Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva caríssimos,
    Estou com dificuldade para encontrar telha para um ripado de cimento com 33,4 cm aproximadamente. A telha era da estrela d'alva e, em muitos sítios estalou completamente. O meu problema é que a dimensão do telhado ainda é significativa, cerca de 180m2, e dificilmente encontrarei telha do mesmo tipo em quantidade (e qualidade) suficiente. Pelo que vejo o melhor a fazer será demolir o ripado existente e substituir por ripa metálica.
    Alguém me sabe dizer se existe alguma alternativa?
    Obrigado.
  2.  # 2

    A telha marselha encaixa nesse ripado "Espaçamento do ripado 32 a 40 cm"

    https://www.sotelha.pt/zArchives/Photos/PG-358/guia-telhas-ceramicas-vs14.pdf

    pag 31 do pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexSa
  3.  # 3

    Muito obrigado pela dica. De facto considerei a marselha por permitir adaptar-se a um ripado fixo. Mas acabei por concluir que, uma vez que tem também sistema de encaixe, ao fim das primeiras fiadas ia começar a falhar o sítio onde deveria assentar.
    Mas estou um pouco intrigado. A telha para a qual o Ricardo me remete não é de canudo? é o mesmo que marselha?
  4.  # 4

    marselha nao é de aba e canudo....encaixe são ambas... qual a duvida? pag-31 é marselha.
  5.  # 5

    Ok. Percebi o equívoco. Fui à página 31 e encontrei telha romana, talvez o Pedro queira verificar. Daí a dúvida se estavamos a falar do mesmo. Julgo que equivoco decorrerá do uso de leitores de .pdf diferentes.

    Por sinal é telha romana bem bonita. Alguém sabe dizer-me onde posso encontrar?
  6.  # 6

    31 do pdf, pag 29 do livreto. telha marselha....
  7.  # 7

  8.  # 8

    Colocado por: AlexSaA que vi, de facto não dava. Ao fim de algumas fiadas estava desencontrada das ripas...
    Terei mesmo de demolir e fixar ripa metálica.
    Obrigado pela ajuda.


    Veja a possibilidade, para não arrancar a ripa que tem (que é sempre um custo) fazer ripas perpendiculares às atuais, depois nestas fixar as ripas de suporte à telha com o espaçamento correto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexSa
  9.  # 9

    Veja a possibilidade, para não arrancar a ripa que tem (que é sempre um custo) fazer ripas perpendiculares às atuais, depois nestas fixar as ripas de suporte à telha com o espaçamento correto.


    Seria uma hipótese viável mas julgo que também morosa e trabalhosa numa vez que num dos lados o telhado acompanha a via pública e não está à esquadria.
 
0.0100 seg. NEW