Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 29 maio 2020 editado

     # 21

    ha sempre sistemas alternativos a posteriori, sem qualquer obra, tipo este:

    Concordam com este comentário: Kduvidas
    • SrR
    • 29 maio 2020

     # 22

    Ou unidades ac sem aparelho exterior, nesse caso so precisava de ponto de luz e parede exterior na zona a climatizar, o que numa casa nova nao me parece solução, mas como estamos a falar em colocar no futuro.......
  1.  # 23

    Deixar apenas um tubo de 50mm nao é opção?

    É que ja li por ai que as vezes se faz as pre instalaçoes e depois nao se consegue aproveitar o cobre por uma razao qualquer...
  2.  # 24

    Colocado por: DR1982Deixar apenas um tubo de 50mm nao é opção?

    É que ja li por ai que as vezes se faz as pre instalaçoes e depois nao se consegue aproveitar o cobre por uma razao qualquer...


    eu que não estou por dentro do assunto, mas que andei nas obras algum tempo dizia para deixar 1 de 50, o mais reto possível e com curvas muito disfarçadas para passar o tubo de cobre isolado. e 1 de 25/30 pro caso de ser necessário pro esgoto e cablagens. nunca perde ter la os 2 tubos mesmo que o de 50 chega-se.
  3.  # 25

    Nem pense duas vezes e aproveite agora.

    Se for para fazer depois tem de andar a partir tudo ou fica à vista.

    Considere-o um investimento em conforto futuro.

    Mesmo que não use, valoriza o imóvel.
  4.  # 26

    VP, quer um conselho gratuito. Pense assim:
    - Quanto é que vai gastar na casa?
    - Uma pré instalação para 6 unidades feita em obra deve custar-lhe no máximo uns 1.500€. E deve ver isso como um investimento.
    - Qual é o impacto que tem no custo total da casa? zero virgula quantos por cento....
    - Tenciona morar nessa casa para sempre? ou durante quantos anos?
    - Eu se amanhã fosse comprar a sua casa, não ia acreditar nas suas referências de climatização e quando visse que não tinha nem pré-instalação, ou virava costas ou baixava logo 10.000€ a oferta.
    - Pior do que todas as suposições, imagine que agora não faz e daqui a 2 anos, quando tiver a casa pronta vê a falta que lhe faz e o erro que cometeu e tem de fazer.
    - Para terminar. Não invente sistemas/canalizações alternativas. Se decidir fazer, peça um orçamento a quem sabe da poda e faça as coisas como deve ser.

    Pense bem no assunto e decida, esta é daquelas coisas em que voltar atrás é possível mas é bincadeira cara.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rsousapina
  5.  # 27

    Em principio vou deixar a pré-instalação...onde aconselham a deixar as maquinas exteriores? Tenho a fachada menos visivel da casa a noroeste, dava para ser aí? Teria de criar alguma cobertura para as colocar?
    Estou a pensar deixar no RC:
    1 AC de maior capacidade na zona da sala e 1 AC "normal" (igual aos quartos) na cozinha...Está tudo em open space (formato L) sendo a sala (34m2), sala de jantar (24m2) e cozinha (21m2)
    1 AC no escritório (17m2)

    No 1º andar nos 3 quartos (17m2, 19m2 e 25m2)

    Seria uma máquina exterior para cada andar? Que "capacidades"?
  6.  # 28

    Ou é possível deixar os equipamentos exteiores no sotão?
  7.  # 29

    Colocado por: VP17Ou é possível deixar os equipamentos exteiores no sotão?


    Já vi que não se deve porque influência o desempenho do AC...

    Em principio vou deixar a pré-instalação...onde aconselham a deixar as maquinas exteriores? Tenho a fachada menos visivel da casa a noroeste, dava para ser aí? Teria de criar alguma cobertura para as colocar?
    Estou a pensar deixar no RC:
    1 AC de maior capacidade na zona da sala e 1 AC "normal" (igual aos quartos) na cozinha...Está tudo em open space (formato L) sendo a sala (34m2), sala de jantar (24m2) e cozinha (21m2)
    1 AC no escritório (17m2)

    No 1º andar nos 3 quartos (17m2, 19m2 e 25m2)

    Seria uma máquina exterior para cada andar? Que "capacidades"?
    Outra questão: Tenho pré-certificado energético A+. A pré-instalação do AC sem colocar equipamentos pode influenciar essa classificação?
  8.  # 30

    Colocado por: VP17Ou é possível deixar os equipamentos exteiores no sotão?
    dentro do sotão??? nem pensar
  9.  # 31

