Iniciar sessão ou registar-se
    • vcd
    • 30 maio 2020 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Finalmente conseguimos passar para nosso nome a casa que foi doada ao meu esposo e iniciamos as obras para ir habitar nela no próximo ano.
    A casa tem um pequeno terreno ao lado onde actualmente ainda está o tanque do vinho que planeamos partir e colocar ai uma larangeira, uma churrasqueira e uma mesa de pedra como no exemplo da fotografia.
    Também tem um pequeno canteiro em frente à janela da cozinha que será retirado para se colocar a cerca e na parte de baixo tem um bocado de terreno mais largo onde será colocada uma pia antiga e é ai que gostaria de colocar pelo menos tês arvores de fruto.
    Quais são as árvores que recomendam para um espaço que não é muito grande?
      casa2.png
    • vcd
    • 30 maio 2020

     # 2

    Lateral da casa onde está o tanque e onde ficará a churrasqueira, laranjeira e mesa de pedra.
      101225121_541935839820188_6600911881190244352_n.jpg
      101560068_646952689247887_729455634939904000_n.jpg
      102291822_254343995874186_8154039374741241856_n.jpg
    • vcd
    • 30 maio 2020 editado

     # 3

    Terreno de baixo onde ficará a pia de pedra e onde pretendemos colocar as árvores de fruto. É aqui que tambem está o actual ramal da companhia que vamos pedir que fique um pouco mais acima.
      IMG_20170924_190031 (1).jpg
      101331938_598939474306682_8408865861791645696_n.jpg
  1.  # 4

    Qual a zona do país?

    Em princípio as árvores de fruto não se devem deixar ficar muito grandes, senão torna-se difícil tratar dela e apanhar a fruta. Dependendo do clima, pode tentar plantar frutos que consome bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
    • vcd
    • 30 maio 2020

     # 5

    Colocado por: ruicarlovQual a zona do país?

    Em princípio as árvores de fruto não se devem deixar ficar muito grandes, senão torna-se difícil tratar dela e apanhar a fruta. Dependendo do clima, pode tentar plantar frutos que consome bastante.

    Não haverá problema por passar nessa fração de terreno os ramais dos esgotos e água? Pergunto por causa das raízes das árvores.
  2.  # 6

    Colocado por: vcd
    Não haverá problema por passar nessa fração de terreno os ramais dos esgotos e água? Pergunto por causa das raízes das árvores.


    Do ramal fazer mal às raízes ou as raízes fazerem mal ao ramal? :P

    Parece-me haver espaço suficiente para ter as árvores. Naturalmente que não convém plantar em cima do ramal.
    Aqui em casa tenho também um espaço pequeno, mas como pode ver na foto tenho aqui em linha 6 árvores: Uma romãzeira, um damasqueiro, um diospireiro, uma nespereira, uma macieira e uma bananeira. Mas umas três árvores mais para dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
      IMG_20200530_171159.jpg
  3.  # 7

    Ponha um limoeiro, limões dão sempre jeito e aguentam bastante tempo, consegue ter limões quase o ano todo.
  4.  # 8

    É verdade. Mas na prática passo a vida a dar limões, pois a produção é maior que o consumo interno.

    Quer dizer, isso acontece com bastantes coisas. Se não estivesse em quarentena não tinha conseguido comer as nêsperas quase todas antes que se estragassem. Com as ameixas costuma ser semelhante todos os anos. Bananas é mais controlado. Num cacho amadurecem 1-2 por dia.
    Mas com outra fruta pode-se comer mais quando há muita dose. Limão não se "come" tão facilmente. Já que o espaço é pouco, outro árvore tradicional como uma macieira pode ser interessante. As maçãs também se aguentam bastante bem e comem-se bastante. Na nossa macieira nunca sobrou nada para dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
  5.  # 9

    Anda tudo a querer fazer piscinas e você têm aí um tanque que já dava para uns banhos e vai partir isso!
    Coloque uma ameixeira, damasqueiro, laranjeira. São árvores que não crescem muito, são fáceis de podar e quando dão flor ficam bonitas.
  6.  # 10

    Colocado por: rjmpiresAnda tudo a querer fazer piscinas e você têm aí um tanque que já dava para uns banhos e vai partir isso!
    Coloque uma ameixeira, damasqueiro, laranjeira. São árvores que não crescem muito, são fáceis de podar e quando dão flor ficam bonitas.


    Já agora uma cerejeira. Por alguma razão os japoneses gostam tanto de ir ver cerejeiras em flor.
  7.  # 11

    O problema das cerejeiras é que são mais sensíveis que as outras árvores que referi.
    • vcd
    • 30 maio 2020

     # 12

    Colocado por: rjmpiresO problema das cerejeiras é que são mais sensíveis que as outras árvores que referi.

