Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola,

    Gostava de pedir ajuda a alguem que pudesse que já esteja habituado a estes assuntos e me saiba dar algum esclarecimento sobre a seguinte situação:

    Comprei um apartamento no último piso de um edifício. Foi a primeira vez e de início tive algum receio, estavamos indecisos na altura de fazer o negócio e o construtor percebeu e logo veio tranquilizar-nos dizendo que se o medo era o isolamento que poderiamos ficar descansados que tinha isolado o predio da melhor forma tanto para impermeabilizações como termicamente e até disse os materiais aplicados que mais tarde poderiamos confirmar na FTH. Pareceu-nos sincero e em consulta com alguns amigos também nos incenivaram no sentido de não recear," até porque actualmente as construções obedecem a critérios que não era à 20 anos atrás".

    Fomos Habitar o Apartamento no final de 2008 e fizemos escritura no inicio 2009. Achei que o apartamento era muito frio, embora depois de ligar o AC atenuasse, mas o facto é que quando se entrava em casa parecia que nos aproximavamos dum bloco de gelo. Confrontei o construtor com o facto e disse que o Inverno estava a ser muito rigoroso a construção era recente e que no proximo inverno isso ja não aconteceria.

    No dia da escritura recebemos os documentos antes de assinar e como poderão imaginar para quem não entende do assunto lê, mas não interpreta bem. O certificado até era classe A e passou-se à frente. Em casa à noite e já com calma li aquilo com atenção e tem aseguinte descrição:
    ..." Cobertura horizontal em terraço, laje maciça com pavimento aplicado directamente sobre betonilha", isto tanto para a interior como para a exterior. Proposta: colocação de isolamento termico(EPS-Poliesterno Expandido Moldado 4cm espessura na cobertura.

    A FTH descreve:
    " cobertura do ultimo piso do interior para exterior: laje maciça betonada in situ, poliuretano projectadocom 3cm espessura, camada de betonilha, duas telas de impermeabilização, camada de regularização e protecção, revestimento em pavimento de mosaico ceramico."
    Dúvidas: Os elementos constantes na FTH podem não estar conforme? Se não então porquê o tecnico que emitiu o CE propõe colocação de isolamento termico?

    É que no Verão também parecia uma estufa naqueles dias mais quentes, não sei mesmo o que fazer..., tenho ou não tenho isolamento termico? ou não é adquado? quem souber ajudar, agradeço.
    Cumprimentos,
  2.  # 2

    Boas

    Os elementos constantes na FTH podem não estar conforme?

    Teoricamente devia estar conforme. Na realidade já vi várias FTH que não passavam de documentos que não valiam o papel onde estavam escritas..

    Se não então porquê o tecnico que emitiu o CE propõe colocação de isolamento termico?

    Provavelmente o perito confirmou a insuficiência (ou a não existência) do isolamento. O que acho estranho é a classificação obtida, mas neste jardim à beira mar plantado o que não faltam é ervas daninhas.

    tenho ou não tenho isolamento termico? ou não é adquado?

    Arranje alguém que vá ao local confirmar o que tem. Adequado não é concerteza, ou não teria os problemas que tem.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifnunes
  3.  # 3

    Colocado por: ifnunesA FTH descreve:
    " cobertura do ultimo piso do interior para exterior: laje maciça betonada in situ, poliuretano projectadocom 3cm espessura, camada de betonilha, duas telas de impermeabilização, camada de regularização e protecção, revestimento em pavimento de mosaico ceramico.",
    O construtor poderia ter razão relativamente ao primeiro inverno. O nosso corpo é sensível à humidade relativa e, no primeiro ano, as paredes estão a largar a humidade que têm em excesso (de todas as fases de construção: assentamento de tijolo, reboco, estuque, pintura...), mas...(o Vasco Tomé que me desculpe),

    Eu sou muito céptico relativamente a "poliuretano projectado" como isolamento térmico em placas de cobertura. Se o que realmente lá está é esse com p.p. com 3cm de espessura, o mais certo é já estar espalmado e ter apenas 1cm de espessura...

    Por outro lado, o isolamento térmico depende de muitos factores para além da cobertura.
    Por exemplo: COR e ESPESSURA é o mosaico cerâmico da cobertura; orientação das fachadas; áreas envidraçadas, etc., ou... se você deixa os estores todos abertos e as janelas abertas quando sai de casa de manhã e só regressa à noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifnunes
  4.  # 4

    Boa Tarde,

    As janelas e os estores ficam fechados durante o dia. A orientação solar é nascente poente e a ceramica é da cor da tijoleira.
    Eu arriscava a dizer que as oscilações na temperatura no apartamento são mesmo da cobertura.
    Não entendo absolutamente nada de construção, mas dou um exemplo : No verão o elevador ficava no ultimo piso muitos dias.Geralmente a minha filha regressava a casa antes do almoço e permanecia lá toda a tarde. Quando entrava-mos no edifício pelas 18,30 ou 19H, a entrada do prédio estava fresquinha, chama-se o elevador que tinha estado toda a tarde lá em cima e quando entrava nele parecia uma estufa e sentia-se o mesmo no ultimo piso. Como é que se exdplica isto? Um dia chamei o vendedor para confirmar e ele disse-me que já tinha percebido isso.

    Cumps.
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Uma vez que estou com um problema semelhante, pode informar-me pf como é que solucionou a questão?

    Obrigado.
 
0.0122 seg. NEW