Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Luis Alves

    A resposta ja vem um pouco tarde mas vem.

    Não cheguei a fazer a instalação pois o custo e muito alto para o orçamento que tenho disponível.
    Deixei foi uma pré-instalação que espero que seja suficiente. Basicamente deixei um quadro elétrico vazio e tubos passados para os varios pontos de luz, tomadas e interruptores.

    Espero no futuro poder instalar um sistema completo mas por agora estou a ponderar automatizar apenas estores recorrendo aos modulos da shelly. O custo para todos os estores ficara na casa dos 300€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EduuM


    Boas, não estou por dentro do protocolo/sistema KNX mas assim por alto, qual a grande vantagem de optar por KNX (que aparentemente parece ser dispendioso) e não ir por exemplo para integrações com HomeAssistant que penso ser bem bem mais económico ? Pergunto isto pois estou mesmo a nadar no que toca a KNX mas tenho andado a ver por exemplo Shellys e outro tipo de sensores que integram facilmente num setup de Home Assistant e parece ser bem mais económico e igualmente eficaz.
  2.  # 22

    Colocado por: EduuMqual a grande vantagem de optar por KNX


    Fiabilidade
  3.  # 23

    Boa tarde

    O sistema de domótica KNX um tema que se pode falar muito .
    KNX não é marca de material, mas sim um protocolo de comunicação BUS, do qual todos ou quase fabricantes de material elétrico tem na sua gama de material.
    Uma das questões mais frequentes ou entraves que se falam e o preço, hoje em dia e muitas soluções a preços bem competitivos para se poder ter uma casa com KNX.
    Sou programador de domótica e hoje em dia a muitas boas soluções a bom preço.
    O KNX tem uma vantagem perante outros sistemas de domótica
    -Sistema descentralizado
    Mesmo que um aparelho esteja avariado o resto pode funcionar
    - Compatível com várias marcas
    Pode se fazer um projeto com material de fabricantes diferentes e todos comunicam entre eles sem problema
    -Garantia de material
    Como o kNX é um protocolo.
    Poderá sempre mudar um aparelho (interruptor, ecrã, etc… ) sem ter que mudar todo o sistema de domótica mesmo daqui a 20 anos

    Paulo Cunha
  4.  # 24

    Sou fã do ecossistema KNX, mas o grande handicap é mesmo a dependência que existe de instaladores certificados para fazer qualquer alteração ou upgrade à instalação que tem reflexo no custo total de utilização deste sistema.

    No dia em que for possível equipar uma casa com KNX e o cliente tiver acesso ao ETS ou a um ETS que permita mascarar os detalhes mais técnicos do protocolo e do comissioning (e não me refiro ao ETS Inside) para poder alterar regras, mapeamentos, etc, a seu bel prazer, acredito na massificação de KNX no mercado residencial. Sem que isso aconteça continuará a ser um pequeno luxo.
    Concordam com este comentário: RCarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Easidomo
  5.  # 25

    E existe... O ETs inside..Ups...reli melhor e já tinha referido que não era isso
  6.  # 26

    Do que li na altura, fiquei com a ideia de que o ETS Inside é uma versão demasiado limitada para a flexibilidade que uma instalação KNX permite fazer.

    Em termos de hardware, o ETS Inside Server é necessário apenas no momento da configuração, ou necessita estar a correr constantemente? É que ter de ter uma máquina Windows ou Linux a correr só para ter o ETS Insider Server ativo parece-me estranho face ao conceito descentralizado do KNX.
  7.  # 27

    ETS não é assim tão complicado como se pensa... basta ter um pouco de curiosidade

    Colocado por: NortenhoSou fã do ecossistema KNX, mas o grande handicap é mesmo a dependência que existe de instaladores certificados para fazer qualquer alteração ou upgrade à instalação que tem reflexo no custo total de utilização deste sistema.

    No dia em que for possível equipar uma casa com KNX e o cliente tiver acesso ao ETS ou a um ETS que permita mascarar os detalhes mais técnicos do protocolo e do comissioning (e não me refiro ao ETS Inside) para poder alterar regras, mapeamentos, etc, a seu bel prazer, acredito na massificação de KNX no mercado residencial. Sem que isso aconteça continuará a ser um pequeno luxo.
    Concordam com este comentário:RCarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Easidomo
  8.  # 28

    Concordo plenamente com pedro_pt

    O ETS não é complicado hoje em dia há muitas ferramentas para ajudar a utilizar o ETS .
    Compreendo o comentário doNortenho que para poder fazer uma pequena mudança no seu programa tenha que chamar alguém para o fazer e isso é igual a custos.
    Eu nos meus projetos uma vez implementados deixo um tempo (normalmente um plafond de 8hrs) para que o cliente se vá ambientando ou programa que esta previsto, normalmente passado um mês volto a verificar com o cliente se pretende efetuar algumas alterações o que é normal só mesmo uma vez utilizando no dia a dia e que se pode verificar se algumas mudanças no programa . (sem custos adicionais).
    E no final do projeto o ficheiro da programação KNX é dado o cliente e fica garantida a ajuda da nossa parte para qualquer mudança que o cliente pretende fazer ele mesmo.

