Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Estou em processo de construir a minha casinha. Como penso que ocorre com quase todos nesta situação, tenho dúvidas, e venho a este espaço procurar linhas orientadoras. Já possuo a arquitectura, mas falta-me parte das especialidades, e há decisões que tenho que tomar.
    Então necessito de ajuda nas seguintes questões:
    - Pretendo colocar na sala um recuperador de calor que auxilie também nas AQS e climatização. Resido na zona centro, interior do país, e lenha é praticamente gratuita. A questão é: coloco aquecimento com radiadores a água e arrefecimento com AC, ou aquecimento e arrefecimento com bomba de calor com ventiloconvectores? O que é mais em conta na compra, aplicação, manutenção e uso? Piso radiante está excluído da equação.
    - A cobertura será feita com telhado sanduiche. Não quero tubos de queda escondidos nas paredes, mas também os quero em lugar pouco visível, preferencialmente nas traseiras. Estive a pesquisar e encontrei os sistemas de drenagem sifónica (geberit e oli). Aquilo é aplicável em habitação e com caleira? É fiável? Sai muito mais caro do que um sistema de drenagem normal? Ambas as marcas referem que sai mais barato por usar menos tubagem... Junto anexo a ideia de como será a cobertura.
  2.  # 2

    Não compreendo como pode fazer uma suite com 22 m2 + closet com 7 e apenas uma janela! Fica com uma parede de 9 metros sem uma única abertura! Juro que não entendo esta aversão à luz natural.

    De resto gostei, áreas enormes, funcional. Boa sorte para o seu projeto/construção. Não saberia ajudar nas questões que coloca, mas não faltará ajuda e respostas.
  3.  # 3

    Colocado por: Casa da Hortae apenas uma janela!

    Virada para o norte
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaVirada para o norte
    Por acaso até está virada a sul
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Por acaso até está virada a sul

    Eu vi na planta da cobertura.....afinal está rodada 180º relativamente à planta do R/C

    Também me parecia que estava tudo ao contrário :-))
  6.  # 6

    Eu percebo a ideia e não tenho aversão a luz natural. Aliás, tenho uma janela com 4m de largo e a partir do chão voltada a poente, no que será a sala. A suite não vai ser tão grande, o closet vai crescer para dentro dela. As janelas têm 1,60m de largo e partem dos 90cm de altura, já não as considero assim tão pequenas. Se podiam ser maiores? Podiam, mas depois era muito envidraçado voltado a sul. Ainda ponderei por 1 janela no closet. Mas perdia-se arrumação (sim, sei que já é grandinho...), mas também era uma janela voltada a norte. No inverno, porreiro, mas no verão...
  7.  # 7

    as questões não eram relacionadas com a arquitectura da casa, mas a malta vê uma planta e é mais forte. comprendo.´

    agora painel sanduiche? isso é para barracoes, não para moradias.

    Os paineis sanduiche sao bons para condensações, amplificar o barulho da chuva e ouvir barulhos metalicos de noite provocados pela dilatação do calor de dia e a contracção do frio durante a noite.

    pense numa coisa melhor.
    Concordam com este comentário: Picareta, RicardoPorto
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantosas questões não eram relacionadas com a arquitectura da casa, mas a malta vê uma planta e é mais forte. comprendo.´

    agora painel sanduiche? isso é para barracoes, não para moradias.

    Os paineis sanduiche sao bons para condensações, amplificar o barulho da chuva e ouvir barulhos metalicos de noite provocados pela dilatação do calor de dia e a contracção do frio durante a noite.

    pense numa coisa melhor.
    Concordam com este comentário:Picareta

    O que sugere numa construção de traço mais moderno? Telha cerâmica e platibandas de 2m de alto? Cobertura plana com telas betuminosas ou outros isolamentos? A cobertura não é para ficar à vista, painel sanduiche com inclinação de 6% fica relativamente baixo, fácil de esconder com platibandas, fácil de montar, e permite esconder uma série de coisas por baixo.
  9.  # 9

    Cobertura plana a casa merece..com umas clarabóias motorizadas com estore a combinar
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoCobertura plana a casa merece..com umas clarabóias motorizadas com estore a combinar

    Se está com medo de meter janelas a sul por causa do calor, com clarabóias deve ficar radiante :p

    A entrada na casa faz-me lembrar um piso intermédio de um prédio.
  11.  # 11

    Colocado por: DanfmcO que sugere numa construção de traço mais moderno? Telha cerâmica e platibandas de 2m de alto? Cobertura plana com telas betuminosas ou outros isolamentos? A cobertura não é para ficar à vista, painel sanduiche com inclinação de 6% fica relativamente baixo, fácil de esconder com platibandas, fácil de montar, e permite esconder uma série de coisas por baixo.


    eu não sugiro nada, não sou da area da construção, para mim não existe nada melhor do que a telha lusa a encaminhar a água para fora das paredes, de preferencia com umas caleiras tb a desviar a água para uma cisterna para regar o jardim e lavar o carro.
  12.  # 12

    Dada a dimensão da cobertura não ficava mal telha plana. Mas aqui depende do gosto e prefiro sempre telha. Sobre a suite, pq não uma janela a nascente que até ajudaria a iluminar o corredor? Felicidades
  13.  # 13

    Colocado por: pauloagsantoseu não sugiro nada, não sou da area da construção, para mim não existe nada melhor do que a telha lusa a encaminhar a água para fora das paredes, de preferencia com umas caleiras tb a desviar a água para uma cisterna para regar o jardim e lavar o carro.


