Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Estou a pensar comprar casa, já realizei várias visitas, simulações e recentemente foi me pré aprovado financiamento para 90% do valor do imóvel. Acontece que não tenho entrada para iniciar o processo. (Simplesmente as coisas não correram como planeado..) Tenho possibilidade de agregar fiadores ao crédito. Isso poderá mudar alguma coisa? Também pensei na avaliação, se for superior ao preço a pagar pela casa, haverá a possibilidade de financiar 100% ?
  2.  # 2

    Julgo que não vai conseguir avançar com o negócio, nem sei se será recomendado dado que não tem capitais próprios.

    Tem sempre de ter no mínimo 10 % de entrada, e esses 10% correspondem ao menor valor entre o valor pago na compra ou o valor da avaliação. Depois tem de pagar imposto de selo, IMT, avaliação, e despesas de processo no banco.

    Podem eventualmente propor-lhe fazer um crédito pessoal para cobrir essas despesas, mas não se meta nisso.

    Existem casas de banco cujos empréstimos são a 100% e até isentam de despesas do processo, mas são uma raridade e tem de ter dinheiro para os impostos na mesma.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivia1987
  3.  # 3

    Boa noite Hal_2000.

    Antes demais, obrigada pela resposta.

    Para essas despesas eu tenho. Mas não para a entrada...

    Li aqui no fórum que existia a possibilidade de os fiadores se responsabilizarem pelos 10% do crédito, mas que implicaria todo um processo e custos de um CH em duplicado.

    Isso será realmente possível?
  4.  # 4

    Crédito Pessoal nem pensar!
    E casas do banco... foram a minha primeira hipótese, mas como disse e com razão, são uma raridade.

    Obrigada pelas sugestões Hal_2000.
  5.  # 5

    Colocado por: Vivia1987Li aqui no fórum que existia a possibilidade de os fiadores se responsabilizarem pelos 10% do crédito, mas que implicaria todo um processo e custos de um CH em duplicado.
    Se tem essa disponibilidade da parte dos fiadores, eles que lhe façam um empréstimo pessoal com contrato em notário, com ou sem juros.
    Acho que tem de pagar imposto de selo, mas facilita o processo no banco.

    pode também recorrer a intermediários de crédito (dr. finanças; decisões e soluções, ect) que eles dão uma ajuda enorme no processo e a Vivia1987 não paga nada.

    Cada um sabe de si, mas tem de ter atenção a 3 coisas:
    - Tem de ter um emprego estável e estar efectiva, caso contrário dificilmente o banco concede empréstimo habitação.
    - Mantenha a sua taxa de esforço reduzida, diria 25% no máximo, sobretudo se vai pagar o crédito sozinho(a).
    -Estude mesmo muito bem o mercado e não compre nada inflacionado. Com a incerteza em que vivemos, se daqui por 2-3 anos tiver de vender, o dinheiro da venda tem de dar para pagar o empréstimo.

    Pense nisso tudo e avalie o risco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivia1987
  6.  # 6

    Obrigada,nunca tinha considerado contratar um empréstimo particular!

    Seria preciso contratar algum serviço para tratar disso?
    Poderá ser uma possibilidade.

    Sou efetiva em emprego super estável (embora seja suspeito nos dias de hoje!) e seria um empréstimo com dois proponentes.

    Quanto ao risco de comprar imóvel inflacionado, onde e/ou como poderei estar à par disso?

    Obrigada mais uma vez.
  7.  # 7

    Colocado por: Vivia1987Obrigada,nunca tinha considerado contratar um empréstimo particular!

    Seria preciso contratar algum serviço para tratar disso?
    Poderá ser uma possibilidade.

    Sou efetiva em emprego super estável (embora seja suspeito nos dias de hoje!) e seria um empréstimo com dois proponentes.

    Quanto ao risco de comprar imóvel inflacionado, onde e/ou como poderei estar à par disso?

    Obrigada mais uma vez.


    Qualquer imóvel que comprar vai estar inflacionado.
    A economia começa a dar sinais de enorme desaceleração o que vai/pode dificultar o acesso ao crédito e fazer cair os preços das casas.
    Eu neste momento não compraria casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivia1987
  8.  # 8

    Colocado por: Vivia1987Obrigada,nunca tinha considerado contratar um empréstimo particular!

    Seria preciso contratar algum serviço para tratar disso?
    Vai a um notário para reconhecimento de assinaturas e conferir validade ao contrato. Não lhe sei dizer os valores envolvidos, mas julgo que não é caro (100 ou 200 euros). Ligue para um notário (ou vários), explique o que quer e ele logo lhe dá as informações todas. Também o pode fazer sem contratos, não acho nada aconselhável, mas só vocês é que podem avaliar a relação que têm com os fiadores.


