Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Vou construir uma piscina em casa.
    A piscina vai ter cerca de 48,6m² e 66.000 litros.
    Já tenho 50 tubos de vácuo para aquecimento de aguas sanitárias e apoio ao aquecimento da casa. E gostaria de aproveitar os tubos de vácuo para aquecer a piscina.

    Alguém sabe dizer-me se os 50 tubos dá para aquecer uma piscina com essas dimensões?

    Desde já agradeço toda a ajuda dispensada.

    Cumprimentos
    • SrR
    • 3 junho 2020

     # 2

    Nao
  2.  # 3

    Não dá, porque os tubos de vácuo não da para aquecer piscinas ou são precisos mais?


    Obrigado
    • SrR
    • 3 junho 2020

     # 4

    Mais
  3.  # 5

    Como se calcula a quantidade de tubos necessários? A minha ideia era meter um permutador de calor e uma válvula de 3 vias no circuito da água da piscina. Funcionaria?
    • SrR
    • 3 junho 2020

     # 6

    Sim
  4.  # 7

    Colocado por: SrRNao
    sim
  5.  # 8

    Colocado por: jorgealvessim


    Ja estou a ficar baralhado! Então os 50 tubos têm capacidade para aquecer a piscina?
    • SrR
    • 3 junho 2020

     # 9

    Grosso modo precisa de metade da area da piscina em painéis, ou seja tem 48m2 de piscina iria necessitar de 25m2 de painel, 50 tubos de vácuo sao prai 5m2
  6.  # 10

    Colocado por: SrRGrosso modo precisa de metade da area da piscina em painéis, ou seja tem 48m2 de piscina iria necessitar de 25m2 de painel, 50 tubos de vácuo sao prai 5m2
    que permitem aumentar 6°C a 10°C a temperatura da água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gblima
  7.  # 11

    Ok, já percebi. Tenho de ter cerca de 20-25 m2 de area de tubos de vácuo, para conseguir aquecer correctamente a piscina. Provavelmente em termos económicos, é preferível comprar painéis solares em polietileno do que aumentar a area dos tubos de vácuo.

    Qual é a vossa opinião?
    Que outras soluções solares existem para piscinas?
    • SrR
    • 3 junho 2020 editado

     # 12

    Por ex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gblima
      bild_06_big.jpg
      daa7bfe7c18d9a079838c0ca7e32da7c.jpg
  8.  # 13

    Outra solução que aumenta em alguns graus a temperatura das piscinas com bastante exposição solar são as coberturas térmicas. Durante o dia (quando a piscina não está a ser usada) canalizam melhor o calor do sol para a água e de noite minimizam a perda de termperatura e a evaporação.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gblima
  9.  # 14

    Colocado por: ruicarlovOutra solução que aumenta em alguns graus a temperatura das piscinas com bastante exposição solar são as coberturas térmicas. Durante o dia (quando a piscina não está a ser usada) canalizam melhor o calor do sol para a água e de noite minimizam a perda de termperatura e a evaporação.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gblima


    Sim, está previsto colocar uma cobertura térmica tipo estore.
    Que acham estes painéis da zantia:

    Zantia


    para o meu caso tinha de colocar cerca de 24 destes painéis.


    Qual é a marca destes:
    marca
    Parece ser uma boa solução.

    Queria mesmo reaproveitar os meus tubos de vacuo, não há mesmo maneira jorgealves? Foi voçês que os instalou, e estou muito contente com eles. :)
  10.  # 15

    Da para aproveitar indo buscar o calor ao depósito de inércia da BC sem mexer no primário solar
    • SrR
    • 4 junho 2020

     # 16

    Colocado por: gblimapara o meu caso tinha de colocar cerca de 24 destes painéis.
    peça sempre um estudo ao fornecer, os cálculo que dei sao gerais nao especifico pro seu caso
    Concordam com este comentário: gblima
  11.  # 17

    Colocado por: jorgealvesDa para aproveitar indo buscar o calor ao depósito de inércia da BC sem mexer no primário solar


    Interessante, colocava a aguas da piscina a passar directamente no deposito de inercia?
    • SrR
    • 4 junho 2020

     # 18

    Nao, tinha que colocar um permutador e uma bomba circuladora do depósito de inércia pra piscina
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 4 junho 2020

     # 19

    Colocado por: gblima

    Sim, está previsto colocar uma cobertura térmica tipo estore.
    Que acham estes painéis da zantia:

    Zantia


    para o meu caso tinha de colocar cerca de 24 destes painéis.


    Qual é a marca destes:
    marca
    Parece ser uma boa solução.

    Queria mesmo reaproveitar os meus tubos de vacuo, não há mesmo maneira jorgealves? Foi voçês que os instalou, e estou muito contente com eles. :)
    solar ripp
  12.  # 20

    Colocado por: SrRNao, tinha que colocar um permutador e uma bomba circuladora do depósito de inércia pra piscina


    Mas chegava para aquecer a agua da piscina toda ou só para apoio a uns painéis para aquecer a piscina?
 
0.0259 seg. NEW