Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde grupo,
    Tenho um terreno com cerca de 3000 m, e gostaria de começar a plantar um bocadinho de tudo, sobretudo algo que fosse rentável. O terreno situa-se no Porto Alto, no distrito de Santarém e tem um solo arenoso, após ler muita coisa continuo sem perceber o que será mais rentável de plantar, tanto árvores como leguminosas e frutos.

    Espero que me possam ajudar, obrigado
  2.  # 2

    Rentável em que aspecto, produtividade para consumir ou $?
    Árvores de fruto dão sempre jeito, não só pela fruta como pela sombra que fazem para algumas culturas.
    Sono arenoso penso ser bom para coisas como melancia, dependendo de quão arenoso é. Em qualquer caso, adicionar composto ao solo é sempre bom para torná-lo mais amigo das culturas.

    Eu tenho um espaço muito pequeno no meio de Lisboa (uns 200m2, se tanto), mas consegui encafuar uma nespereira, um limoeiro, uma ameixieira, uma mangueira, uma bananeira, um diospireiro, um damasqueiro, uma cerejeira, uma nectarineira, um mamoeiro, uma romãzeira, um pessegueiro paraguaio, uma macieira e uma pereira.
    Elas lá se entendem entre elas e exceptuando as árvores muito novas e o diospireiro, vão dando os seus frutos. Ter coisas diferentes também ajuda a poder dar vazão à produção. Por exemplo, desde Março que tenho enchido a barriga de nesperas, agora acabaram mas não tarda muito vêm os damascos (1º ano), as ameixas e as cerejas.
    A nível de verduras, espinafres são plantas que gostam da sombra das árvores, e que uma vez pegados dão uma enormidade de produção. No ano a seguir voltam a nascer sem eu fazer nada.
    E falando em produtividade, havendo algo para trepar, chuchus dão uma quantidade bastante grande. Com apenas uns 6-7 metros de muro onde os cresco, dão várias dezenas de quilos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: linkerrs
 
0.0089 seg. NEW