Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 8 dezembro 2006

     # 1

    A Ordem dos Engenheiros já começou a validar o nome dos técnicos que se inscreveram no portal da habitação, disponível desde 23 de Outubro, para realização de vistorias de casas arrendadas destinadas a determinar o respectivo estado de conservação. Esta autorização é fundamental para que as câmaras (com ou sem comissões arbitrais municipais) possam dar andamento aos requerimentos de determinação do coeficiente de conservação, apresentados pelos senhorios.

    Com efeito, os senhorios possuem desde o início deste mês os meios necessários para requerer o apuramento do coeficiente de conservação das suas casas arrendadas, procedimento que, juntamente com a avaliação fiscal, é imprescindível para iniciar o processo de actualização da renda. Dentro em breve, este pedido poderá também ser feito por via electrónica, através do portal da habitação que está a ser concluído pelo Instituto Nacional de Habitação.

    "A Ordem já tem uma série de engenheiros validados", disse ao DN o bastonário Fernando Santo, adiantando que este processo tem sido conduzido pelas secções regionais. "Cada região fez a validação dos engenheiros com mais de cinco anos de experiência."

    Questionado sobre os atrasos verificados e muito criticados pelas câmaras, Fernando Santo reconheceu a demora, que atribuiu a problemas de comunicação entre a Ordem e o Instituto Nacional de Habitação. No entanto, o bastonário fez questão de lembrar que os engenheiros foram os primeiros a realizar acções de formação sobre a nova lei, que abrangeram cerca de mil técnicos. E garante que o processo de validação dos técnicos está em dia nas regiões do Norte e Centro e em actualização rápida nas restantes regiões.

    O mesmo balanço não se pode fazer na Ordem dos Arquitectos, que está mais atrasada. José Afonso, secretário do Conselho Directivo Nacional admitiu que o processo de validação ainda não se iniciou. "Só depois da realização de acções de formação é que poderemos iniciar o processo", disse. "Não houve tempo. Foi tudo muito precipitado." João Afonso adiantou que as primeiras validações começarão a ser feitas no início de Dezembro.
    No que toca às Comissões Arbitrais Municipais (CAM), o atraso é mais significativo. Os engenheiros só agora começaram a responder às solicitações das câmaras (o representante para o município de Lisboa foi ontem nomeado) e os arquitectos só o começarão a fazer em Janeiro do próximo ano. Por outro lado, as próprias autarquias estão atrasadas neste processo, conforme noticiou o DN nas últimas semanas. A ANMP atira as responsabilidades para o Governo e INH (responsável pelo portal informático), lamentando igualmente os atrasos das Ordens.

    http://dn.sapo.pt/2006/11/30/economia/ordem_comecou_a_validar_engenheiros_.html
  1.  # 2

    Passou me isto ao lado. Como.é possível ?
    • eu
    • 2 abril 2016

     # 3

    Concordam com este comentário: A&J
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  2.  # 4

    Grande desenterranço de 2006, lol
  3.  # 5

    10 ANOS
    é fabuloso
  4.  # 6

    Grande pachorra!
    Eu nem tenho tempo para (por vezes) almoçar!
  5.  # 7

    Realmente, este tópico apareceu-me na página principal. Nem olhei para a data. Como é possível.
    Obrigado pelo troféu
  6.  # 8

    grande treta isso das vistorias, eu inscrevi-me na altura e nunca foi sequer contactado para nada. dá ideia que era assim um tachinho via camaras para alguns apenas.
 
0.0123 seg. NEW