Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Riscador

    Prefiro maduro alentejano ou do douro. Verde provoca azia!


    Escolhe melhor!
    • ik
    • 17 maio 2020

     # 22

    Colocado por: nunomp

    Lamentável é não saber interpretar textos, deve ser um mal nacional. É indiferente que esse tipo de prémio exista no privado ou no público, embora neste último seja mais conhecido. A razão de ser do prémio é que causa estranheza, já que a relação contratual pressupõe o cumprimento do horário, não é algo extraordinário.

    Acho que a boa relação senhorio-inquilino se deve verificar na preocupação para com o serviço prestado (obras, etc...) e numa franca relação. Tudo o resto, descontos de natal e nos aniversários, parece-me denotar alguma "culpa" na cobrança de uma prestação, o que poderá, quiçá, ser natural quando não se entende o arrendamento como um negócio real (ex: 1 único inquilino).
    Concordam com este comentário:TicMic


    Vai dizer que então começa a trabalhar 500€ e ao fim de 20 anos a ser um funcionário exemplar continua a ganhar 500€ ?
  2.  # 23

    Não pensei que este tópico atrai-se tantos comentários :)

    Vejo que a maioria optaria por descontos na renda, mas como foi dito teria de ser algo significativo para ser compreendido.

    Apenas para esclarecer:
    * A renda que pratico é quase sempre de acordo com o valor de mercado, pelo que o desconto não seria por me sentir "culpado" de alguma coisa
    * Tenho por hábito fazer qual obra necessária à reparação ou melhoria dos imóveis, por isso não haverá muito a fazer por aí

    Colocado por: ADROatelierTalvez convenha definir qual o valor que está disposto a atribuir a esse beneficio.
    Se for um desconto na renda, seria interessante se fosse significativo - senão poderá ser mal interpretado.
    Esta opção também pressupõe um compromisso que se estende no tempo.

    O ideal talvez seja um presente, por altura do Natal, com um cartão frisando o motivo da oferta.
    Cai bem a atenção e marca uma posição. A prenda pode ser um vale para uma loja como a fnac ou worten, etc.
    Os inquilinos têm crianças? Fica mais fácil.


    Os inquilinos não têm crianças, mas de facto você entendeu a minha intenção.

    Se calhar fico-me pelo cabaz de Natal...

    Na relação entre inquilino e senhorio, não é apenas a questão de ser apenas cumpridor das obrigações.
    E nem tudo é uma questão de dinheiro... um inquilino pode ser cumpridor, mas se for um chato pedinchas e mal-educado... há que saber reconhecer os outros que não o são.
  3.  # 24

    Colocado por: nunompFaz lembrar os prémios de assiduidade na função pública a atribuir quando o funcionário cumpre o seu horário, ou seja, a sua obrigação. Enfim, latinices.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,TicMic,imo,rjmsilva


    Embora perceba a ideia e concorde. Isso não existe na função pública. Deve estar a confundir com a CP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunomp
  4.  # 25

    Parabens pela sua iniciativa!!
  5.  # 26

    Não aumentar a renda anualmente já é um sinal de apreço. Oferecer umas amendoas e bolinhos na Páscoa ou no Natal nunca fica mal a ninguem ...


    Colocado por: silvafNão pensei que este tópico atrai-se tantos comentários :)

    Vejo que a maioria optaria por descontos na renda, mas como foi dito teria de ser algo significativo para ser compreendido.

    Apenas para esclarecer:
    * A renda que pratico é quase sempre de acordo com o valor de mercado, pelo que o desconto não seria por me sentir "culpado" de alguma coisa
    * Tenho por hábito fazer qual obra necessária à reparação ou melhoria dos imóveis, por isso não haverá muito a fazer por aí



    Os inquilinos não têm crianças, mas de facto você entendeu a minha intenção.

    Se calhar fico-me pelo cabaz de Natal...

    Na relação entre inquilino e senhorio, não é apenas a questão de ser apenas cumpridor das obrigações.
    E nem tudo é uma questão de dinheiro... um inquilino pode ser cumpridor, mas se for um chato pedinchas e mal-educado... há que saber reconhecer os outros que não o são.
  6.  # 27

    A manutenção de uma boa relação, com uma atenção ou um agrado, sem excessos, cai sempre bem.
    Não tem que afectar directamente os trâmites do negócio.

    Colocado por: silvafNão pensei que este tópico atrai-se tantos comentários :)

    Vejo que a maioria optaria por descontos na renda, mas como foi dito teria de ser algo significativo para ser compreendido.