    Quanto o cliente mudar ou mexer no programa sem a ajuda de um profissional não sei até que ponto isso pode ser bom,
    Já tive maus e bons exemplos clientes que até procuram informação e correu bem, mas tb alguns sem nenhuma informação, já sabem o resultado final .

    Paulo cunha
  9.  # 29

    Quando me faldo da complexidade do ETS, refiro-me aos detalhes de protocolo, atribuição de endereços, etc, que para alguém leigo na matéria é difícil de entender.

    Quanto ao custo, a questão é que o ETS Professional custa 1000€. Fornecer uma licença "amiga" também é difícil, dado que o programa obriga a usar uma dongle.

    Há alternativas no mercado negro, mas não deixa de ser um extra step que não deveria ser necessário.

    Mas lá está, para mim domótica a sério é quase sinónimo de KNX. Aqui por casa tenho centenas e centenas de metros de tubos instalados e um quadro dedicado a aguardar melhor€s dias para migrar para KNX. Até lá zwave vai dando conta do recado, embora com alguns soluços pelo caminho.
  10.  # 30

    Colocado por: Nortenhoo ETS Professional custa 1000€.

    Existem outras alternativas:
    ETS5 Home - 350€ -> permite configurar um máximo de 64 dispositivos KNX
    ETS5 Lite - 200€ -> permite configurar um máximo de 20 dispositivos KNX
  11.  # 31

    rial089

    exatamente isso já é uma boa alternativa
    penso que para um particular deve chegar

    atenção ETS6 esta mesmo para sair .
  12.  # 32

    Colocado por: Easidomoatenção ETS6 esta mesmo para sair

    Final deste mês certo?
  13.  # 33

    Sim vai ser apresentado final deste mês .
    pelo menos é o que vem no jornal do KNX
  14.  # 34

    Viva,

    estou neste momento na fase de projeto para uma moradia de 2 pisos na zona do Porto.
    Pretendia deixar ficar já toda a pré instalação de tubagem e/ou instalação de alguns pontos para depois efectuar o upgrade para knx, ou dependendo dos €€€ instalar já tudo.

    Na universidade efectuei o projeto para uma moradia em knx, mas por falta de tempo e como uma coisa é o que se aprende na faculdade e outra é a experiência em campo, pretendia alguém que me elucida-se sobre os custos atuais para projeto/instalação em knx.
    a ideia seria ter toda a instalação em knx (dependendo do €) ou instalar alguns módulos desde já e depois eu ir fazendo o upgrade de mais elementos aos poucos.


    Easidomo,nortenho e rial089, penso que são do ramo, como posso contactar para ter mais algum feedback, caso estejam interessados?

    Se alguém tiver mais alguma referência por favor indiquem

    Obrigado desde já,
    Paulo
  15.  # 35

    Boa Noite Apfm

    Sou Paulo Cunha da Easidomo

    Estamos a sua disposição para o ajudar .
  16.  # 36

    Colocado por: EasidomoBoa Noite Apfm

    Sou Paulo Cunha da Easidomo

    Estamos a sua disposição para o ajudar .


    Olá Paulo, vou-lhe enviar um email com a planta para me puder dar uma estimativa dos custos.

    Cmps
    Paulo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Easidomo
  17.  # 37

    Bom Dia
    Envie tb o contacto para podermos falar .
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apfm
  18.  # 38

    Colocado por: EasidomoBom Dia
    Envie tb o contacto para podermos falar .
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Apfm


    Viva, enviei-lhe à pouco um email.

    Cmps
    Paulo
  19.  # 39

    Colocado por: Apfmrial089, penso que são do ramo, como posso contactar para ter mais algum feedback
    tenho conhecimentos sobre o assunto mas sou um mero DO. Caso necessite de esclarecer alguma dúvida pergunte por aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apfm
    • Apfm
    • 10 abril 2022

     # 40

    Colocado por: EasidomoBom Dia
    Envie tb o contacto para podermos falar .
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Apfm


    Boa noite Sr. Paulo Cunha,
    Antes de mais deixe-me agradecer a disponibilidade e ajuda nas várias questões que tinha sobre a instalação KNX.
    Foi uma grande ajuda para entender qual o próximo passo a dar.

    Assim que tenho a documentação envio-lhe como falado.

    Obrigado desde já.
    Cmps
    Paulo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Easidomo
 
0.0251 seg. NEW