Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos! :)

    Pretendemos construir uma moradia terrea com 4 quartos + 1 escritório.
    Estamos na fase muito inicial, estamos ainda a desenhar no papel a forma da casa e as zonas que pretendemos para apresentar uma primeira ideia ao arquitecto.

    Gostava de saber a vossa opinião em relação as áreas, se elas estão equilibradas, se há áreas muita pequenas para uma moradia terra ou se é desnecessário tanto espaço, etc.

    A casa que estamos a desenhar é em U.

    Aqui vai:

    Sala de estar + Sala de jantar + Cozinha (em Open Space)
    65 m2

    Lavandaria / Garrafeira
    6 m2

    WC de apoio
    5 m2

    Hall de entrada (que faz um T, já tentei reduzir mas está muito difícil)
    17,5 m2

    Escritório
    14 m2

    Quarto Suite
    16 m2
    Closer do Suite
    5 m2
    Casa de Banho do Suite
    5 m2

    Quarto 1
    13 m2

    Quarto 2
    13 m2

    Quarto 3
    11 m2

    Casa de banho comum
    8,5 m2

    Garagem para 2 carros + Arrecadação
    48 m2

    Piscina
    4 x 10 m

    Bem.. isto é a expectativa, no fim, vamos-nos deparar com a "realidade" mas sonhar faz bem a alma :P

    Obrigada!
  2.  # 2

    Não se preocupe muito com isso. faça um descritivo do que querem.
    E qual o orçamento ddisponivel para a construção. ddepois todas essas qestões se~rao abordadas e ediscutidas durante o desenvolvimento do projecto com o arqutiecto que escolherem.

    Por exemplo:
    que interessa se o hall, é um L. um T ou não!? isso é completamente irrelevante.
    Depois conforme as regras e dcondicionantes para o terreno, assim se desenvolverá o projecto.

    Boa sorte.
  3.  # 3

    os 65m2 para sala+cozinha em open space é espaço a mais, na minha opinião.

    se o dinheiro for pouco 40m2 chega para essa zona.

    os 5m2 para o wc de apoio tb é espaço a mains, 2m2 chega

    17,5 m2 para o hall tb acho exagerado (diz que não consegue reduzir mais), porque é voce que esta a fazer os desenhos, deixe isso para quem sabe.

    o resto tem areas normais. talvez o wc comum com 8,5m2 possa ser mais pequeno.


    uma opinião pessoal acho que está a fazer o que a maioria faz, começar a desenhar a casa e depois vamos ver quanto custa. Primeiro veja o dinheiro que tem, faça um custo médio de 1000€ por m2, veja a area da casa que consegue construir e começe a desenhar a casa com essa limitação.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  4.  # 4

    os 65m2 para sala+cozinha em open space é espaço a mais, na minha opinião.


    Além disso, queria perguntar ao Dsoares, qual o pé-direito previsto para esta área.
  5.  # 5

    Como é o terreno?
  6.  # 6

    Colocado por: DsoaresGostava de saber a vossa opinião em relação as áreas, se elas estão equilibradas, se há áreas muita pequenas para uma moradia terra ou se é desnecessário tanto espaço, etc.


    Ainda lhe falta os espaços de circulação.. . E para um T5, não devem ser poucos... O resto parece bem se for do seu agrado. Grande demais para mim...
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo1210Neste momento deixe isso para quem sabe...mas quem faz uma piscina é porque não deverá ter dificuldade..

    Atenção que os sonhos não pagam contas!


    Expectativa VS realidade não acontece apenas na construção de uma casa. Toda agente sabe que o resultado final pode não ter nada haver com as ideias iniciais mas tudo se começa por algum lado, correcto? Que mania neste fórum de opinar a carteira das pessoas. Só perguntei o que achavam das áreas desta casa que estamos a idealizar e não perguntei se acham que o tamanho da minha carteira dá para esta casa.
    Concordam com este comentário: nielsky
  8.  # 8

    Colocado por: ADROatelierComo é o terreno?


    O terreno tem 1 500 m2, a forma é retangular (30x50) e chão liso. Posso construir até 400 m2 mas tentei não ultrapassar os 240 m2.
  9.  # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Ainda lhe falta os espaços de circulação.. . E para um T5, não devem ser poucos... O resto parece bem se for do seu agrado. Grande demais para mim...


