Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Vivo num loteamento com várias habitações em banda sendo a minha uma de gaveto.
    A mesma possui as varandas com gradeamento que se baseia em 4 barras horizontais. O espaço entre cada barra é muito grande e qualquer criança passa ali sem dificuldade alguma. Até agora tinha colocado uma rede de pvc a cobrir mas com o tempo estraga-se toda.
    Gostaria de colocar mas umas barras horizontais de modo a ficar bem mais seguro e de forma definitiva.

    A dúvida que me surge agora é se é necessário licença para isso até porque as outras habitações têm as mesmas varandas.

    Obrigado
  2.  # 2

    Em rigor, seria...porque altera o aspecto estético que o autor do projecto implantou.

    Mas, no caso em que coloca a questão, eu colocaria, de imediato, outras barras horizontais a diminuir os intervalos.
  3.  # 3

    Horizontais , não. Apesar de diminuir o espaço livre entre barras, a guarda continua a ser escalável... consequentemente perigosa e não cumpre a Norma.
    O mais simples, sem estragar a estetica de conjunto e resolve de forma definitiva será a aplicação de um vidro laminado pelo lado de dentro. Veja isso numa vidraceira.
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo12122020Será que com policarbonato transparente não faz a brincadeira bastante mais barato?

    Faz, mas não é tão definitivo e nem fica com aspecto tão bom, como um bom vidro.
  5.  # 5

    Não use guardas escaláveis. São muito perigosas com crianças.
    Vidro colocado pelo interior ou alterar a guarda, colocando perfis verticais, por exemplo.
  6.  # 6

    se não gostar de vidro, tem toda uma panóplia de chapas perfuradas, umas mais discretas e suaves, enfim muita escolha
    e pintadas á cor da guarda que lá está fica muito bem.
    pesquise por chapa perfurada na net
  7.  # 7

    Obrigado a todos pelos feedbacks.
    Fica de fora a opção de aumentar o nº de barras.
    Irei possivelmente optar por uma chapa perfurada. Há o vidro ou policarbonato ainda a equacionar (o vidro não é barato, são 5 varandas de 4 metros cada ...). Ainda vou maturar sobre isto.
    Mas, em qualquer caso, necessito de licença? Fico na dúvida sobretudo pelo fato de ser uma habitação de gaveto. Estou num loteamento com 20 habitações iguais em que as varandas são todas iguais pelo que se retificar a minha ficará diferente das outras ....
  8.  # 8

    Faç de modo a garantir a segurança dos seus,dentro das suas possibilidades económicas e dentro do possivel de modo a não adulterar demasiado o aspecto geral. esqueça o resto.
    Concordam com este comentário: Picareta
  9.  # 9

    Tenho visto muitas varandas com isto:
    Ou outras coisas parecidas

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Vedacao-e-ocultacao/Ocultacao/WPR_REF_81972168
  10.  # 10

    Não prive as crianças da sua infância.
    Coloque uma corda até ao chão. :)
 
0.0140 seg. NEW