    Apenas para esclarecer:
    * A renda que pratico é quase sempre de acordo com o valor de mercado, pelo que o desconto não seria por me sentir "culpado" de alguma coisa
    * Tenho por hábito fazer qual obra necessária à reparação ou melhoria dos imóveis, por isso não haverá muito a fazer por aí



    Os inquilinos não têm crianças, mas de facto você entendeu a minha intenção.

    Se calhar fico-me pelo cabaz de Natal...

    Na relação entre inquilino e senhorio, não é apenas a questão de ser apenas cumpridor das obrigações.
    E nem tudo é uma questão de dinheiro... um inquilino pode ser cumpridor, mas se for um chato pedinchas e mal-educado... há que saber reconhecer os outros que não o são.
  7.  # 28

    Colocado por: silvafNão pensei que este tópico atrai-se tantos comentários :)

    Vejo que a maioria optaria por descontos na renda, mas como foi dito teria de ser algo significativo para ser compreendido.

    Apenas para esclarecer:
    * A renda que pratico é quase sempre de acordo com o valor de mercado, pelo que o desconto não seria por me sentir "culpado" de alguma coisa
    * Tenho por hábito fazer qual obra necessária à reparação ou melhoria dos imóveis, por isso não haverá muito a fazer por aí



    Os inquilinos não têm crianças, mas de facto você entendeu a minha intenção.

    Se calhar fico-me pelo cabaz de Natal...

    Na relação entre inquilino e senhorio, não é apenas a questão de ser apenas cumpridor das obrigações.
    E nem tudo é uma questão de dinheiro... um inquilino pode ser cumpridor, mas se for um chato pedinchas e mal-educado... há que saber reconhecer os outros que não o são.


    Quem lhe recomenda fazer descontos na renda ou mesmo oferecer uma renda, ou é muito católico ou é inquilino!

    Um presente nas datas festivas e uma atenção redobrada a qualquer intervenção que a casa precise é mais do que suficiente.

    Dar a mão sim, dar a mão e o pulso já faz com que lhe possam querer o braço.
    • ik
    • 17 maio 2020

     # 29

    Colocado por: TicMic

    Quem lhe recomenda fazer descontos na renda ou mesmo oferecer uma renda, ou é muito católico ou é inquilino!

    Um presente nas datas festivas e uma atenção redobrada a qualquer intervenção que a casa precise é mais do que suficiente.

    Dar a mão sim, dar a mão e o pulso já faz com que lhe possam querer o braço.


    Perguntaram uma forma de recompensar.. não disse que o faria... Também acho exagerado mas vi tanta vontade:)
  8.  # 30

    Colocado por: TicMicQuem lhe recomenda fazer descontos na renda ou mesmo oferecer uma renda, ou é muito católico ou é inquilino!
    Por acaso não sou inquilino, mas sou católico, nem muito nem pouco, o suficiente.
    Sim, eu fui um dos que baixou a renda a alguém que passou dificuldades por motivo de desemprego.A renda estipulada era 370€ e passou para 320€.
    Esta foi a minha decisão. mas cada caso é um caso e eu optei pela rebaixa.
  9.  # 31

    Eu oferecia lhes a renda do mes de Dezembro
  10.  # 32

    Colocado por: carlosj39Não aumentar a renda anualmente já é um sinal de apreço.
    Acho que esta decisão é um erro. Por pouco que seja, está a criar um hábito que a ser necessário reverter um dia, causará mais dano na relação do que se não tivesse existido.
    Já quanto à premiação, estou totalmente de acordo, porque será e deverá ser visto como um acto discricionário, mesmo a contecer todos os anos.
    Relativamente à forma (e em função do valor em causa), optaria em 1º. lugar por algum reinvestimento no imóvel que resultasse em benefício mútuo (inquilino e senhorio). Já aqui foram dados alguns exemplos, como substituição de algum eletrodoméstico mais antigo/problemático, oferecer alguma obra de rejuvenescimento, uma repintura p.exemplo...
    Como segunda opção, a não cobrança de 1 mês de aluguer (também pelos motivos já explicados). No entanto, não o faria no Natal nem outra data festiva, optaria fazê-lo no mês férias p.exemplo. Penso que seria visto de forma mais espontânea, logo teria mais impacto.
  11.  # 33

    Aproveitando a ocasião que estamos a passar.
    Ofereça a renda do próximo mês, pelo motivo do covid Depois no Natal ou no próximo ano volta pensar assunto.