    Colocado por: VP17Teria de criar alguma cobertura para as colocar?
    as maquinas não devem ser cobertas quanto muito e se for na cobertura e tiver ventos predominantes muito fortes contra a ventoinha deverá criar um defletor.
  10.  # 32

    Se já decidiu que vai fazer. Repito, deixe-se de imaginar algo que terá necessariamente de entregar a um bom profissional.
    Seja por intermédio do construtor seja por sua seleção, chame um profissional à obra, diga-lhe o que pretende e deixe-o apresentar-lhe orçamento com e sem máquinas.
    Ele trata das medidas, capacidades, localizações ideais, etc...
    Não invente, pois tem tudo para meter uma grande argolada.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  11.  # 33

    Colocado por: jorgealvesas maquinas não devem ser cobertas quanto muito e se for na cobertura e tiver ventos predominantes muito fortes contra a ventoinha deverá criar um defletor.


    Ok, pensei que não pudesse ficar à chuva.



    Colocado por: KduvidasSe já decidiu que vai fazer. Repito, deixe-se de imaginar algo que terá necessariamente de entregar a um bom profissional.
    Seja por intermédio do construtor seja por sua seleção, chame um profissional à obra, diga-lhe o que pretende e deixe-o apresentar-lhe orçamento com e sem máquinas.
    Ele trata das medidas, capacidades, localizações ideais, etc...
    Não invente, pois tem tudo para meter uma grande argolada.


    Sim, vou ver se logo ao fim do dia consigo que lá vá o senhor.

    E em relação a esta questão: Tenho pré-certificado energético A+. A pré-instalação do AC sem colocar equipamentos pode influenciar essa classificação?
  12.  # 34

    Colocado por: VP17Tenho pré-certificado energético A+. A pré-instalação do AC sem colocar equipamentos pode influenciar essa classificação?

    Não.
    O pré certificado considera o AC? sem sim, a classificação vai baixar.
  13.  # 35

    Colocado por: Picareta
    Não.
    O pré certificado considera o AC? sem sim, a classificação vai baixar.


    Não percebi...o pré certificado não contempla nenhuma solução de arrefecimento (apenas aquecimento, recuperador). Se agora deixar apenas a pré-instalação de AC altera essa classificação?
  14.  # 36

    Colocado por: jorgealvesas maquinas não devem ser cobertas quanto muito e se for na cobertura e tiver ventos predominantes muito fortes contra a ventoinha deverá criar um defletor.


    Nao era o Jorge que tinha/aplicou umas maquinas abaixo do solo numa caixa ao nivel do pavimento, apenas com gradeamento no topo para se poder circular? Ou estarei a confundir?
  15.  # 37

    Já tem uns anos valentes. Creio que também levou uns deflectores devido a essa condicionante, mas não me consigo lembrar do tópico.
    Concordam com este comentário: treker666, jorgealves
  16.  # 38

    Colocado por: Anonimo12122020onde viu isso????

    Recordo-me de ver aqui no FDC ha uns anos, as maquinas estavam numa caixa rebaixada no passeio envolvente da casa. Penso que levava um gradeamento transitavel por cima. Assim, a excepcao do aspect do gradeamento em contraste com a ceramic do piso, nem se percebia que ali se encontravam umas maquinas. E tinham uns deflectors em forma de 1/4 de lua de modo a ventilar para o topo/gradeamento. E fiquei com a impressao que teria sido o Jorge a instalar. Mas poderei estar enganado, mas ainda me recordo da instalacao porque achei bastante interessante em termos de ocupacao/aproveitamento do espaco. Fez-me lembrar as varias janelas de vivendas onde resido, todas elas tem salas/arrecadacoes com luz natural mediante uma abertura ao nivel do solo com gradeamento transitavel.
  17.  # 39

    Colocado por: VP17Não percebi...o pré certificado não contempla nenhuma solução de arrefecimento (apenas aquecimento, recuperador). Se agora deixar apenas a pré-instalação de AC altera essa classificação?

    Nesse caso a pré instalação não altera nada no CE.
    Alterava se estivesse previsto AC e agora fizesse só a pré instalação
  18.  # 40

    Colocado por: Picareta
    Nesse caso a pré instalação não altera nada no CE.
    Alterava se estivesse previsto AC e agora fizesse só a pré instalação


    Ok, agradeço...e o contrário? Não estando previsto e se na altura da "vestoria" estivesse o AC com as máquinas, "a funcionar"?
 
0.0225 seg. NEW