Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a analisar a compra de uma casa antiga, anterior a 1950, para a qual tenho imensas dúvidas. Gostava de contar com as vossas opiniões e ideias!

    Não está a ser nada fácil encontrar algo a nosso gosto mas esta moradia enquadra-se em 80%.
    Como poderão ver pelas fotografias é antiga mas está em relativamente bom estado.

    Pontos a analisar:
    1.Pretendia obter ajudas/apoios/incentivos para a reabilitação.
    A mesma não se insere na ARU do concelho.
    Ponderaria a hipótese de turismo (turismo de habitação, AL) caso isso me permitisse ter apoios para a reabilitação!

    2. Não têm garagem! E é algo que não queremos prescindir!
    Quais são as possibilidades?

    2.1. No r/c, porta do meio, talvez daria para fazer garagem mas, apesar de pequena a porta, só me permitiria ter 1 carro!
    2.2. Na porta de entrada, abrir todo o muro, retirar as escadas e mesmo assim teria de arrebentar paredes de pedra para poder criar um espaço tipo telheiro que, mesmo assim, não deixaria espaço para abrir as portas do carro na sua totalidade.
    2.3. Usucapitão? Serventia de passagem por terrenos alheio? Comprar terreno do vizinho (que desconfio que será caro e quase impossível)

    3. Obras necessárias pelo que pude verificar seria, mudar o telhado (pelo que diz o dono, já não deve estar impermeabilizado??) mas não existe sinais nenhuns de infiltrações com excepção de um quarto, virado a norte, porque a caleira caiu!
    Colocar um sub piso? o piso existente parece em bom estado, apesar de oscilar com os passos!
    Instalação eléctrica e água no piso superior.
    Tecto falso no piso superior.
    Retirar o tecto do r/c para ficarem as vigas à mostra.
    Alteração de toda as janelas para outras maior eficiência energética. As janelas viradas a sul têm estores de metal. As janelas viradas a norte têm portadas de madeira.

    Como está distribuida a moradia:
    r/c: 3 "quartos", virados a sul para a rua, 1wc de serviço e sala.
    1 piso: 3 quartos virados a sul, 3 quartos virados a norte, 1wc e 1 cozinha

    O grande problema é mesmo a garagem, porque se desse para fazer externamente a garagem a disposição seria a seguinte:
    r/c: unir 2 dos "quartos", porque uma parede é de tijolo e criar a cozinha + 1 "quarto" + sala + wc serviço
    1 piso: manter os quartos como estão, apenas alterar a cozinha para wc, unindo-a a um dos quartos (teria de tapar porta e arrebentar parede de pedra)

    Agradeço as vossa opiniões e ideias
      2020-06-02 (6).png
      IMG_20200528_154937.jpg
      image(6).jpg
  2.  # 2

    Mais algumas fotos!
      IMG_20200528_154803.jpg
      IMG_20200528_154711.jpg
      IMG_20200528_155340.jpg
      IMG_20200528_155003.jpg
      IMG_20200528_154840.jpg
  3.  # 3

    E mais...
      IMG_20200528_160248.jpg
      IMG_20200528_160245.jpg
      IMG_20200528_155511.jpg
  4.  # 4

    E mais...
      IMG_20200528_160753.jpg
      IMG_20200528_160548.jpg
      IMG_20200528_160303.jpg
  5.  # 5

    E mais...
      IMG_20200528_161232.jpg
      IMG_20200528_161226.jpg
      IMG_20200528_161139.jpg
  6.  # 6

    E mais...
  7.  # 7

    E mais...
      IMG_20200528_161311.jpg
      IMG_20200528_161326.jpg
      IMG_20200528_155156_LI.jpg
  8.  # 8

    A última foto, trata-se do r/c onde seria a sala.
    Ao fundo, a branco são as escadas e por baixo das escadas, o wc.
    A cozinha seria a primeira porta à direita, onde já lá existe uma "espécie" de cozinha.
    A lareira seria retirada porque é muito feia e foi feita uma chaminé artesanal para o exterior.
  9.  # 9

    Colocado por: SilviaSNão está a ser nada fácil encontrar algo a nosso gosto mas esta moradia enquadra-se em 80%.


    até numa moradia nova se tem que fazer compromissos e nunca se chega aos 100%.

    se a moradia lhe satisfaz em 80%, se o preço é simpático e tem capacidade financeira de a restaurar força.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SilviaS
  10.  # 10

    A Silvia tem de avaliar até que ponto esta casa lhe agrada. Na minha opinião, o preço tem de valer mesmo a pena porque para tornar esta casa em um lar moderno e confortável, tem de investir uma quantia bastante considerável.

