Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: DR1982Dito assim 10% podem parecer muito, mas acho que o certo seria apurar o valor que se poupa entre instalar PRH + BC e outra solução de aquecimento, arrefecimento e AQS
    Arrefecimento não tenho, terá de se fazer a gestão com os estores e pérgola. Contudo a diferença entre a solução orçamentada (radiadores+recuperador de calor), e bomba de calor+piso radiante, são 16000 euros. Não são 10 % do valor da construção, mas para mim ainda é bastante dinheiro. Obviamente não vou ter o mesmo conforto, mas também em termos de custos mensais no inverno serão muito menores.
  2.  # 42

    Colocado por: HAL_9000Arrefecimento não tenho, mas a diferença entre a solução orçamentada (radiadores+recuperador de calor), e bomba de calor+piso radiante, são 16000 euros. Não são 10 % do valor da construção, mas para mim ainda é bastante dinheiro. Obviamente não vou ter o mesmo conforto, mas também em termos de custos mensais no inverno serão muito menores.
    O recuperador e radiadores só lhe custam 2000€ ? Como ira fazer as AQS? Sendo assim realmente ainda é uma diferença bastante grande.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 43

    Colocado por: DR1982O recuperador e radiadores só lhe custam 2000€ ? Como ira fazer as AQS?
    Nop, o recuperador e painéis solares, estavam já orçamentados no empreiteiro, porque iria ter sempre. Estava só a contabilizar o preço dos radiadores + instalação. Também sei que terei de colocar um radiador mais caro que os 1000 euros orçamentados, e que o preço dos radiadores podem variar muito. Mesmo assim acho que consigo sempre poupar uns 14000 euros.
  4.  # 44

    Colocado por: HAL_9000Nop, o recuperador e painéis solares, estavam já orçamentados no empreiteiro, porque iria ter sempre. Estava só a contabilizar o preço dos radiadores + instalação. Também sei que terei de colocar um radiador mais caro que os 1000 euros orçamentados, e que o preço dos radiadores podem variar muito. Mesmo assim acho que consigo sempre poupar uns 14000 euros.
    Isso sao contas diferentes, se fizer as contas a quanto lhe fica recuperador+ paineis solares+ radiadores acho que nessa solução facilmente gasta uns 7000€ (2000 recuperador+3000 paineis+2000 radiadores). Ainda assim mais barato que PRH+BC apenas, mas a diferença ja é bem menor!
  5.  # 45

    Colocado por: DR1982Ainda assim mais barato que PRH+BC apenas, mas a diferença ja é bem menor!
    Ainda que eu não colocasse os painéis solares e poupava os 3000 euros, o recuperador a ar iria sempre colocar,portanto só poupava 1000 euros. O problema surge depois. A solução piso radiante + bomba de calor tem custos mensais bem mais elevados do que a solução actual. Se ficaria com mais conforto: sim. Se fazendo o balanço de preço/conforto compensa? No meu caso nao, mas eu ando de T-shirt 9 meses por ano, e não estou habituado a pagar mais de 50 eur/mes de electricidade. Para uma pessoa com outras características, compensará.
  6.  # 46

    Colocado por: Anonimo12122020Então e tubagens são oferecidas? Sistema de radiadores, passadores termostato (roca ate dói)
    Os radiadores e a instalação consigo a bom preço, se vão ser os melhores modelos da roca? provavelmente não, mas desde que cumpram a função para mim é suficiente Para o recuperador tenho 1000eur orçamentados, e conto gastar no máximo mais 1000. . De momento a casa não vai ser para HPP, portanto durante uns anos terão utilização esporádica, pelo que julgo serem suficientes.

