Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Eu e a minha esposa estamos prontos para dar o passo na compra de casa, e sempre idealizamos uma moradia com um pequeno terreno para os pequenos, de algum modo queremos fugir dos apartamentos e elaborar algo nosso.

    Orçamento: 130/140 mil euros (c/iva)
    Zona: Vila Nova de GAIA


    O nosso principal objetivo passaria pela compra de um terreno e construção de uma casa básica tendo em conta o orçamento com 2 quartos e as restantes divisões, género T2.
    A primeira questão a que nos colocamos é: Isto é exequível / possível? Com um terreno na ordem dos 45 mil euros os cerca de 95 mil euros seriam suficientes para projetos, licenças e construção do imóvel?
    Pela vossa experiencia qual o prazo para construção de uma casa dentro destes parâmetros, isto presumindo que é possível?
    Terreno caso seja propriedade do banco ao qual vamos recorrer a financiamento tem algum tipo de vantagem?

    Em 2º plano e sendo inviável a construção a compra de uma casa para restauração seria uma solução?
    Até que valores devo fazer a procura dessa mesma casa de forma a que tenha capital para a recuperação da mesma? 70/80 mil euros?

    Desculpem todas as duvidas e questões mas somos muito verdes nesta área, e estamos á procura da máxima informação de forma a fazermos a escolha mais acertada.

    O meu agradecimento a quem se disponibilizar a ajudar.
  2.  # 2

    apertado, mas depende das suas expectativas e da sua esposa.

    90.000€ pode dar para construir uma casa de 100m2, mas não sei em V.N.Gaia é possivel. Terá que ser sempre uma casa "pequena" para os padrões actuais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zinna
  3.  # 3

    Olá. Depende da zona também. Gaia onde?

    Legalmente, a área minima de um T2 são 72m2 penso eu. Para construir algo com esse valor e incluir nele projectos, iva, terreno, licenças e construção, acho que só construindo abaixo dos 100m2.

    Posssivel é, mas tem que ser muito bem estudado, investir na pesquisa, defina bem o que quer.
    •  
      marco1
    • 19 maio 2020 editado

     # 4

    na sua zona consegue encontrar alguma moradia T2 dentro dos seus parâmetros que custe 135 mil euros ?

    acho isso muito muito apertado, teria quase que ter tudo do mais básico possível.
  4.  # 5

    Marco1 não, tudo o que apanho e sempre muito acima desses valores.

    Ja vi varios post aqui no grupo e muita opiniao divergente. Adorava criar algo meu mas vou ter de optar por algo ja de "pé" para reconstruir. E ainda assim terei de apanhar o negócio certo.

    Tendo em conta o orcamento dos 135 a vosso ver deveria apostar numa casa dentro de que valores de forma a ter algum fundo de maneio para a reconstrução? 80/85 mil? Cerca de 40 mil euros seriam suficientes para meter um telhado novo e mudar por exemplo chaos e cozinha?
  5.  # 6

    Nao sei onde procura em Gaia mas tem mt moradia barata para olival Crestuma Pedroso etc
  6.  # 7

    Se considerarmos uma moradia T2 com 90m2 estaríamos a falar sempre de 1.000€/m2, o que iria bater nos 90mil euros.
    Convém guardar sempre uma fatia para extras e derrapagens (daí esses 5mil euros ajudariam).

    O problema é que depois ainda terá de pagar os projectos e taxas e taxinhas (dos ramais de ligação, do fornecimento (EDP, ÁGUAS, etc.)), por isso ou consegue fazer um negócio do terreno em que lhe baixem dos 45mil euros ou senão fica apertado para o seu orçamento. Só se for sem terreno, sem projectos e sem taxas camarárias...e mesmo assim o ideal seria apontar para os 150mil€ (porque pode haver derrapagens).

