Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde;

    Desde já o meu agradecimento a todos no fórum, pois apesar de ser a minha primeira participação escrita, já consultei várias vezes o fórum e já efectuei trabalhos com a ajuda das questões e respostas de outros utilizadores.

    Desta vez não encontrei uma resposta concreta para a minha questão, pelo que vou expor aqui.

    Possuo uma garagem com cerca de 75m2. Entretanto à cerca de 2 anos dividi o espaço para os carros e para um escritório/laboratório. Esta divisão foi efectuada por uma parede de gesso cartonado( trabalho feito por mim com as indicações que fui lendo por aqui) e uma porta metálica daquelas compradas nas superfícies comerciais. Com esta divisão fiquei com +-23m2 para o escritório/laboratório e o restante para as viaturas.
    A situação é que em dias como o de hoje, a temperatura é insuportável. Segundo o meu medidor, estão cerca de 30º de temperatura ambiente e junto ao tecto ainda estão mais como poderão ver pela imagem da câmara térmica.

    A minha questão, eu possuo cerca de 25m2 EPS de 4cm que sobrou de outra obra, e tenho também bastante godo que vou retirar do meu jardim para colocar relva artificial( ver foto ). Segundo aquilo que li no fórum, poderia colocar o eps sobre o telhado do escritório, colocar manta geotêxtil e depois godo por cima. Isto para aproveitar o material que tenho, pois também vi solução utilizando lajetas Grisol.
    -Será esta uma opção viável que me irá reduzir um pouco a temperatura dentro do escritório?

    -Será que a estrutura aguenta o peso que irei colocar por cima?

    Medido por dentro, tenho de parede a parede cerca de 6.05m de vão. Pela imagem térmica verifico que existe uma espécie de vigas) não sei se é o nome correcto) no tecto com cerca de 55cm entre elas.

    Obrigado.
      FLIR0080.jpg
      IMG_20200527_122228.jpg
      IMG_20200527_122348.jpg
  2.  # 2

    Sim coloque que é boa solução

    Ponha apenas 3 ou 4cm de godo que é bastante
    Atenção que nao pode andar em cima do EPs que nao t resistência deveria ser XPS

    Mas ajuda bastante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hgadelhas
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoSim coloque que é boa solução

    Ponha apenas 3 ou 4cm de godo que é bastante
    Atenção que nao pode andar em cima do EPs que nao t resistência deveria ser XPS

    Mas ajuda bastante
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hgadelhas


    Muito Obrigado RicardoPorto pela rápida resposta.
    À partida não tenho necessidade de andar por cima.

    Já agora, estou a pensar mais tarde utilizar este telhado para colocar estrutura inclinada com painéis solares, pois a exposição solar é excelente. Será que a estrutura do edifício aguenta com os painéis solares. Tendo em conta o vão que falei entre paredes de 6.05m e as tais vigas visíveis na imagem térmica?

    Obrigado.
  4.  # 4

    eu diria que sendo fotovoltaicos ou termicos de circulação forçada será "pacifico"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hgadelhas
  5.  # 5

    Colocado por: manelvceu diria que sendo fotovoltaicos ou termicos de circulação forçada será "pacifico"
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hgadelhas


    Esqueci de mencionar. São fotovolticos.
  6.  # 6

    não se esqueça de assegurar a drenagem de água da chuva.
    se der meta duas camadas de Isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hgadelhas
  7.  # 7

    Colocado por: fernandoFerreiranão se esqueça de assegurar a drenagem de água da chuva.
    se der meta duas camadas de Isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hgadelhas


    Obrigado.

    Pode-me indicar uma solução para a drenagem da água?
  8.  # 8

    a ideia do eps pode melhorar, mas acho que não resolve.

    35º é mais fresco do que 40º, mas a sensação de desconforto continua a ser semelhante.

    eu instalava um AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hgadelhas
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantosa ideia do eps pode melhorar, mas acho que não resolve.

    35º é mais fresco do que 40º, mas a sensação de desconforto continua a ser semelhante.

    eu instalava um AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hgadelhas


    Obrigado. Essa era a solução ideal, mas não é viável. Para já a solução passa pelo isolamento e de preferência aproveitar o que possuo, o caso do EPS e do godo. Futuramente e instalação do AC será uma opção, mas antes até penso que devo melhor a questão do isolamento para uma eficiencia melhor do AC.
 
0.0143 seg. NEW