Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    A minha casa é uma moradia T3 de 2 pisos, com cerca de 220m2, e foi construída há 3 anos.

    Temos alguns problemas de humidade (bolores/mofo que aparecem no topo da caixa de escadas- ponto mais alto da casa - e no interior de alguns roupeiros.

    A casa tem isolamento por capoto, vidros duplos com caixilharia de pvc (as caixilharias de várias janelas têm pequenas grelhas de ventilação). Temos entradas/saídas de ar (respiradouros) na sala, na cozinha, e no wc social - no piso térreo - e nos wc do piso superior, para além de outro colocado junto à claraboia que existe no topo das escadas.

    Tentamos ao máximo fazer arejamento, deixando as janelas dos wc abertos (oscilobatente) todo o dia e abrindo as janelas dos quartos quando estamos em casa (o que é mais difícil, como é óbvio).

    Farta de deitar sapatos para o lixo, por apanharem bolor, pus-me a pesquisar sobre humidades por condensação.

    Apesar de achar o site um bocadinho estranho (irritou-me não falarem de preços nem explicarem o tipo de soluções que utilizam), contactei a Murprotec.

    O funcionário veio cá a casa, confirmou o que já sabíamos - humidade por condensação - e pediu-nos 9100€ por uma máquina para renovar o ar. Ainda nos faziam o "desconto especial pela situação COVID" (!?!?!) de 1500€, se decidíssemos na hora. Não gostei nada desta abordagem agressiva, o meu marido ainda menos, e não aceitámos.

    Entretanto, pus-me a pesquisar e parece que a tal máquina XPTO não é muito diferente de um sistema VMC.

    O que eu queria saber:

    - um sistema de VMC pode resolver problemas de condensação (não tenho tetos pretos nem nada de dramático, é um questão localizada... pelo menos por enquanto!)

    - Existem outras soluções mais adequadas?

    - Recomendam marcas/empresas com boa qualidade/preço?

    Obrigada!
  2.  # 2

    Fotos..

    Tem algum extrator de ar?

    O que diz o construtor?
  3.  # 3

    Por acaso não tenho fotos mas não sei se iam adiantar muito, porque o meu marido andou a limpar tudo com lixivia e um spray anti-mofo esta semana... No momento está limpo, mas sei que é uma questão de tempo. Se fizer diferença, posso tirar...

    Não tenho nenhum extrator de ar (só o exaustor da cozinha). Nas casas de banho tenho os respiradouros mas não têm "ventoínhas" nem nenhum motor.

    O construtor veio cá há uns meses, pintou e trocou a clarabóia das escadas (não é uma clarabóia típica, o vidro está na vertical como se fosse uma janela - visto de fora parece que faz um nicho na cobertura. Sei que há um nome para isto mas não me lembro).
    O vidro estava colocado com uma caixilharia normal e foi substituido por caixinharia com grelhas para "respirar".
    • zed
    • 13 maio 2020 editado

     # 4

    O problema é localizado ou geral? Tem ideia dos valores de humidade relativa que tem ao longo do dia e em variados locais?

    Colocado por: attoazum sistema de VMC pode resolver problemas de condensação?

    Pode, mas na prática é só outra forma de ventilar tal como o abrir das janelas. Portanto resolve se o problema for falta de ventilação. É mais cómodo e poderá até ser mais eficaz consoante o sistema VMC, as janelas, e a vossa utilização das mesmas.
  4.  # 5

    isso quase de certeza são pontes térmicas não tratadas.
    e precisa melhorar a ventilação.
    9000 € ??
  5.  # 6

    Por enquanto o problema está limitado ao tal local no topo das escadas e aos roupeiros do nosso quarto (os quartos dos miúdos apanham sol desde cedo, acho que deve ser por isso que não têm). Embora também apareça mofo na dispensa, que é o aproveitamento do vão das escadas.

    Quanto às pontes térmicas, tenho que pesquisar o que isso significa mas pelo pouco que acho saber, é algo estrutural... Tem solução depois de a casa estar construída e habitada?

    Em relação aos 9000€: é mesmo verdade.
    Deixo o orçamento, para não pensarem que é treta.

    Nesse orçamento, parece-me que o técnico anotou 52% de humidade relativa dentro de casa. Não me parece que isso seja assim tão mau... Mas a verdade é que não percebo nada disso!
      IMG_20200513_223227.jpg
      IMG_20200513_222944.jpg
      IMG_20200513_222702~2.jpg
  6.  # 7

    Este pessoal que escreve "com os pés" é fantástico já para não falar da manhosice desse orçamento.

    Era a mesma coisa que lhe tivessem escrito num guardanapo 10.000€ aceita? E nem sabe o que nem porque.

    52% humidade relativa é um valor excelente.

    Contacte antes um eng civil perito em térmica e peça um diagnóstico e soluções
  7.  # 8

    A Vaillant custuma ter bons vmc mas procure um eng civil para fazer a avaliação do seu problema porque não e só colocar a máquina tendo em atenção que terá de fazer algumas obras para colocar o aparelho cumprimentos
  8.  # 9

    Eu daria duas sugestões simples. Veja se a cobertura no 'topo' das escadas tem isolamento térmico e nos roupeiros metia daqueles desumidificadores de sílica.

    A casa que comprei e recuperei também tinha sérios problemas de condensação, ao ponto de pingar nos quartos por cima das cabeças..levou isolamento térmico na placa (160mm de lã mineral) e uma VMC de 150€..

    Resultado, nem bolores nem condensações.
    Apareceu-me bolor na mala do portátil (que não tem uso..) que estava guardada naquelas gavetas do IKEA que ficam por baixo da cama, meti lá um desses desumidificadores de sílica e nunca mais apareceu nada.

    Nenhuma das soluções custou 9k€ :)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  9.  # 10

    Colocado por: attoazNesse orçamento, parece-me que o técnico anotou 52% de humidade relativa dentro de casa. Não me parece que isso seja assim tão mau...


    52% é um valor bastante bom.

    e ele por acaso fez algumas imagens com termografia?
  10.  # 11

    Colocado por: SS1128
    Apareceu-me bolor na mala do portátil (que não tem uso..) que estava guardada naquelas gavetas do IKEA que ficam por baixo da cama, meti lá um desses desumidificadores de sílica e nunca mais apareceu nada.
    :)
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed

    Pode dar exemplos de desumidifaodres de silica que aconselha? Obrigado
 
0.0173 seg. NEW