Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Possuo uma moradia à venda numa imobiliária que se propôs a vender o imóvel por 185 mil euros. Após algum tempo, surgiu um Cliente realmente interessado. A casa está ocupada pela ex mulher neste momento da venda. Após concordância da ex mulher na venda, a imobiliária enviou um contrato de promessa de compra e venda para as duas partes (eu e a ex mulher), onde deveria constar o valor acordado de 185 mil euros. Acontece que lá surge que o imóvel será vendido por 170 mil euros mais 15 mil euros pelo recheio.
    Pergunto se a comissão da imobiliária pode incidir sobre o recheio ou se somente sobre os 170 mil euros. Não será um truque para pagar menos mais valias por parte da ex mulher? Como posso saber se realmente os móveis serão vendidos??
    Obrigado por qualquer ajuda.
  2.  # 2

    Bom Dia ,

    Na minha opinião será um não assunto.
    Voçe só deve preocupar-se com 2 coisas.

    Em receber a sua parte dos 185 mil e calcular potenciais mais valias com base nesse valor.
    É só nisso que deve deixar claro a sua ex-mulher.
    Se ela fica com os moveis, se ous oferece ou se lhes pega fogo é indiferente.

    Acordaram um valor, voçe deve receber esse valor.
  3.  # 3

    Bom dia e obrigado pela sua opinião.
    Mas a minha maior dúvida é se devo pagar comissão sobre 185 mil euros ou sobre 170 mil euros, pois a imobiliária sempre me disse que o Cliente pagaria 185 mil euros sem se referir aos móveis.
  4.  # 4

    Vai pagar sobre os 170 que é o preço de venda do imovel e sobre o qual a imobiliária tem comissão.
    Mas questione a imobiliária.
  5.  # 5

    Mas na Lei e no contrato de mediação imobiliária, nada é claro quanto a esse assunto. No Contrato de mediação fala em imóvel, mas diz também que a remuneração será sobre o negócio efetivamente concretizado. Se eu perguntar à imobiliária, já sei a resposta que nunca será no sentido de obterem menos dinheiro...
  6.  # 6

    Na minha humilde opinião a imobiliária está a separar os negócios de forma a descrever os valores transaccionados.
    Aguarde por outras opiniões, mas a comissão é sobre os 170.
    A imobiliária recebe por vender casas não por vender moveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: napenergia
    • size
    • 25 maio 2020 editado

     # 7

    Colocado por: napenergiaMas na Lei e no contrato de mediação imobiliária, nada é claro quanto a esse assunto. No Contrato de mediação fala em imóvel, mas diz também que a remuneração será sobre o negócio efetivamente concretizado. Se eu perguntar à imobiliária, já sei a resposta que nunca será no sentido de obterem menos dinheiro...


    É de admitir que a comissão da imobiliária incidirá sobre o valor da transacção, uma vez que foi ela quem lhe conseguiu um cliente que adquirisse as paredes do imóvel, mas também o recheio.

    Por analogia da mediação em arrendamento de imóveis mobilados e equipados, em que a renda abrange as 2 componentes, as imobiliárias calculam, da mesma forma, a sua comissão sobre o valor total da renda.
    Concordam com este comentário: imo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  7.  # 8

    Solicite que coloquem no CPCP que o negócio apenas será realizado em conjunto (imóvel + móveis) e que a venda não se fará separadamente ou então que mencionem os 185.000,00€ com oferta de todo os móveis.
    Acho que lhe estão a preparar uma ratoeira, informe-se bem
    Peça por escrito à imobiliária qual será o valor da comissão deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  8.  # 9

    Colocado por: smstSolicite que coloquem no CPCV que o negócio apenas será realizado em conjunto (imóvel + móveis) e que a venda não se fará separadamente ou então que mencionem os 185.000,00€ com oferta de todo os móveis.
    Acho que lhe estão a preparar uma ratoeira, informe-se bem
    Peça por escrito à imobiliária qual será o valor da comissão deles.
  9.  # 10

    Cuidado.
    Se o comprador desistir da mobília como fica?
    Veja bem as cláusulas do CPCV.
  10.  # 11

    As Clausulas do CPCV são pré formatadas e de preenchimento. E essas clausulas na maioria não são modificadas, a não ser que uns incautos como eu não se previnam com todas as possibilidades.
  11.  # 12

    Colocado por: smstSolicite que coloquem no CPCP que o negócio apenas será realizado em conjunto (imóvel + móveis) e que a venda não se fará separadamente ou então que mencionem os 185.000,00€ com oferta de todo os móveis.
    Acho que lhe estão a preparar uma ratoeira, informe-se bem
    Peça por escrito à imobiliária qual será o valor da comissão deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nelhas


    Não haverá vantagem, quer para o vendedor, quer para o comprador, que o valor do recheio, no valor de € 15.000, seja considerado nulo, oferta.
    O vendedor estará, supostamente sujeito a maior valor de possível mais-valias e o comprador a ter que pagar maior valor de IMT.
  12.  # 13

    O comprador nao vai querer o recheio e vai lhe oferecer 170mil esta tudo visto
  13.  # 14

    A minha questão é saber se a imobiliária pode cobrar comissão sobre os 185 mil euros, pois é isso que deve pretender. A Lei 15/2013 diz que as imobiliárias devem vender imóveis e nada refere a móveis e equipamentos. Como sempre, o povo fica sempre por ser esclarecido para depois gastar uma fortuna numa Justiça para ricos...
  14.  # 15

    Você ao início do negócio era para vender tudo pelos 185?
  15.  # 16

    Se vc n quer os tarecos meta uma cláusula no CPCV que a casa n se vende sem os tarecos nem os tarecos sem a casa.

    Caso contrário o gajo compra-lhe só a casa a manda-o a si recolher os tarecos, para os quais você ainda vai gastar dinheiro a transportar e a armazenar.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  16.  # 17

    E um recheio valer 15mil.. UPA upa

    No outro dia pedi avaliação a uma empresa e por favor para esvaziar a casa davam 500€ com candeeiros em cristal e sofás em pele..
  17.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoE um recheio valer 15mil.. UPA upa

    No outro dia pedi avaliação a uma empresa e por favor para esvaziar a casa davam 500€ com candeeiros em cristal e sofás em pele..


    O que pagam é diferente do que vale.

    Recheio de 15 mil não é preciso muito.
    Concordam com este comentário: ClioII
  18.  # 19

    Depende das casas, há sofás a 300€ e a 3k, espelhos a 100€ e a 5k...
  19.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaVocê ao início do negócio era para vender tudo pelos 185?


    Sim. A casa foi negociada por 185 mil euros sem referência aos móveis e equipamentos. MAs desconfio que a ex-mulher que lá vive, negociou com a imobiliária e com o Cliente para reduzir o valor de venda e receber o mesmo. Mas a minha dúvida se mantém. A imobiliária pode ou não cobrar sobre os móveis e equipamentos??
 
0.0163 seg. NEW