Boa tarde, Pretendo construir uma moradia térrea t3 ou t4 em Setúbal (ou arredores) assim que encontrar um terreno plano e com uma dimensão interessante (500m). Irei recorrer a financiamento para a construção da casa e tenho muitas dúvidas, uma vez que não percebo nada do tema. Após adquirir o terreno e saber quanto é que me é permitido construir e se poderei construir a tal moradia térrea (área útil +- 170m) o que devo fazer? Dirigir me a um gabinete de arquitetura para elaboração do projecto? E só depois disso é que são metidas as licenças para construção? Ou o melhor é contratar uma empresa que faça tudo isso por mim? Desculpem a ignorância mas apesar de já ter lido algumas coisas por aqui, sinto-me um pouco perdida.. além disso gostava de perceber se o financiamento do banco já contempla o montante que irá ser despendido para as licenças. Qual a vossa experiência? Obrigada
Antes de comprar o terreno confirme com o vendedor / imobiliária qual a capacidade de construção. Confirme com a câmara de novo o que lhe disseram. Peça para que solicitem um direito à informação ou copia do alvará de loteamento se houver e planta síntese. Assim consegue saber o que construir.
Os colegas aqui no fórum já lhe dão dicas sobre o que fazer asseguir.
Devido às situações bizarras e negócios ruinosos que tenho visto ultimamente, até pode ser vantajoso ter algum aconselhamento de arquitecto antes de comprar o terreno.
Antes de comprar deve certificar-se da possibilidade de construção no mesmo de acordo com as vossas expectativas. Convém marcar uma reunião na câmara e consultar alvará de loteamento se houver.
Poderá solicitar alguns esclarecimentos adicionais através do email [email protected], se precisar.
Já construi em Palmela e estou agora a meio de um processo no Pinhal Novo.
Pode também solicitar um direito à informação, mas há câmaras que estão a demorar uma eternidade a responder, pelo que talvez tenha que tentar oter algum esclarecimento através de reunião ou consulta de Alvará de loteamento.
Olá. Antes mesmo de ir ver o terreno, veja no PDM o que diz sobre ele. Pesquise. Ou escolha já um arquitecto que o ajude nesta fase. É sem dúvida uma mais valia. Escolher Constructor+Arquitecto da mesma empresa é mais arriscado.
Veja terrenos na sua zona de preferência que estejam à venda. ANTES de comprar, informe-se bem junto da câmara e/ou junto de um técnico - arquitecto ou engenheiro.
Atenção com a aquisição de terrenos fora de loteamentos no concelho de Setúbal uma vez que o PDM está a ser revisto e existem terrenos fora de loteamentos que até tinham possibilidade de construção no antigo PDM e que vão deixar de ter essa possibilidade ( antiga classe de espaço para-urbano por exemplo ).
Uma grande parte dos loteamentos existentes para terrenos com áreas a rondar os 500 m2 permitem áreas de implantação de +-150 m2, o que dá bem para um T3 mas para um T4 já começa a ser curto. À sua área útil de +-170 m2 acrescente uns 20% para ter uma ideia da área de construção num piso.