Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Este é um dos meus fóruns de eleição ao qual recorro sempre que necessito e com o qual muito aprendo.
    Moro num 1º andar de um apartamento do Grande Porto e estou a pensar renovar as janelas da minha casa, que são de correr, em alumínio e têm vidro simples. Os dois quartos estão virados a nascente e a sala, cozinha+lavandaria a poente. Como o apartamento está “ensanduichado”, e dispõe de uma muito boa exposição solar, o calor e o frio não são extremos. Na sala tenho também para além dos estores, um toldo na varanda. Um sério calcanhar de Aquiles nesta equação térmica é a janela da lavandaria (a cozinha tem uma porta e uma janela que dão para a mesma) dado que não tem estore e tem uma grelha de ventilação a toda a largura, obrigatória, dado que tenho o esquentador instalado na mesma. A janela da cozinha, por ainda ter fogão a gás, também tem de ficar ligeiramente entreaberta. A lavandaria é uma sauna ou um gelo, nos dias de maior calor ou frio, especialmente se estiver vento. No entanto, não tenho qualquer sinal de humidade na casa.
    Relativamente ao ruído, o apartamento não está à face da estrada, pelo que o ruído do trânsito à noite não é incomodativo. Mas se alguém falar no passeio de acesso, é quase como se estivesse dentro de casa e o barulho do vento e chuva também se faz sentir. Mas, nada de insuportável.

    A fazer a renovação quereria otimizar a situação existente e os problemas atrás descritos.

    Gostava de colocar janelas em PVC, oscilobatente mas para evitar problemas com o condomínio e não alterar a fachada, tenho 2 opções que envolve colocar janelas duplas (já existentes noutros condóminos):
    1- Coloco as janelas velhas no exterior do estore e as novas no lugar destas (seria provavelmente a solução ideal e mais económica, assim fosse exequível);
    2- Se a primeira solução não for viável, mantenho as antigas no lugar e coloco a oscilobatente à face interior, não altero a fachada e esteticamente agrada-me mais. Um vizinho, que já o fez alertou-me que esta solução, tem o inconveniente, de dificultar o acesso à tampa superior do estore, dado que em caso de avaria, tem de se tirar o silicone superior da janela…. O que não me agradou nada…).

    Antes de passar à escolha dos vidros e caixilharia, da vossa experiência, o que me aconselham, em particular na posição das janelas e na questão da lavandaria/cozinha?
  2.  # 2

    Ninguém para partilhar a sua experiência ou conhecimento?
 
0.0071 seg. NEW