Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Trata-se de um edifício antigo (lagar de azeite com ~100 anos se não me engano). O telhado há muito que tem vindo a cair aos poucos e neste momento receia-se que desabe descontroladamente. Tem também um tanque antigo em cima que penso que cairá se o telhado ruir. Neste momento, devido a limitações orçamentais, penso que reconstruir o telhado está fora de questão. No entanto, gostaria de removê-lo (o que sobra dele). Por outro lado, apesar de não estarem nas melhores condições, gostaria de manter e recuperar as paredes antigas (pedra e adobe) para que no futuro se possa construir um telhado novo. Um dos maiores receios é não só o telhado cair, mas as paredes também se os barrotes que sustentam o telhado caírem.

Não sei qual o melhor curso de ação, como o que é preciso fazer para assegurar que a remoção do telhado não resulte no desabamento das paredes. E como garantir a estabilidade delas a longo prazo. Preciso da ajuda de alguém experiente em projetos de engenharia e de reabilitação/reconstrução, pelo que se puderem ajudar ou recomendar alguma empresa/profissional, ficaria muito grato.
  2.  # 2

se tirar o telhado, mas não proteger as paredes a água vai dar cabo delas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: abaca
  3.  # 3

Remova a cobertura.
    Se der, se for telha de canudo antiga, tente salvar o mais possivel e paletize.
    Terá de proteger o topo das paredes: o mais simples é uma argamassa bastarda de cimento, cal e areia de modo a que o topo fique abaulado, de forma a não reter agua; deve depois caiar o topo com tinta de cal espessa ( pasta para impermeabilizar)..
    Outra, é aplicar telha de aba e canudo nesse perimetro todo. de modo a agua escorrer fora.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 4

Desde já agradeço as respostas.

pauloagsantos, por proteger, refere-se ao que o Pedro Barradas sugeriu?

Pedro Barradas, agradeço-lhe a resposta informativa e sucinta. Sabe-me dizer, tanto quanto puder, dado que não viu o sítio, até que ponto depende a estabilidade das paredes da estrutura que sustenta o telhado? Do meu conhecimento rudimentar, as paredes deveriam ser estáveis por si mesmas, mas os meus familiares receiam que, devido a décadas de falta de manutenção, as paredes desabem para fora se não estiverem ligadas através da estrutura de madeira do telhado? Isto é, as vigas que sustentam o telhado poderão estar em tensão, impedindo que duas paredes opostas caiam para fora.
  5.  # 5

Meta fotos aqui, não sou bruxo... Mas assim a frio, não me parece muito plausivel, pois neste momento estão com cargas... e se remover deixará de ter. Nesse edifico, não me parece que a estrutura de cobertura tenha grande inlfuencia na questão que levanta. Antes pelo contrário.
  6.  # 6

Pedro Barradas, eu já queria ter partilhado as fotos, mas ainda estou à espera delas (não me encontro no sítio). Partilhá-las-ei assim que as tiver. Obrigado!
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasMeta fotos aqui, não sou bruxo... Mas assim a frio, não me parece muito plausivel, pois neste momento estão com cargas... e se remover deixará de ter. Nesse edifico, não me parece que a estrutura de cobertura tenha grande inlfuencia na questão que levanta. Antes pelo contrário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:abaca

Finalmente tenho fotos. Como pode ver, as coisas estão em mau estado.
  8.  # 8

Faça o que o Pedro disse para a agua não lavar as juntas das pedras. Conforme está esse telhado corre o risco das paredes desabarem visto a carga não estar na vertical com a parede mas sim a criar impulsos.

E comece a juntar dinheiro pois tem aí uma despesa jeitosa para por isso em condições
  9.  # 9

Ricardo, agradeço desde já a resposta. Para confirmar que entendi, está a dizer que é necessário remover o telhado o quanto antes, porque devido às assimetrias do atual telhado, existem cargas laterais e não puramente verticais? Portanto, o ideal seria remover o (que sobra do) telhado, abaular e impermeabilizar as paredes, tal como sugerido pelo Pedro?

Em relação ao comentário sobre o dinheiro, é a razão pela qual se foi continuamente adiando. Daí ter este "plano" de duas fases, em que se remove o telhado, deixando a coisa estável, até que se possa fazer a recuperação completa.

Já agora, aproveito para perguntar se têm alguma sugestão de como proceder à remoção do telhado? Num telhado em boas condições, seria possível subir e retirar as telhas, mas dado o estado, é provável que a estrutura não aguente com alguém em cima. Até agora, só me ocorreu usar uma destas máquinas, mas é possível que saia caro, pelo que seria bom ter uma alternativa segura e mais em conta.
  10.  # 10

Sem cesta alguém muito habilidoso com linhas de vida a tirar as telhas diretamente para um contentor de entulho. E a madeira de motosserra

0.0168 seg. NEW