    Se oferece desconto na renda , como justifica se um dia quiser tirar o desconto?
    Se desconta uma renda por ano, imagine que no próximo ano não está em condições de fazer essa oferta, que achará o inquilino? Que você andou a cativa-lo para se portar bem, afinal não recebeu nada. Este ano é esta fase que estamos a passar é um pontal e bom argumento
  12.  # 34

    Tudo o que oferecer deve ser justificado e com a intenção de ser pontual, como aqui foi dito reverter será um problema.
  13.  # 35

    Eu com os meus inquilinos não tenho aumentado a renda, e já nao lhes aumento a renda há varios anos, por acaso se pretender vender algum dos imoveis onde tenha inquilinos aí aumento.lhes antes a renda, com o maximo permitido por lei, antes de o colocar á venda, dando.lhes tb direito de preferencia, e se não o vender pelo preço que quero mantenho.o assim alugado.


    Colocado por: KduvidasAcho que esta decisão é um erro. Por pouco que seja, está a criar um hábito que a ser necessário reverter um dia, causará mais dano na relação do que se não tivesse existido.
    Já quanto à premiação, estou totalmente de acordo, porque será e deverá ser visto como um acto discricionário, mesmo a contecer todos os anos.
    Relativamente à forma (e em função do valor em causa), optaria em 1º. lugar por algum reinvestimento no imóvel que resultasse em benefício mútuo (inquilino e senhorio). Já aqui foram dados alguns exemplos, como substituição de algum eletrodoméstico mais antigo/problemático, oferecer alguma obra de rejuvenescimento, uma repintura p.exemplo...
    Como segunda opção, a não cobrança de 1 mês de aluguer (também pelos motivos já explicados). No entanto, não o faria no Natal nem outra data festiva, optaria fazê-lo no mês férias p.exemplo. Penso que seria visto de forma mais espontânea, logo teria mais impacto.
  14.  # 36

    Acho que o melhor sera tomar a iniciativa de melhorar algo em casa, colocar um AC numa divisao por exemplo ou algo do genero, ficam todos a ganhar!
  15.  # 37

    Por causa do COvid, eu assumi as despesas de água, luz e gás durante 2 meses e depois resolvi baixar a renda por 3 meses porque as despesas não reduzem no IRS e a redução da renda,sim.

    Tive resultados mistos, alguns inquilinos ficaram, outros acabaram por sair (ou já comunicaram que vão sair até Junho), por isso não sei se esta medida foi muito efectiva para o meu objectivo que era não ter os apartamentos vazios...
  16.  # 38

    Colocado por: silvafBoa tarde,

    Tenho um inquilino há 3 anos que até ao momento tem sido exemplar: pagamento a horas, não dá chatices, cuida do apartamento, não é pedinchas e é educadíssimo. O contrato com este inquilino é de 5 anos, e eu não aplico os aumentos legais de renda.

    Estou a pensar começar este ano a reconhecer os meus melhores inquilinos com alguma prenda, talvez no Natal, mas com esta situação do covid talvez faça sentido antecipar. O meu problema é não saber o que oferecer. O básico seria desconto na renda, mas de quanto? Poderia oferecer um vale de prenda como alternativa.

    As minhas perguntas são:
    1. Para inquilinos neste forum, qual seria o gesto que considerariam impecável por parte do vosso senhorio? Algo que vos faria sentir apreciados?
    2. Senhorios que tenham feito algo do género, podem partilhar a vossa experiência?

    Obrigado,


    Sendo eu Proprietária e Inquilina ao mesmo tempo, no seu caso como contrato é de 5 anos e durante esse tempo não pode aumentar/actualizar a renda "oferecia" a renda de Dezembro. É simpatico para ambos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvaf
  17.  # 39

    Eu também acho que uma recompensa que envolva os valores do arrendamento podem não fazer sentido. Ou poderão fazer se achar que a pessoa poderá estar mesmo a precisar. Não estando, é muito mais adequado o tal cabaz de natal ou equivalente.
    Aposte em produtos locais de qualidade e com apresentação. É como as prendas, não tem que ver com o dinheiro gasto na prenda, mas sim que a pessoa sinta que pensámos e nos lembrámos deles.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: AndreS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvaf
  18.  # 40

    Eu também sou senhorio/inquilino. Como inquilino não dou chatices nenhumas e pago a horas por transferência bancária programada. Não espero que me recompensem por cumprir com aquilo que eu acordei e aceitei. Como senhorio tento ser o mais correcto possível e vou resolvendo o melhor que posso as coisitas que vão surgindo. O estore que avaria, o interruptor que queimou, etc. Da parte dos inquilinos espero que cumpram com a parte deles, paguem a horas e estimem os imóveis.
    Concordam com este comentário: Serge, silvaf
 
0.0264 seg. NEW