    Ah sim!!! Esqueci-me de colocar esse, tem 12 m2. Eu realmente não consigo ter bem noção das dimensões, as vzs parece-me pequena quando vou comparando ao meu apartamento mas depois em números parece grande (como as dimensões da sala)
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosos 65m2 para sala+cozinha em open space é espaço a mais, na minha opinião.

    se o dinheiro for pouco 40m2 chega para essa zona.

    os 5m2 para o wc de apoio tb é espaço a mains, 2m2 chega

    17,5 m2 para o hall tb acho exagerado (diz que não consegue reduzir mais), porque é voce que esta a fazer os desenhos, deixe isso para quem sabe.

    o resto tem areas normais. talvez o wc comum com 8,5m2 possa ser mais pequeno.


    uma opinião pessoal acho que está a fazer o que a maioria faz, começar a desenhar a casa e depois vamos ver quanto custa. Primeiro veja o dinheiro que tem, faça um custo médio de 1000€ por m2, veja a area da casa que consegue construir e começe a desenhar a casa com essa limitação.
    Concordam com este comentário:21papaleguas,Riscador


    Tem toda a razão mas é quase impossível resistir em não sonhar, pôr em papel o que imaginamos... mesmo se no fim não é nada assim mas é tão bom planear na nossa cabeça. Parece que me imagino a andar na sala com vista para uma floresta... Aiii já estou a voar de alegria (sim porque o terreno não tem vista para floresta ahahaha) :D
  11.  # 11

    Colocado por: DsoaresSó perguntei o que achavam das áreas desta casa que estamos a idealizar e não perguntei se acham que o tamanho da minha carteira dá para esta casa.


    as areas de uma casa, tal o chão a cor das paredes, o numero de janelas, as louças dos wc, etc, dependem do gosto individual do dono da mesma.

    dizer-lhe se as areas são grandes, boas, ou pequenas, tb depende do nosso gosto e das nossas ideias

    tem ai areas de 227m2, areas uteis, a area bruta será maior, dependerá do formato da casa e da distribuição das divisões, dos telheiros, varandas, terraçoes, etc , mas será sempre uma casa a rondar os 270m2 de area bruta.

    será muito fácil a casa chegar aos 300k. Por isso a questão que voce não gosta, mas é sempre preciso aferir é o tamanho da sua carteira.

    aguenta-se a construir uma casa de 300k, então força as areas são boas.

    eu na minha, mesmo tendo preocupações com as areas, ainda cheguei aos 320m2 de area de construção, embora tirando as varandas, telheiros e terraços fico com cerca de 240m2. É normal a casa crescer assim, nós pensamos das paredes para dentro, mas depois a casa tb cresce das paredes para fora, porque se fosse para viver apenas dentro das paredes, tinhamos ficado pelos apartamentos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    Nao consigo entender bem essa relação entre a piscina e o tamanho das divisões :S
  13.  # 13

    Colocado por: DsoaresQue mania neste fórum de opinar a carteira das pessoas. Só perguntei o que achavam das áreas desta casa que estamos a idealizar
    Quando li o post inicial pensei para mim - Vai começar o "foguetório":):) Mero pensamento porque já fui tarde:):)
    Colocado por: DsoaresSó perguntei o que achavam das áreas desta casa que estamos a idealizar
    Para quem vai fazer uma moradia com que sonha e de que certamente já equacionou como disfrutar, parece-me bem. No entanto faria alguns reparos:
    - Os 65 m2 da zona de estar/refeições/cozinha em open space, é generoso. Se vier a perder meia dúzia de metros por força do projeto final, não será nada de preocupante.
    - A questão dos 3 quartos com apenas um WC comum de 8,5m2 é que não me parece bem. 8,5m2 dão perfeitamente para 2 WC e 3 quartos bem precisam deles. Pense na eventual simultaneidade de uso. O "trânsito" encrava de certeza:)
    Sou suspeito, porque gosto de áreas generosas, mas fico ansioso por seguir este projeto. Parece-me bem interessante.

    No tocante a preços e para uma casa da categoria que esta merece, aponte como mínimo para os 1.000€/m2 (não esqueça que acresce IVA)
    Coragem e boa sorte,
    • imo
    • 16 maio 2020

     # 14

    Mmm, lavandaria e garrafeira no mesmo espaço não me parece boa ideia: o vinho não se dá nada bem com variações de tempeeatura
  14.  # 15

    Não devemos pensar nas áreas de cada compartimento por si só.
    Há muitos factores que influenciam. É sempre bom pensar na habitação como um todo.
    Defina um tecto máximo de investimento e fale com um arquitecto.

    Colocado por: Dsoares

    O terreno tem 1 500 m2, a forma é retangular (30x50) e chão liso. Posso construir até 400 m2 mas tentei não ultrapassar os 240 m2.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0207 seg. NEW