Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal, depois de ao fim de 8 anos a viver na casa normalmente, esta semana fez um calor muito seco o que é raro na minha zona pois é mesmo a beira mar ventoso no verão se tiver 23 ou 24 por cá é muito, esta semana andou 29 sem vento, e hoje por coincidencia ou não noitei as grande parte das paredes do piso -0 todas cheias de água e o flutuante junto a elas molhado também..

    este piso está abaixo do solo, é possivél o calor que fez, estar a causar isto ás terras?
  2.  # 2

    hoje fui verificar novamente é mais que uma parede, as paredes que estão do lado do solo estão todas enxarcadas com água na zona inferior até ao meio, se fosse só uma das paredes desse piso até podia dizer que era uma infiltração mas como são quase todas do solo digo que é um único fator a causar isto. Embora estes 8 anos que vivo na casa nunca se passou nada indêntico. A unica coisa que vejo de diferente foi este calor seco que esteve que é raro aqui estar durante uma semana por ser uma zona ventosa costeira.

    Agora não sei se essa humidade está a vir da própria terra ou como esteve este calor seco será que puxou água subterranea para cima? ou como é uma zona abaixo do solo a casa não é muito arejada e a humidade do ar é atraida para as zonas infeiores das paredes tem alguma lógica? as paredes do piso -0 são betão. alguém pode dar uma ajuda nem sei como poderei resolver isto...
  3.  # 3

    Colocado por: nzr99casa não é muito arejada e a humidade do ar é atraida para as zonas infeiores das paredes tem alguma lógica? as paredes do piso -0 são betão.
    NZR, se não imagina fatores externos que possam estar a causar esse fenómeno (tubos de água ou saneamento rebentados ou com fuga), pode estar a dar-se um fenómeno de condensação de humidades.
    Já adiantou que aquela parte da casa é pouco arejada. Isso é algo que hoje em dia é primordial, mesmo nas construções modernas devidamente isoladas. Até os projetistas já incluem nas obras novas sistemas de arejamento e drenagem. Portanto, é importantíssimo arejamento!
    As paredes de que fala e que estão abaixo do solo. Sabe qual é o tipo de isolamento que têm exteriormente. Se é termicamente eficaz ou se nem tem?
    Um teste interessante que pode fazer é verificar se nestes dias de calor fora do normal essas paredes mantêm uma temperatura "fresca", porque se for o caso, o fenómeno é perfeitamente explicável. Essas paredes funcionam como um condensador em relação à humidade do ar.
    Ou seja. Num ambiente com ar quente com bastante humidade (o que é natural pela proximidade do mar) e uma parede fria, a parede atrai a humidade e dá-se o fenómeno de condensação.
    Pense nisto tudo antes de pensar em medidas mais extermas, areje fortemente o piso, nem que recorra à ajuda de desumidificadores. Em 2 ou 3 dias deve vêr resultados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nzr99
    • SrR
    • 30 maio 2020 editado

     # 4

    Ar quente + paredes frias =💦
    Concordam com este comentário: SMBS, eu, Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nzr99
    • nzr99
    • 30 maio 2020 editado

     # 5

    Obrigado pela luz que me estão a dar, já estava a ver a vida andar para trás. Realmente parece fazer sentido, as paredes junto ao solo (mais frias) atraem o calor (humidade) porque as que nao estão junto ao solo e as dos pisos superiores estão bem. Fuga de agua já vi no contador não é. A casa esta semana tem estado um forno, toda envidraçada isolamento péssimo.

    Inclusive deixei o desumificador do ac ligado durante a noite (23º) no piso -0 e os vidros da porta de correr estão todos embaciados toco com o dedo e estão todos húmidos...

    Se colocar um extrator/circulador de ar em todas as divisões do piso -0, a ligar e desligar automaticamente acham que resolve?
  4.  # 6

    up
 
0.0117 seg. NEW