Iniciar sessão ou registar-se
    • psousa
    • 17 outubro 2009 editado

# 1

Gostava de saber a opinião dos entendidos (ou com experiência própria) sobre esta solução:

http://www.geotermiadeportugal.pt/

Obrigado,
    Paulo
  1.  # 2

Ninguém lhe pega :)????
    • w.w
    • 19 outubro 2009

# 3

tenho algumas fotos de trabalhos vossos que deixam muito a desejar
  2.  # 4

!?!?!?!?!?
    • w.w
    • 19 outubro 2009

# 5

diga o que não entendeu,..um piso radiante feito pela Geotermia que deixa muito a desejar sim!!
    • w.w
    • 19 outubro 2009

# 6

adjudicado há Geotermia,que entrega a outros para executarem!!
    • w.w
    • 19 outubro 2009

# 7

não é só porque se diz bombas de calor,ou que se tem,que já é o melhor ou o topo dos sistemas...
    é um sistema que se complementa com outros materiais e que tem de fazer "jus" ao valor que o sistema custa.
    e não é isso que acontece!!!
  3.  # 8

Presumo que por experiência própria não aconselha a solução:)
    Foi-me apresentada como solução de energia sustentável, embora acarrete alguns custos consideráveis. Mas visto ser uma coisa "nova" daí a minha interrogação e pedido de ajuda por quem já conhece/experimentou...

Outros comentários são bem-vindos!
    • w.w
    • 22 outubro 2009

# 9

Colocado por: psousaPresumo que por experiência própria não aconselha a solução:)

pelo contrario..

Colocado por: psousaMas visto ser uma coisa "nova" daí a minha interrogação

não é nada de novo,e se for é em Portugal
    • w.w
    • 22 outubro 2009 editado

# 10

defendo é que se gaste o dinheiro o melhor possível (investimento) em bons equipamentos.
    (rendimentos,eficácia,durabilidade,etc) associado as boas instalações (execução) desde o mais pequeno acessorio
  4.  # 11

Colocado por: psousaGostava de saber a opinião dos entendidos (ou com experiência própria) sobre esta solução:

http://www.geotermiadeportugal.pt/

Obrigado,
    Paulo

Como já disse várias vezes neste fórum, não considero o uso de bombas de calor "geotérmicas" (com muitas aspas!!) interessante em portugal.
    Não que não sejam boas, que o são.
    Apenas numa lógica custo benefício, num clima como o nosso, creio que uma bomba de calor ar-água leva mais vantagens.
    O custo de instalação é consideravelmente menor (já para não falar da facilidade da mesma...) e as diferenças de rendimento não são assim tão grandes. (que fique claro que as "geotérmicas" têm melhor rendimento!)
    Em climas muito frios talvez valha o investimento. Por cá ainda ninguém me apresentou contas que me convençam.
  5.  # 12

O que acontece é que a casa a construir está virada a norte, ou seja no Inverno será bastante fria (apesar de ter a fachada toda em vidro). O conselho do Arqº é investir no aquecimento (terá revestimento em capoto) porque no Verão a casa não tem tendência a aquecer muito.
    A dúvida é se esta solução é boa a nível de qualidade/preço, pois é um bocado recente em Portugal! Que outro tipo de soluções podem aconselhar (electricidade, gasóleo, ar-condicionado, outro)...?
  6.  # 13

Colocado por: psousaQue outro tipo de soluções podem aconselhar (electricidade, gasóleo, ar-condicionado, outro)...?

Que venham os técnicos explicar, mas o que se prentende dizer é que existem Bombas de calor para todos os gostos, lenha, gasóleo, geotermia, e várias discuções à volta:
    veja https://forumdacasa.com/discussion/6828/3/piso-radiante-ou-ar-condicionado/#Item_15

E essas bombas sevem para alimentar um sistema de climatização, normalmente piso radiante

Corrijam-me se digo asneira!
    • jma
    • 22 outubro 2009 editado

# 14

Colocado por: psousaO que acontece é que a casa a construir está virada a norte, ou seja no Inverno será bastante fria (apesar de ter a fachada toda em vidro).

Queria dizer que será bastante fria e AINDA POR CIMA, tem a fachada (Norte?) toda em vidro... é que o "apesar" ali, dá a entender que considera que o vidro melhora o isolamento térmico da fachada...
  7.  # 15

Colocado por: moraisdd
    Colocado por: psousaQue outro tipo de soluções podem aconselhar (electricidade, gasóleo, ar-condicionado, outro)...?

Que venham os técnicos explicar, mas o que se prentende dizer é que existem Bombas de calor para todos os gostos, lenha, gasóleo, geotermia, e várias discuções à volta:
    vejahttps://forumdacasa.com/discussion/6828/3/piso-radiante-ou-ar-condicionado/#Item_15

E essas bombas sevem para alimentar um sistema de climatização, normalmente piso radiante

Corrijam-me se digo asneira!

Não é bem asneira, é uma confusãozita.

O ar-condicionado é uma bomba de calor em que o permutador está dentro da caixinha, o sistema Energie é igual, sendo que o permutador é aquela placa preta que imita um painel solar. As bombas de calor geotermicas também são iguais sendo que neste caso o permutador está enterrado no quintal.

O último exemplo, um frigorifico também é uma bomba de calor (como vê não é uma coisa assim tão recente) :-)
    As bombas de calor são todas eléctricas.
    São normalmente um bom sistema (não falo da marca em particular), talvez até o melhor sistema mas muito caro. Onde se situa a casa? Isso é muito importante, no nosso país as necessidades de aquecimento na maioria dos locais são tão baixas que um sistema destes é exagerado.

Depois tem os sistemas tipo "aquecimento central" esses sim a lenha, a gás, a gasóleo...
  8.  # 16

E mais comentários...:)?
  9.  # 17

O sistema é muito bom! A geotermia funciona lindamente, o piso radiante melhor ainda. Essa empresa "Geotermia de Portugal" ou Soluções Interessantes Lda é fugir dela.
    As instalações são excutadas por técnicos de terceira categoria, aproveitam o facto da maioria dos clientes não ter o devido conhecimento do sistema, para meterem material de 3 categoria e vigarizarem completamente nas ligações. As instalações são de fugir. Infelizmente falo em causa própria e quem quiser saber mais detalhes que me mande mensagem. Boa sorte, já que eu não tive.

0.0183 seg. NEW