    Tenho uma cerejeira mesmo ao lado do tanque só não a apanhei nas fotos.
    O tanque vai sair mas vai mais para baixo uma pia tradicional em pedra para as crias se banharem no verão. Aquela lateral da casa é o único local onde posso colocar uma churrasqueira e mesa por ser plano o outro lado é sempre a descer.
    • vcd
    • 30 maio 2020

     # 13

    Colocado por: ruicarlovÉ verdade. Mas na prática passo a vida a dar limões, pois a produção é maior que o consumo interno.

    Quer dizer, isso acontece com bastantes coisas. Se não estivesse em quarentena não tinha conseguido comer as nêsperas quase todas antes que se estragassem. Com as ameixas costuma ser semelhante todos os anos. Bananas é mais controlado. Num cacho amadurecem 1-2 por dia.
    Mas com outra fruta pode-se comer mais quando há muita dose. Limão não se "come" tão facilmente. Já que o espaço é pouco, outro árvore tradicional como uma macieira pode ser interessante. As maçãs também se aguentam bastante bem e comem-se bastante. Na nossa macieira nunca sobrou nada para dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vcd

    Andava a pensar por ai, laranjeira, pereira, macieira, nespreira, pessegueiro... São o que consumimos mais.
  8.  # 14

    Colocado por: vcd
    Andava a pensar por ai, laranjeira, pereira, macieira, nespreira, pessegueiro... São o que consumimos mais.


    Com as pereiras, li que é importante a polinização cruzada, ou seja, existirem mais pereiras nas redondezas. Tenho uma nova no quintal, apesar de não conhecer outras pereiras por perto, por insistência da minha mãe. A ver o que dá.
  9.  # 15

    Colocado por: vcd
    Andava a pensar por ai, laranjeira, pereira, macieira, nespreira, pessegueiro... São o que consumimos mais.


    Parecendo existir água, porque não dedicar uma parcela de terreno para mimos hortícolas, como:
    . Alfaces
    . Tomates
    . Salsa
    . Morangos
    . Rabanetes
    . Nabiças
    .Couves
    etc. etc.
    • vcd
    • 31 maio 2020

     # 16

    Colocado por: size

    Parecendo existir água, porque não dedicar uma parcela de terreno para mimos hortícolas, como:
    . Alfaces
    . Tomates
    . Salsa
    . Morangos
    . Rabanetes
    . Nabiças
    .Couves
    etc. etc.

    Temos um terreno à parte onde iremos colocar as nossas galinhas e fazer a horta.
  10.  # 17

    Para mim o limoeiro é a árvore mais versátil Dá para doces, salgados e bebidas.
    Só quando são grandes dão fruta a mais, mas isso ainda demora.

    Depois, tenha cuidado com as outras árvores. Apesar de gostar da fruta, nem todas são auto-ferteis, precisando outra da mesma espécie nas redondezas, algumas apanham muitos bichos e a fruta vai cair.

    Apostaria forte nos citrinos e ameixeiras. Uma romazeira tem uma flor linda e não tem pragas que eu lhe conheça.
    Com os pêssegos, maças e peras tenho más experiências por causa do bichado e mosca da fruta.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  11.  # 18

    Tenho furo de água. Há alguma árvore de fruto que possa plantar perto e não vá meter raízes na tubagem do furo?
  12.  # 19

    As maçãs os problemas que tenho são com pulgões e o oídio. Exige algum cuidado com elas. Os pêssegos são mais susceptíveis à mosca da fruta, mas o que faço é ensacá-los (com um pequeno saco de papel) e assim ficam protegidos da mosca. Desde que comecei a utilizar esta técnica quase não apanham bicho.

    Concordo que a ameixieira é das árvores que menos pragas apanha. Nunca tive problemas com a minha. Bananeiras, tirando ter de proteger o cacho das geadas (que aqui em Lisboa não tenho), também são umas pseudo-árvores que são pouco atacadas.
  13.  # 20

    Colocado por: quim.betoPara mim o limoeiro é a árvore mais versátil Dá para doces, salgados e bebidas.
    Só quando são grandes dão fruta a mais, mas isso ainda demora.

    Depois, tenha cuidado com as outras árvores. Apesar de gostar da fruta, nem todas são auto-ferteis, precisando outra da mesma espécie nas redondezas, algumas apanham muitos bichos e a fruta vai cair.

    Apostaria forte nos citrinos e ameixeiras. Uma romazeira tem uma flor linda e não tem pragas que eu lhe conheça.
    Com os pêssegos, maças e peras tenho más experiências por causa do bichado e mosca da fruta.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Esta primavera tive de mandar a baixo 2 pessegueiros, pouco mais serviam que para ocupar espaço.
    Uma árvore que tenho e tem surpreendido com a quantidade de fruta que dá é o abacateiro! Mas como vi uma casa em pedra, palpitou-me que isso fosse no norte do país e esta árvore não gosta muito de noites demasiado frias e geadas
 
0.0229 seg. NEW