    Se quiser mais referências, contacte-me:
    [email protected]
  7.  # 8

    Ó economista, você não consegue fazer um comentário sem deixar o seu contacto?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoNao sei onde procura em Gaia mas tem mt moradia barata para olival Crestuma Pedroso etc


    Sem dúvida, conheço bem essas zonas, cresci em Pedroso. Aí consegue pechinchas, mas em lugares sem TV cabo, gás e quase sem civilização
  9.  # 10

    Colocado por: PicaretaÓ economista, você não consegue fazer um comentário sem deixar o seu contacto?


    Porque Picareta? Causa-lhe algum transtorno a minha disponibilidade para ajudar?
    Na altura que precisei este fórum também me ajudou (e como espero que me continuem a ajudar, não custa contribuir para ajudar os outros)...ou não é esse o espírito do fórum?
  10.  # 11

    Colocado por: econom.pedro

    Porque Picareta? Causa-lhe algum transtorno a minha disponibilidade para ajudar?
    Na altura que precisei este fórum também me ajudou (e como espero que me continuem a ajudar, não custa contribuir para ajudar os outros)...ou não é esse o espírito do fórum?

    Realmente deixar sempre o seu contacto é uma grande ajuda, eu é que não tinha percebido, as minhas desculpas.
  11.  # 12

    Colocado por: econom.pedroNa altura que precisei este fórum também me ajudou (e como espero que me continuem a ajudar, não custa contribuir para ajudar os outros)...ou não é esse o espírito do fórum?

    Se realmente quer ajudar deixe aqui a sua ajuda.
    Se quer angariar cliente ou fazer propaganda tem o local certo para o fazer e pasme-se é gratuito e ficam todos a fazer!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 13

    RFerreira12,
    Que zona de Gaia pretende? Sem essa premissa, nada é conclusivo.
    Há terrenos em Canidelo e na Madalena que nem com o orçamento total lhe chega.. depois tem o Olival ou Lever que fica desterrado de tudo. O meu contributo: pegue na massa e invista no trinómio localização -qualidade de construção - espaço exterior disponível.
  13.  # 14

    Colocado por: nielsky
    Se realmente quer ajudar deixe aqui a sua ajuda.
    Se quer angariar cliente ou fazer propaganda tem o local certo para o fazer e pasme-se é gratuito e ficam todos a fazer!


    Se atentar ao que eu disse, eu primeiro ajudei, depois deixei o meu contacto. Muito melhor que comentários de picardias, que nada acrescentam nem sequer ajudam à conversa, nem tão pouco respondem à dúvida do user.
    Angariar cliente não se aplica ao meu caso, pois não sou Construtor, Mediador Imobiliário, Engenheiro nem Arquiteto...mas nos comentários dos outros é que se vê a intenção destes...
  14.  # 15

    Edificar novo é um risco de derrapagem orçamental, e restaurar tb não está isento de dores de cabeça.
    Porém se tiver esse perfil, não falta ruínas por Arnelas e arredores para restaurar ( se o metro de superfície chegar até avintes, daqui a uns 30 anos onde estará ! )
  15.  # 16

    Veja este exemplo no Porto. A ideia é fazer uma edifício compacto (menor superfície exterior para um determinado volume/área a construir)


    https://nsgarq.wixsite.com/casa100
  16.  # 17

    Só uma questão, há diferenças de preço para construir num ou outro local de Gaia? Tipo o construtor A se fizer uma obra em Mafamude cobra X e se for em Canidelo cobra Y?
  17.  # 18

    Mafamude é um centro consolidado (teoricamente o empreiteiro pode argumentar mais dificuldade de entrada e saída de camiões, cargas e descargas, dificuldade de montagem de grua).
    Canidelo já não tem esses argumentos (depende, note-se que também há ruas de difícil acesso para manobras, como em todas as freguesias).

    Mas tudo depende da localização do estaleiro dele, de onde ele se desloca até chegar à obra.
  18.  # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesSó uma questão, há diferenças de preço para construir num ou outro local de Gaia?


    Claro.
  19.  # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Claro.

    só por curiosidade, os contratos públicos consignam essas diferenças ? Eu acho que devem "normalizar" o factor "localização"
 
0.0247 seg. NEW