Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu comprei o meu primeiro carro em abril, quando o fui buscar nos assinamos o documento de compra e venda e ele deu me isso assinado mais o livrete etc. Eu liguei para a loja de cidadão e eles disseram me que eu tinha que ter tambem uma copia do cartão de cidadão do comprador! Eu pedi lhe montes de vezes para ele me enviar e ele nunca me quis enviar isso com medo de alguma coisa que eu nunca entendi!
    Passado quase dois meses tive que lhe enviar uma mensagem a ameaçar-lo com a policia se ele não me enviasse isso...ele começou a ficar aggressivo e mudou a conversa toda a dizer que eu nunca lhe tinha pago por o carro e que o tinha de devolver (mas o que ele se esqueçeu e que eu tinha as mensagens todas🤣)
    Enfim, o carro estava com muitos problemas que eu não sabia, e foi vendido a outro senhor! Isto da mudança de nome ficou para se resolver pois o novo dono diz que precisa do cartão de cidadão do ex dono para meter o carro em nome dele! Isto é verdade?
    Não se pode simplesmente levar la o livrete do carro mais o documento de compra e venda assinado por o ex dono? Não sei mesmo como vou resolver isto pois tive que bloquear o ex dono, ja contactei a policia e eles disseram me para não preocupar pois ele não tem base legal nenhuma e para eu tentar resolver isto com ele primeiro!
    Tenho perdido muito sono com isto tudo..

    Muito obrigado desde ja 🙂
  2.  # 2

    Ambos os intervenientes tem que ser identificados numa transferência de propriedade.

    Por isso, vendedor e comprador devem concretizar o negócio junto da Conservatória.
  3.  # 3

    Se não fosse necessário confirmar identidades, qualquer um com o documento único um formulário um rabisco e mudava de proprietário sem problemas.
  4.  # 4

    Mas que confusão aqui vai.
    Vamos por partes você é o comprador? Então a cópia do cartão de cidadão do comprador é a sua.
    A declaração de compra e venda está devidamente preenchida com os dados do vendedor e do comprador, assim como assinada pelo comprador e pelo vendedor? Se tudo isto está correcto faça marcação na conservatória do registo automóvel(principal)/IMT da sua àrea de residência para registar o carro.
    Cópia do cartão de cidadão passou a ser proibida por lei a cópia sem autorização do titular, mas muitos locais publicos para tratarem de algo continuam a pedir a cópia, mas nos serviços centrais não costumam exigir, mas os dados tem de estar todos preenchidos, nomeadamente nome, morada, NIF, numero de cartão de cidadão e validade do mesmo(sem isso nada feito).
    Já agora comprou o carro directamente ao titular do registo de propriedade ou a algum intermediário?
    Se lhe faltarem informações (NIF/CC do vendedor) ameace que vai começar a passar na autoestrada sem pagar.
  5.  # 5

    Colocado por: smstCópia do cartão de cidadão passou a ser proibida por lei a cópia sem autorização do titular

    Por isso a deve ter assinada com a autorização da utilização dos dados do CC.
    Se não a tiver, só a fazem na presença do vendedor.
    Ainda bem que assim é, porque senão qualquer um que tivesse acesso aos dados de um determinado veículo e pessoa, podia transferir um carro de nome.
  6.  # 6

    O cartão de cidadao do vendedor particular não é pedido, nem sequer conferem assinatura.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • size
    • 5 junho 2020 editado

     # 7

    Colocado por: king25O cartão de cidadao do vendedor particular não é pedido, nem sequer conferem assinatura.


    Como assim ?
    Nesse caso, passaria a ser muito fácil furtar um veiculo, forjar a declaração de compra e venda e pronto....

    Ambos os intervenientes tem que ser identificados.

    https://www.acp.pt/institucional/seguranca-rodoviaria/condutor-em-dia/como-alterar-o-registo-de-propriedade-automovel
  7.  # 8

    Colocado por: size

    Como assim ?
    Nesse caso, passaria a ser muito fácil furtar um veiculo, forjar a declaração de compra e venda e pronto....

    Ambos os intervenientes tem que ser identificados.

    https://www.acp.pt/institucional/seguranca-rodoviaria/condutor-em-dia/como-alterar-o-registo-de-propriedade-automovel

    Está enganado, se for ao Registo Automovel com a declaração corretamente preenchida não vão exigir qualquer documento original ou cópia. Já fiz várias nestes últimos 3 anos e nalgumas nem sequer era comprador ou vendedor (do meu filho, p.ex.).
    • Dav82
    • 5 junho 2020 editado

     # 9

    Não precisa de nenhum CC, basta ter a declaração de compra e venda preenchida na totalidade e ir a uma conservatória do registo automóvel, paga 65€ e fica despachado!
    Até sem livrete dá para fazer!
  8.  # 10

    Assim sendo, não vale a pena roubar carros, mudamos o registo e é só ir buscar legalmente.
    Concordam com este comentário: size
    • FJDMC
    • 5 junho 2020 editado

     # 11

    Da minha experiência que já fiz imensas mudanças de nome no registo automóvel:

    Necessita do dua preenchido (sem emendas nem rasuras) e assinado pelo comprador e pelo vendedor.
    Se ambos estiverem presentes, têm de mostrar o cartão de cidadão.
    Se apenas um estiver presente, mostra o cartão de cidadão e terá de apresentar cópia do cartão do cidadão de preferência com o contacto do que não está presente.
    Livrete é necessário se fizer num cartório notarial até porque levará comprovativo dos documentos com o livrete junto que utiliza até lhe ser enviado o novo em seu nome para casa.