    De qualquer forma uma familiar tem a casa com radiadores linha branca e recuperador baratucho, com muito menos isolamento do que a minha vai ter, e aquilo no inverno lá dentro parece uma estufa. Se gasta lenha? Há pois gasta, umas 3 cavacas por hora.
  7.  # 47

    Colocado por: Anonimo12122020Mas não meta bomba de calor, pode ter caldeira a lenha pallets tem tantas coisas
    De facto não orçamentei a coisa com piso radiante+caldeira a pellets, mas pelo que fui lendo pelo fórum fiquei com a ideia que o piso radiante para ser eficaz deveria estar permanentemente ligado...daí a bomba de calor. Como digo, ainda estou a tempo de mudar de opção, o preço é que irá ditar tudo. Por um lado tenho pena de não ter o piso radiante, mas efectivamente a poupança que calculei na altura era significativa.
  8.  # 48

    Nao carrega lenha, carrega os pellets, nao sei qual é melhor :)
    Eu ja tive numa casinha com 30m2, com 20cms de isolamento, janelas boas e tinha uma coisa dessas de pellets, alem do barulho e poeira que fazia, queimava 1 saco de pellets por dia na boa, a passar
  9.  # 49

    Colocado por: Anonimo12122020Não estamos a falar da mesma coisa. Só pode. Está a falar só em ventilação são 2.40€ dia para aquecer. Mas estou a falar destas, ligam sozinhas fazem tudo. E depois se tiver uma ups montada mesmo sem energia eléctrica tem aquecimento.
    https://youtu.be/t4YdNSwujb8
    Tem ideia quanto custa uma brincadeira destas?

    Edit: já vi, 3800+IVA. Não sei que lhe diga. Tenho de estudar isto.

    Obrigado pela informação, e peço desculpa ao autor do tópico pela invasão.
  10.  # 50

    Colocado por: Anonimo12122020Não estamos a falar da mesma coisa. Só pode. Está a falar só em ventilação são 2.40€ dia para aquecer. Mas estou a falar destas, ligam sozinhas fazem tudo. E depois se tiver uma ups montada mesmo sem energia eléctrica tem aquecimento.
    https://youtu.be/t4YdNSwujb8
    Eu estava a falar das pequenitas, essas ja sao muito xpto, custam o mesmo que uma BC, os consumos não serão inferiores nao ha possibilidade de baixar consumos como na BC, tem de limpar a caldeira periódicamente, carregar sacos e ter um sitio para os guardar, abastecer a caldeira, nao vejo muitas vantagens mas isto sou eu
      9878C8D9-BA79-4A56-9B6E-F52D706AABC9.jpeg
    • SrR
    • 20 maio 2020

     # 51

    Colocado por: Anonimo12122020Deve ser... Mas depois do representante da Giacomini ter estado em minha casa e não me encorajar a fazer, se calhar também não o sabem dimencionar, ou a Giacomini não funciona bem para arrefecer,. Aí já me calo. Mas o meu colega não tem Giacomini, foi uma coisa que ele não se preocupou muito, estamos a falar de uma casa de 750 mil euros.
    duvido
    que fosse malta mesmo da giacomini, provavelmente um representante, mas se quer uma opinião da giacomini como deve ser pode ir à sede deles e ver o funcionamento em arrefecimento ao vivo dos sistemas radiantes da giaconini.
  11.  # 52

    Colocado por: BrunoS87Contando com todos os elementos essenciais da casa como frigorificos, congeladores e mais e mais que estão em consumo constante, acho que os 2KWp deixariam pouca margem para por exemplo a bomba de calor. A minha ideia seria alimentar a bomba de calor completamente pelo sol enquanto pudesse produzir, e claro aguentar também com o resto do consumo da casa durante o dia.
    já fez realmente os calculos para saber quanto é que estes equipamentos consomem durante o dia?
    relembro somente que apesar de estarem sempre alimentados têm consumos muito diversos e diferenciados pois os elementos activos ligam somente uma parte do tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoS87
  12.  # 53

    Colocado por: jorgealvesjá fez realmente os calculos para saber quanto é que estes equipamentos consomem durante o dia?
    relembro somente que apesar de estarem sempre alimentados têm consumos muito diversos e diferenciados pois os elementos activos ligam somente uma parte do tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BrunoS87


    Caro Jorge. Calculos fiz só por alto. E em relação à BC não tenho ideia de consumos nem da potência que o aparelho irá ter. Mas creio que estando a BC a funcionar permanentemente juntamente com todos os outros aparelhos eletricos os 2kw não irão chegar para o consumo imediato. Eu ontem mandei-lhe um email. Fico à espera do seu feedback. Abraço
  13.  # 54

    Colocado por: HAL_9000Para 200m2 não consegui nada abaixo dos 18000+IVA. Se pensarmos a longo prazo, ás tantas o investimento era recuperável.


