Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas foristas,

O meu pai cuida de uma moradia que ainda está em nome da avó dele. Casa esta que foi dada à minha avó e nunca se registou esta transferência.

Ele perguntou-me se quero aquilo. No entanto acho que tenho um processo um tanto complicado pelo caminho.

O único documento que existe é a Caderneta Predial datada de 1982. Sei que para obter o registo da Conservatória tenho de me deslocar à Conservatória.

Para piorar um pouco as coisas, o IMI da casa nunca foi pago, e nem o meu pai nem os meus tios declararam nas finanças o óbito da minha avó (que era a proprietária da casa, não registada).

Quais os passos a tomar face esta situação para me tornar no titular da propriedade?
  2.  # 2

Começar por declarar o óbito e fazer contas onde cabe a parte da herança indivisa (filhos e cônjuge da herdeira) que tem de cruzar com um possível prova da doação versus os direitos legítimos dos herdeiros (legítimos). Depois registar o óbito, fazer habilitação de herdeiros, partilhas e registos. Advogado ou solicitador, começar a procurar um deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
  3.  # 3

Colocado por: Luis Santos Duarte

Quais os passos a tomar face esta situação para me tornar no titular da propriedade?

Muitos e complicados...
    Será aconselhável entregar isso a um solicitador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas,

Vou tentar falar com um solicitador próxima semana.

0.0083 seg. NEW