    Colocado por: Vivia1987
    Sou efetiva em emprego super estável (embora seja suspeito nos dias de hoje!) e seria um empréstimo com dois proponentes.
    OK, assim dá outra segurança de garantirem o empréstimo, mas têm mesmo de ter os 10%.



    Colocado por: Vivia1987Quanto ao risco de comprar imóvel inflacionado, onde e/ou como poderei estar à par disso?

    Dedique-se a estudar os preços da zona onde quer comprar, tente saber a evolução dos preços nos últimos 5 anos. Veja a média de preços na zona. Não há forma fácil de saber, só mesmo estudando, estudando, e pensando friamente.
    Por exemplo, quando comprei o meu apartamento, se tivesse ido atrás das emoções da minha esposa, tínhamos comprado um T1 30% mais caro do que o valor que efectivamente acabamos por pagar por um T2 exactamente na mesma zona, num prédio mais novo e numa rua muito mais dinâmica. Consegui comprar em 2019 ao preço a que ele esteve à venda em 2014, mas isso implicou meses de pesquisa e muita cabeça fria. Tem de iniciar a pesquisa sem ser sobre brasas, vai falando com o banco, vê qual é o seu limite confortável de crédito, estude o processo todo, documentação necessária, e enquanto isso vai procurando sempre. Todos os dias corra os sites todos de anúncios online, programe alertas, etc.. etc..

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivia1987
  9.  # 9

    Colocado por: leandro_mA economia começa a dar sinais de enorme desaceleração o que vai/pode dificultar o acesso ao crédito e fazer cair os preços das casas.
    Eu neste momento não compraria casa.
    Também já alertei para isso. contudo existe o revés da questão, o acesso ao crédito à habitação também se prevê que venha a ser dificultado.

    A desvalorização dos imóveis (se vier a acontecer, e é um grande se, só dá jeito a quem tem dinheiro para pagar a pronto, ou a funcionários públicos e equiparados que dão segurança aos bancos)

    Quanto a comprar de certeza inflacionado, depende da zona (existem zonas do país que nunca valorizam ou desvalorizam muito), mas a probabilidade de comprar inflacionado é grande sim.
  10.  # 10

    Agradeço todas as explicações.

    O banco irá contabilizar esse empréstimo para calcular taxa de esforço??

    A casa que tenho em vista é uma pequena moradia (50m2 construidos e 75 m2 area bruta) Está em boas condições apesar de a construção ser de 1951. E seria para mais tarde com tempo e aos poucos modernizar interior. Fica a 1km acesso autoestrada, 3 km praia e pertence ao concelho de Matosinhos. Não descem dos 90.000€.

    Não tenho visto mais nada dentro do preço com esta localização e que não precise de reabilitação ou reconstrução total.

    O meu receio é mesmo a área ser pequena (embora não me faça diferença) e não valer os 90k.

    O que acham?
  11.  # 11

    Colocado por: Vivia1987O meu receio é mesmo a área ser pequena (embora não me faça diferença) e não valer os 90k.


    Aliado ao facto de não ter dinheiro, acabou de responder-se a si própria com isto. Esqueça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivia1987
  12.  # 12

    Colocado por: Vivia1987Também pensei na avaliação, se for superior ao preço a pagar pela casa, haverá a possibilidade de financiar 100% ?


    já não é possivel, agora é 90% do menor valor entre a avaliação e o valor escriturado. Terá sempre que arranjar os outros 10%.

    Se tiver rendimentos para isso tem a opção do crédito pessoal, mas se coloca de lado esta opção resta-lhe ir juntando o maximo de dinheiro. Subsidios de férias e de natal mais reembolsos do IRS tem que ser para poupar e daqui a 3 anos pensar novamente no assunto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivia1987
  13.  # 13

    Colocado por: ANdiesel

    Aliado ao facto de não ter dinheiro, acabou de responder-se a si própria com isto. Esqueça.


    Agradeço a sua opinião. Preciso mesmo de respostas imparciais e sinceras!

    Mas quando falei em receio do imóvel poder não valer os 90k foi com o intuito de alguém entendido e com experiência me poder alertar com base nos dados que dei sobre o mesmo, se é um valor inflacionado ou não.

    Teria que valer mesmo a pena para ir para a frente com a compra e claro terei sempre em conta o limite das minhas possibilidades. No entanto só irei desistir quando ficar claro que não poderá ser possível!
 
0.0154 seg. NEW