Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Caso seja legal contrato um eletricista para fazer o trabalho ( para ficar bem feito)

    A minha dúvida é mesmo se é possível / legal fazer
  2.  # 42

    Colocado por: Joanarocha
    1. Caso seja legal contrato um eletricista para fazer o trabalho ( para ficar bem feito)

      A minha dúvida é mesmo se é possível / legal fazer


    Legal não é.
    Possível é.

    Para ser bem feito, vai ser caro e precisa de uma equipa , não de um só electricista.
  3.  # 43

    tem ideia +/- do preço cabo mais trabalho ?
  4.  # 44

    Colocado por: Joanarochatem ideia +/- do preço cabo mais trabalho ?


    Não. Pode custar 1000, 2000 , 3000 ou 10 000.

    Depende.
    O Material não é o mais caro.
    O mais caro é criar a estrutura de caminho de cablagem em segurança para acondicionar a cablagem.
    E são 250 mt, logo é caro.
    Depois só vendo as condicionantes.
    O terreno, o trajeto, a localização, etc.

    Se for enterrado, vai ter de abrir caminho com máquina, investir na tubagem apropriada.
    Se for aéreo, digo.lhe já que nem pense nisso.


    Mais vale fazer o que lhe foi sugerido e optar por algo solar.
  5.  # 45

    Tem de atravessar os pisos pelas zonas comuns e não pelo interior das fracções.


    E que condições de segurança é proteção tem de garantir senão levar condutor de terra?

    Colocado por: jorgealvesé legal e comum as arrecadações serem em pisos distintos dos habitacionais sendo alimentados por estes, evidentemente que as ligações teêm que atravessar os outros pisos.

    o que o user pretende é legal, desde que cumpridas os requisitos de protecção e segurança.


    Qual o valor ohimico que terra de ter o electrodudo de terra a ser executado junto à bomba?

    não obrigatoriamente pois pode fazer um eléctrodo de terra no local da ligação á bomba.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Nelhas
  6.  # 46

    Colocado por: Nelhas

    Legal não é.
    Possível é.

    Para ser bem feito, vai ser caro e precisa de uma equipa , não de um só electricista.


    Continuo a perguntar: não é legal porque?
    Onde está escrito?
  7.  # 47

    801.5.6.2 - Todos os circuitos devem ser dotados de condutor de protecção, ao qual devem ser ligados:
    a) O terminal (ou barramento) de terra dos quadros da instalação;
    b) Os contactos de terra das tomadas;
    c) Os ligadores de massa dos aparelhos de utilização alimentados directamente por meio de circuitos finais.

    Colocado por: david.pereira

    Já agora, para ficar tudo esclarecido, em que artigo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  8.  # 48

    803.6.4 - Os anexos às habitações que tenham acesso, apenas, pelas zonas comuns (incluindo os logradouros) do edifício
    devem ser alimentados a partir do quadro de entrada da habitação de que fazem parte, por circuitos a eles destinados e que atravessem, apenas, as zonas comuns do edifício e os locais afectos à habitação que os alimenta. Nesta situação,
    deve existir, junto do acesso normal do respectivo anexo, um dispositivo de corte que corte todos os condutores activos dos
    circuitos a ele destinados.

    Colocado por: Bigmouseé legal e comum as arrecadações serem em pisos distintos dos habitacionais sendo alimentados por estes, evidentemente que as ligações teêm que atravessar os outros pisos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  9.  # 49

    ando a uns dias para comentar este tópico, mas tenho andado a ler até ver onde ia dar. posso garantir que aqui na terriola bem perto de mim tem um senhor que anda a fazer umas obras numa propriedade que herdou, e a mais de 1 ano tem desde a casa dele até ao local varias extensões (sim eu escrevi bem, são extensões) ligadas, tem seguramente mais de 250m, e é cabo no máximo 3x2.5mm . Penso que utiliza para martelo de demolir e quanto muito uma betoneira. O cabo atravessa 2 ruas e um terreno e depois segue pelo meio do monte preso nas árvores (ou seja sempre aereo) e o homem está la quase todos os dias ao final do dia a fazer barulho.
  10.  # 50

    Boa noite
    Um cabo de 16mm em alumínio é idêntico a um cabo em cobre de 10mm ?
  11.  # 51

    Nessa comparação, mais ou menos sim.
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Resistividade

    O rádio alumínio / cobre é +- o rácio 16/10
  12.  # 52

    Deve existir um erro no codigo de programação do site, pois a citação no meu post nº #48 não foi efectuada por mim!
      Screenshot 2020-05-31 a23.24.49.png
  13.  # 53

    Colocado por: JoanarochaBoa noite
    Um cabo de 16mm em alumínio é idêntico a um cabo em cobre de 10mm ?


    Sim aproximadamente

    Um cabo de alumínio precisa de 65% maior secção contra o cobre
  14.  # 54

    Neste país qualquer um é electricista! hehe
    Não se preocupe se é legal ou não! Ninguém saberá! Se alguém morrer, estamos em portugal. Ninguém é preso.
    Este também morreu, (https://www.jn.pt/local/noticias/porto/paredes/morre-eletrocutado-a-cortar-a-relva-do-jardim--12232183.html) e pertencia ao partido. Alguém fez alguma coisa?
  15.  # 55

    Colocado por: CanosAlguém fez alguma coisa?
    Coitado do homem. Também não havia nada a fazer... Se o próprio não tomou precauções mínimas pra evitar o sucedido.
    E desconhecemos qual o restante entorno. Algo devia estar em mau estado de conservação.
    E nestas coisas, em dia de calor... relva cheira-me sempre a água e humidade, não sei porquê?!

    Eu também cortei a minha no sábado mas foi com a velhinha de motor a combustão, fica impec e não se corre o risco de a máquina traçar inadvertidamente o cabo elétrico:(:(
  16.  # 56

    Colocado por: KduvidasCoitado do homem. Também não havia nada a fazer... Se o próprio não tomou precauções mínimas pra evitar o sucedido.
    E desconhecemos qual o restante entorno. Algo devia estar em mau estado de conservação.
    E nestas coisas, em dia de calor... relva cheira-me sempre a água e humidade, não sei porquê?!

    Eu também cortei a minha no sábado mas foi com a velhinha de motor a combustão, fica impec e não se corre o risco de a máquina traçar inadvertidamente o cabo elétrico:(:(


    Existe muita coisa a fazer. Como mais medidas de prevenção e explicação ao público em geral do que é necessário fazer e o porquê de o fazer. Estamos a ver isso com as mascaras, neste tempo de Covid. Existe muita malta que ora anda com mascara mal colocada ora a retira em espaços fechados!

    Porque razão coisas como estas (https://www.youtube.com/watch?v=0Tp0zB904Mc) não dão na TV portuguesa? Seria bem melhor do que esses parasitas (exemplo: Cristina Ferreira) andam para aí a fazer!
 
0.0202 seg. NEW