Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Neste momento encontro-me a pensar na compra de um terreno para construção de uma moradia.
    O terreno tem cerca de 370m2, e tem uma frente de 13 metros, e o terreno é em L.
    Na frente ainda tem uma casa antiga (em ruínas). A fachada ocupa toda a frente do terreno, e está junto a estrada. No terreno ao lado existe uma casa recente que é alinhada pela que está no meu "terreno". Em anexo apresento o terreno para ajudar ao texto.

Agora as questões.
    É possível construir uma nova casa neste terreno, sem ser necessário recuar? Ou seja começar a casa pelo alinhamento da do lado?
    Não conheço os valores por m2, no entanto e se houver alguém entendido, alguém me sabe dizer mais ou menos o preço justo. A localização é numa aldeia do concelho de Cantanhede (Coimbra).

Obrigado desde já!
      Original.png
  2.  # 2

Colocado por: rjrferreiraÉ possível construir uma nova casa neste terreno, sem ser necessário recuar? Ou seja começar a casa pelo alinhamento da do lado?
    nao sei, para responder a essas questoes deve contactar a ^CM local ou um arqº
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjrferreira
  3.  # 3

Converse com o técnico camarário.
    Na mesma rua, em ambos os lados, tem casas recuadas, sendo que o muro, claro, está no limite do terreno.
    À partida se tem essa preexistência e existe passeio, poderá manter esse alinhamento. É o que pretende? Ou gostaria de recuar?

Vai demolir tudo? Vai aproveitar alguma coisa?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 4

Obrigado ADROatelier pela resposta.

Em relação às perguntas.
    Eu não queria recuar uma vez que o terreno por si já não é grande, e se for obrigado a recuar ainda será pior - mas desconheço mesmo as leis; E também pela exposição solar.
    Já sobre a demolição.. Sim provavelmente é o que vai acontecer porque a casa atual é muito antiga e a degradação é enorme. Os telhados praticamente estão caídos e nota-se uma grande erosão nas paredes. A casa atual ocupa a frente entre o ponto A e B... E depois vai desde o A ao F.

Em anexo adiciono as medidas.
      terreno_original.png
  5.  # 5

Devia ter o cuidado de omitir os nomes das ruas e algum elemento facilmente identificador...
  6.  # 6

Tem MESMO de perguntar na camara... ou a um arqutiecto aí da zona.
    Boa sorte.
  7.  # 7

Realmente as medidas não sao amplas, não.
    Porém, as vezes destes terrenos irregulares saem projecto bem engraçados.
    Não veria grande inconveniente em deixar 3 metros de acesso livre para o tardooz do terreno e fica com a casa com 10m de frente.
    Considerando que muita da envolvente está recuada, pergunto se sabe se a casa imeditamente vizinha á sua tem licença.
    De facto, o ideal é, como foi dito, falar com o técnico camarário. Leve a caderneta predial e o registo predial.
    Fica logo com uma ideia mais sólida.

Colocado por: rjrferreiraObrigado ADROatelier pela resposta.

Em relação às perguntas.
    Eu não queria recuar uma vez que o terreno por si já não é grande, e se for obrigado a recuar ainda será pior - mas desconheço mesmo as leis; E também pela exposição solar.
    Já sobre a demolição.. Sim provavelmente é o que vai acontecer porque a casa atual é muito antiga e a degradação é enorme. Os telhados praticamente estão caídos e nota-se uma grande erosão nas paredes. A casa atual ocupa a frente entre o ponto A e B... E depois vai desde o A ao F.

Em anexo adiciono as medidas.
      terreno_original.png

0.0094 seg. NEW