Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém pra me dar uma ajuda vou fazer um telhado de 5m se largura por 8m de comprimento da pra fazer de vigas 12/5 direto sem precisar coloca viga no meio
  2.  # 2

    em portugal não
  3.  # 3

    E se for no Brasil... também não deve dar...nem com 5m de distancia entre apoios, quanto mais com 8m....
  4.  # 4

    Colocado por: Wilsonmiguelrbosem precisar coloca viga no meio


    Colocado por: Wilsonmiguelrbonem com 5m de distancia entre apoios, quanto mais com 8m....


    Será que o Wilsonmiguelrbo n está a falar de pilar até à laje terrea? e vocês a falar de escoras ou vigas de travamento (n sei o nome)
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasE se for no Brasil... também não deve dar...nem com 5m de distancia entre apoios, quanto mais com 8m....


    No Brasil dá.

    https://www.youtube.com/watch?v=Mr9nIdE8KQw
  6.  # 6

    No Brasil também nao dá, veja lá bem a estrutura que está no video.
    Não estamos a a falar em aplicar uma ou mais asnas ( tesoura).... e se reparar, a meio vao de cada água, tem travessas
  7.  # 7

    Pelo que percebi, admito que mal, ele quer um telhado de 8 x 5 m, sem apoios ao meio.
  8.  # 8

    ;) Sim, mas formado unicamente com ripas de 5x12cm....
  9.  # 9

    independentemente do que digam aqui, Wilsonmiguelrbo , faça.

    tire uma fotos para depois vermos, estou curioso com o resultado. Tem licença para isso pelo menos?
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas;) Sim, mas formado unicamente com ripas de 5x12cm....


    5 x 12 são uns caibros jeitosos.
  11.  # 11

    Colocado por: rjmsilva5 x 12 são uns caibros jeitosos.

    Serve até uns 3.00m de vão.... isto com madeira de pinho nórdico ( casquinha vermelha) e desde que o peso proprio não seja muito...
    No Brasil utilizam madeiras exoticas com melhores prestações, pelo que o vão teorico a vencer poderá ser um pouco superior...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  12.  # 12

    Por lá devem ter mais experiência neste tipo de coberturas, um carpinteiro que faça este tipo de trabalhos poderá aconselhar melhor.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmsilvaNo Brasil dá.
    essa tem vigas no meio
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Colocado por: RRoxxindependentemente do que digam aqui, Wilsonmiguelrbo , faça.
    a gente está com falta de material em obras especiais?
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosessa tem vigas no meio


    Interpretei vigas por apoios ao meio (pilares). Que provavelmente era a questão dele.
  16.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaQue provavelmente era a questão dele.
    duvido, eu entendo que quer uma cobertura ampla sem as vigas.. mas o mal de fazer assim ao contrário dos maus conselhos do Rroxx é que sem a viga no meio a servir de travamento a cobertura vai empurrar as paredes da casa

    existem outros materiais pra servir de travamento .. mas o mais simples é mesmo fazer em madeira.
    •  
      RRoxx
    • 28 maio 2020 editado

     # 17

    Colocado por: antonylemosa gente está com falta de material em obras especiais?

    quanto mais especiais melhor. mas esta é das que desafiam a gravidade.

    Colocado por: antonylemosdos maus conselhos do Rroxx


    Não diga isso dos meus conselhos p.f. a curiosidade é um estado natural, mal de nós quando a perdemos.
 
0.0181 seg. NEW