algumas experiências de óleos. Os óleos são um mundo e eu tenho curiosidade. Gostava de centrar isto nos óleos. Eu vou repetir a minha pergunta.



    Colocado por: FLxr
    Estapágina diz-me que há óleos "drying" e "non drying - vegetais e minerais". Que os que dão melhor acabamento são os "drying" por serem mais duros, criam uma pelicula maior. Mas eu constacto que oóleo do ikeatambém é vegetal, requer manutenções mais frequentes, por isso não sei se é o que procuro.

    Queria algum que me desse algum brilho (sem ser excessivo), e que me criasse uma camada forte (ou enrijecesse a camada superficial da madeira) para suportar bem o acto de estar a escrever uma folha de papel sobre ela sem marcar.

    Agradeço qualquer recomendação.
 
0.0245 seg. NEW