    Será que recuperava mesmo? A electricidade em portugal está cada vez mais cara. Nos ultimos 10 anos os aumentos foram absolutamente estúpidos. Ainda me lembro do KWh a 11 centimos. Hoje vá vai quase no dobro. E os salários não duplicaram.

    Colocado por: HAL_9000De qualquer maneira na minha perspectiva, ressalvo "na minha", acho que investir mais de 10% do valor total da construção em aquecimento + custo mensal em consumo de electricidade é caro quando existem outras alternativas que não me desagradam.


    Na nossa região, 100% de acordo! Noutras regiões para o interior mais frias, já é uma opção a equacionar.

    Mas são 10% do valor da casa para um sistema que só vai trabalhar 1 ou 2 meses por ano.

    Também sou natural de um concelho do Baixo Mondego e é engraçado ver que muita malta que se deixou levar por modas do PRH numa zona bastante amena, e depois chega haver meses no inverno, que ligam apenas a lareira e chega para aquecer a casa. Eles usam o PRH naqueles dias mais frios... mas epá..
    • ig8
    • 20 maio 2020

     # 55

    Colocado por: NostradamusMas são 10% do valor da casa para um sistema que só vai trabalhar 1 ou 2 meses por ano.

    Eu sempre ouvi dizer que mais vale gastá-lo no isolamento do que no aquecimento.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  14.  # 56

    Colocado por: ig8
    Eu sempre ouvi dizer que mais vale gastá-lo no isolamento do que no aquecimento.
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    Mas o isolamento ao aquece!
    Eu na minha zona (douro litoral) tenho ligado o aquecimento desde meados de outubro a meados de Abril, ou seja 6meses por ano!
    • SrR
    • 20 maio 2020

     # 57

    Colocado por: Anonimo12122020o que me foi dito por eles o custo de arrefecer para a temperatura perdida não é vantajoso.
    na minha opinião penso k foi mal aconselhado. Nos sistemas de arrefecimento é verdade o k a giacomini proproe, no fim aumenta ao custo de um simples sistema de aquecimento, mas isso faz parte da filosofia deles e dos equipamentos que fornecem, principalmente o controlo, termostactos com sensor activo de humidade controlo individual do ponto de orvalho etc etc, mas eles têm solução pra tudo isso. Se pretende algo do género como lhe disse pode falar com eles directamente e dissipar todas as duvidas
  15.  # 58

    Colocado por: NostradamusTambém sou natural de um concelho do Baixo Mondego e é engraçado ver que muita malta que se deixou levar por modas do PRH numa zona bastante amena, e depois chega haver meses no inverno, que ligam apenas a lareira e chega para aquecer a casa. Eles usam o PRH naqueles dias mais frios
    Estou de acordo, a casa dos meus sogros tem apenas recuperador de calor a ar, e fora Dezembro e Janeiro que por vezes se sentem os quartos frios, eles conseguem manter a temperaturas agradáveis o resto do ano.

    Obviamente que pesei todas essas questões, sobretudo a questão da electricidade, tenho perfeita noção que a pagamos caríssima para o nosso poder de compra.
  16.  # 59

    Colocado por: DR1982Eu na minha zona (douro litoral) tenho ligado o aquecimento desde meados de outubro a meados de Abril, ou seja 6meses por ano!
    Há zonas que justificam um maior investimento em sistemas de climatização. Na Guarda por exemplo, de bom grado se considera 10% para manter a casa amena. Já no Alentejo, não sei até que ponto um piso radiante consegue arrefecer a casa no verão para temperaturas amenas (não estou a colocar em causa, só não sei mesmo) e se compensa o investimento. Temos de ter bem noção das temperaturas médias do local onde se está a construir, e também claro está da nossa própria sensibilidade térmica.
  17.  # 60

    A vantagem das soluções a eletricidade a meu ver é que a tendência sera conseguir energia através de soluções solares cada vez mais baratas, a lenha esta cada cez mais cara, na minha zona vende-se ao trator, cada trator a 120€ e aquilo vai muito rápido!
    Outra desvantagem dos recuperadores a ar é nao conseguir uma temperatura constante, nem regular a temperatura, acordar com a casa fria e por ai fora...
    Mas claro, sao todas opções validas e cada caso é um caso!
 
0.0242 seg. NEW