    Eu percebo o que diz, e era a minha primeira opção. Mas não se enquadrava com a minha visão da casa. Também vou desviar a água para uma cisterna, mesmo com este tipo de cobertura.


    Colocado por: fernandolDada a dimensão da cobertura não ficava mal telha plana. Mas aqui depende do gosto e prefiro sempre telha. Sobre a suite, pq não uma janela a nascente que até ajudaria a iluminar o corredor? Felicidades


    Telha plana foi outra consideração, mas pelo que percebi, precisa de mais inclinação que a telha lusa, mais telhas, mais peso em cima da estrutura e caiu fora dos planos. Eu quero uma casa que pareça o mais rasteira possível. E dimensionei para não precisar de aproveitamentos de sótão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandol
  14.  # 14

    E quanto a drenagem do telhado e climatização? Opiniões???
  15.  # 15

    Colocado por: pauloagsantos

    eu não sugiro nada, não sou da area da construção, para mim não existe nada melhor do que a telha lusa a encaminhar a água para fora das paredes, de preferencia com umas caleiras tb a desviar a água para uma cisterna para regar o jardim e lavar o carro.


    Cisterna com agua da chuva só se for para regar no inverno
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo1210Gosto sim senhor...acho só que está a errar na colocação da lareira, porque está aquecer a rua.

    Eu dividia a sala de jantar da sala de estar de outra forma, deixo em imagem uma sugestão que claro que teria que colocar para a sua realidade e poderia ter a certeza que ficava mais charmosa a sala...

    Essa entrada para a sala também merecia uma porta maior.

    No geral, mais 90% a casa está bastante agradável...veja somente é as áreas senão quer aproveitar com outra coisa o espaço...tem divisões enormes.
      1c0ff5de799a76bd404f605d7e8efd35.jpg


    Também foi algo que ponderei, lareira de dupla face a separar sala de estar da sala de refeição. Muito engraçado no inverno, um mono no verão. aquele canto é o único que tenho onde faz sentido usar para a lareira, no oposto tenho a porta da sala que é o único sitio em que a posso por (e será maior, em princípio uma porta de 1,20m de correr), e do outro lado da sala então é que é mesmo aquecer a rua! A única opção seria colocar na parede para a cozinha, mas o recuperador de calor pretende-se não só para aquecer, mas também para "entreter", que a malta por cá, mesmo num apartamento num terceiro andar sem elevador, não abdica de acender o lume para depois lhe ir mexendo. Nesse canto, ou vou fazer circular tubagem pelo tecto falso para distribuir calor, ou vou por uma saída de calor para a escada e para aquecer a entrada, que pelo menos existindo aí calor, o frio já não passa tanto e a casa fica mais acolhedora...
  17.  # 17

    se foi um arquiteto que desenhou essa planta estamos mal, se não foi também estamos mal.
    ao anos passam e a coisa não muda/ evolui
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, NPRP
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo1210E uma porta aqui não coloca nada de acesso da garagem para a casa?
      Screenshot_20200522-231132.jpg


    Sim, esquecimento do arquiteto. Leva porta ao fundo da escada.

    Colocado por: Anonimo1210


    Recuperador sempre com circulação de águas... investimento com retorno garantido.

    Isso dava-lhe um toque á sala, assim vai ter uma sala muito grande e um pouco despida.

    O que achou da ideia da porta da casa de banho privativa?

    Muita sorte com a casa, e leia muitas opiniões, mas sempre com o pensamento no mais importante, na carteira.


    Qual ideia da porta da casa de banho privativa?

    Recuperador de calor com circulação de água é o que pretendo.

    Com dois filhos traquinas, sala despida não irá existir. Irá existir sala desarrumada com bom espaço para brincarem!
  19.  # 19

    Colocado por: marco1se foi um arquiteto que desenhou essa planta estamos mal, se não foi também estamos mal.
    ao anos passam e a coisa não muda/ evolui


    Estamos mal porquê?
  20.  # 20

    O que é que vai fazer ao espaço que está entre a cama da suite e o closet?
    Concordam com este comentário: DR1982
 
0.0235 seg. NEW