    Pelo menos numa das fotos existem problemas de humidades. Se nas laterais da casa não tiver mais terreno pertencente à mesma, dificilmente encontrará solução para a garagem.
  11.  # 11

    A casa em si, não é esteticamente o que procurava mas penso que conseguiria transformá-la de forma a ficar confortável e bonita virada para o interior - jardim. Para além de que é uma moradia isolada.
    A questão da garagem acho que só vou ponderar após ter um parecer de um profissional.

    A questão da humidade, o proprietário disse que uma caleira tinha caído. Como a casa está fechada à anos ficou assim mas não entrou àgua pelo tenhado nem interferiu na estrutura de madeira.

    Quanto acham que será necessário gastar em janelas? Quais as mais eficientes? A sul ficariam os quartos e a norte, sala de música, escritório, quarto de brincar e 1wc.

    As portadas do lado norte quero manter-las, no lado sul não têm portadas mas têm estores de metal.

    O telhado, acho que prefiro telhas porque elas têm um pormenor interessante no topo. Penso que será cerca de 120m2 de área para cobrir.

    O que acham da disposição que referi? alterariam alguma coisa?

    Acham que em 350m2 de terreno é possivel colocar piscina, horta e 1 pequena casa de madeira para a criança?

    Deixem as vossas opiniões!! Materiais#Ideias#Renovar#Simplificar#Inovar
  12.  # 12

    Sim, passará por isso, mas gostaria de ouvir opiniões para formar uma ideia do que preciso e do que quero para tornar mais confortável a habitação!
  13.  # 13

    Colocado por: SilviaSPonderaria a hipótese de turismo (turismo de habitação, AL) caso isso me permitisse ter apoios para a reabilitação!


    Se você optar por esta via pode concorrer ao 2020 para turismo rural. Eles emprestam até 250 mil euros com 50% a fundo perdido. Tem 2 anos para começar a pagar o empréstimo ou quando inicia a actividade. Tem que entrar com 25% do capital necessário e não paga juros. Ou seja é uma excelente oportunidade MAS você se optar por isto vai ter que abrir uma empresa e gerir a casa para turismo rural e é obrigado a ter a empresa aberta durante X anos mesmo que vá á falência.
    Por isso se a sua ideia é ir xuxar da teta da União Europeia :DDDD para renovar a sua casa para habitação própria é melhor esquecer, já não estamos em 2005-208 que era tudo á grande e á Francesa (felizmente).
  14.  # 14

    Colocado por: Vasco Bento

    Se você optar por esta via pode concorrer ao 2020 para turismo rural. Eles emprestam até 250 mil euros com 50% a fundo perdido. Tem 2 anos para começar a pagar o empréstimo ou quando inicia a actividade. Tem que entrar com 25% do capital necessário e não paga juros. Ou seja é uma excelente oportunidadeMASvocê se optar por isto vai ter que abrir uma empresa e gerir a casa para turismo rural e é obrigado a ter a empresa aberta durante X anos mesmo que vá á falência.
    Por isso se a sua ideia é ir xuxar da teta da União Europeia :DDDD para renovar a sua casa para habitação própria é melhor esquecer, já não estamos em 2005-208 que era tudo á grande e á Francesa (felizmente).
  15.  # 15

    Colocado por: SilviaS


    Não de todo não seria do meu interesse obter fundos para proveito próprio porque futuramente, se não for agora, tenho todo interesse em criar uma unidade de turismo...agora não sei se se adequa a turismo rural, pois está inserido em meio urbano! O mais indicado será turismo cultural.
    Agradeço o seu esclarecimento!
  16.  # 16

    Colocado por: SilviaSNão de todo não seria do meu interesse obter fundos para proveito próprio porque futuramente, se não for agora, tenho todo interesse em criar uma unidade de turismo...agora não sei se se adequa a turismo rural, pois está inserido em meio urbano! O mais indicado será turismo cultural.
    Agradeço o seu esclarecimento!


    Acho uma excelente oportunidade de negocio. Esta na moda esse tipo de turismo. Se você esta a pensar fazer isso esta a pensar bem. É só fazer umas contas rápidas. Se você alugar cada quarto a 35€ que é uma valor irrisório e tiver 10 dias por mês ocupado estamos a falar de 1050€/mês. Ao fim de 15 anos são 189.000€, paga o investimento e fica com uma casa renovada (e que valorizou bastante nesses 15 anos). Quer dizer do que lucra tem que dar 21% do seu lucro ao se "sócio" (estado)e tem despesas pelo meio mas também o cenário que lhe fiz foi muiiito por baixo.
 
0.0199 seg. NEW