    Acredito que muita porcaria se faça e se atalhe muita coisa mas como é que eu consigo confirmar a assinatura de uma pessoa se ela não me mostrar o seu cartão de cidadão?
    Concordam com este comentário: size
  9.  # 12

    Colocado por: VarejoteAssim sendo, não vale a pena roubar carros, mudamos o registo e é só ir buscar legalmente.
    Concordam com este comentário:size

    Claro que é muito inteligente falsificar uma transação e entregar toda a própria identificação e morada. Mais vale ir diretamente a uma cadeia e pedir para ser preso.
    • Dav82
    • 6 junho 2020 editado

     # 13

    Não sei onde costuma fazer as transações mas de certeza que não é numa conservatória do registo automóvel, pois lá não pedem nada! Se faz em Cartórios ou Solicitadores aí sim pedem identificação para confirmar os dados inseridos na declaração de compra e venda!
    Nas conservatórias pode estar rasurado e emendado já fiz transações em conservatórias de Norte a Sul do país nunca me foi pedido um CC.
    Concordam com este comentário: Carvai
  10.  # 14

    Já fiz mudança de propriedade automóvel, tanto na qualidade de vendedor, como comprador, como o comprador e vendedor estavam presentes, o funcionário pediu sempre os CC dos dois.

    Já vi o comprador levar o formulário de compra e venda, mas tinha cópia do CC do vendedor.

    Agora se é possível mudar com um "rabisco" do vendedor sem nada que confirme a assinatura, da azo a habilidades.
  11.  # 15

    Colocado por: Dav82Não sei onde costuma fazer as transações mas de certeza que não é numa conservatória do registo automóvel, pois lá não pedem nada! Se faz em Cartórios ou Solicitadores aí sim pedem identificação para confirmar os dados inseridos na declaração de compra e venda!
    Nas conservatórias pode estar rasurado e emendado já fiz transações em conservatórias de Norte a Sul do país nunca me foi pedido um CC.
    Concordam com este comentário:Carvai


    A conservatória do registo automóvel é a entidade competente para o fazer e aquilo que diz não me surpreende.
    Os cartórios, solicitadores ou advogados são entidades que prestam um serviço. Estão autorizados para tal mas não é da sua competência e portanto é muito normal que peçam os documentos até porque terão de ficar com o arquivo e estão sujeitos a fiscalizações.
  12.  # 16

    Boa noite,
    gostaria de saber se alguém me consegue ajudar num enorme problema em que me coloquei por estupidez da minha parte.
    Vendi um carro que já não usava há bastante tempo a um individuo, sendo que lhe entreguei também o livrete, sendo que este mandou arranjar o carro, vendendo-o posteriormente a outra pessoa.
    Ora, hoje chegou-me a casa valores de portagens em divida pelo facto de a viatura ainda se encontrar em meu nome.
    Como poderei resolver esta situação, visto já não ter o livrete na minha posse? Ainda que a pessoa a quem vendi aceite passar o veiculo para o nome dela, poderei fazê-lo mesmo faltando o livrete?
    Qualquer ajuda é bem vinda pois estou em modo desespero, não sabendo mesmo como remediar tamanha parvoice.
    Desde já o meu agradecimento.

    Cumprimentos
  13.  # 17

    Colocado por: DiogoRodrigues91Boa noite,
    gostaria de saber se alguém me consegue ajudar num enorme problema em que me coloquei por estupidez da minha parte.
    Vendi um carro que já não usava há bastante tempo a um individuo, sendo que lhe entreguei também o livrete, sendo que este mandou arranjar o carro, vendendo-o posteriormente a outra pessoa.
    Ora, hoje chegou-me a casa valores de portagens em divida pelo facto de a viatura ainda se encontrar em meu nome.
    Como poderei resolver esta situação, visto já não ter o livrete na minha posse? Ainda que a pessoa a quem vendi aceite passar o veiculo para o nome dela, poderei fazê-lo mesmo faltando o livrete?
    Qualquer ajuda é bem vinda pois estou em modo desespero, não sabendo mesmo como remediar tamanha parvoice.
    Desde já o meu agradecimento.

    Cumprimentos


    Sim poderá fazer a alteração de nome sem o livrete numa conservatória do registo automóvel, em alternativa uma vez que o carro está em seu nome pode apresentar queixa e dar ordem de apreensão ao veículo.
    • smst
    • 14 dezembro 2020 editado

     # 18

    Há quanto tempo vendeu o carro? Sabe onde está o carro actualmente?
    Vai ter de pagar também o IUC.
    Veja se pelo menos o carro tem seguro, consegue saber através do portal da ASF.
 
0.0187 seg. NEW